Questões de Concurso Público SEEDUC-RJ 2013 para Professor - Artes

Foram encontradas 20 questões

Q480019 Educação Artística
Considere os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte como referência para responder a questão.

“Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava o rock para as matinês"

João e Maria (Chico Buarque)

“A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.

Pode-se relacionar a base desse processo de investigação próprio ao teatro com os processos de imitação, simbolização e jogo na infância. A criança observa gestos e atitudes no meio ambiente, joga com as possibilidades do espaço, faz brincadeiras de faz de conta e vive personagens como o herói construído na música de Chico Buarque de Holanda."

(PCN – Artes)

Sob essa perspectiva, o referido documento relaciona como um dos objetivos gerais do ensino do Teatro:
Alternativas
Q480020 Educação Artística
Considere os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte como referência para responder a questão.

“Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava o rock para as matinês"

João e Maria (Chico Buarque)

“A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.

Pode-se relacionar a base desse processo de investigação próprio ao teatro com os processos de imitação, simbolização e jogo na infância. A criança observa gestos e atitudes no meio ambiente, joga com as possibilidades do espaço, faz brincadeiras de faz de conta e vive personagens como o herói construído na música de Chico Buarque de Holanda."

(PCN – Artes)

Um dos conteúdos do ensino do Teatro definidos pelo documento em referência é: Exercício constante de observação e análise diante das propostas e cenas de colegas, por meio de formulações verbais e escritas. Este conteúdo está contido no eixo denominado Teatro como:
Alternativas
Q480021 Artes Cênicas
A poética do oprimido, segundo seu idealizador, Augusto Boal, pode ser traduzida, em seu objetivo maior, a partir da seguinte assertiva:
Alternativas
Q480022 Artes Cênicas
As primeiras manifestações cênicas no Brasil foram empreendidas por:
Alternativas
Q480023 Artes Cênicas
Viola Spolin utiliza a estrutura do jogo como fundamento de sua proposta para o ensino do Teatro, como meio para liberar o aluno dos seguintes comportamentos de palco:
Alternativas
Q480024 Educação Artística
A avaliação em arte gera muita polêmica, devido à complexidade em estabelecer critérios para julgar a produção artística e estética dos alunos. Para atingir seu verdadeiro sentido, é fundamental que a ação avaliativa seja considerada como:
Alternativas
Q480025 Educação Artística
Van Gogh descreveu sua obra “Quarto de dormir” do seguinte modo:

“As paredes são violeta pálido. O piso é de ladrilhos vermelhos. A madeira da cama e das cadeiras, amarelo de manteiga fresca, os lençóis e as almofadas de um tom leve de limão esverdeado. A colcha escarlate. A janela verde. A mesa de toilette, laranja e a bacia azul. As portas, de cor lilás.”

in Derdik, Edith – Formas de pensar o desenho

Na descrição do artista, aparecem três cores que se classi?cam como cores primárias. Essas cores são as seguintes::
Alternativas
Q480026 Educação Artística
Oscar Niemeyer, o grande arquiteto brasileiro, revolucionou os espaços arquitetônicos, na década de 40, com o projeto feito para a Igreja de São Francisco, na Pampulha, em Belo Horizonte, onde usou pela primeira vez, os seguintes recursos arquitetônicos:
Alternativas
Q480027 Educação Artística
A arte barroca surgiu opondo-se a conceitos da arte renascentista e in?uenciando músicos, escritores, pintores e escultores. Os princípios estéticos do estilo barroco que caracterizam as obras são, fundamentalmente:
Alternativas
Q480028 Educação Artística
“Aprender arte com sentido está associado à compreensão daquilo que é ensinado.”

PCN

Os PCNs indicam que a ordem com que são abordados os conteúdos em arte deve ter, basicamente, o seguinte ponto de partida:
Alternativas
Q480029 Educação Artística
Produzir graus distintos de suavidade e de forte com a voz e um instrumento é um exercício que tem como objetivo a conscientização do elemento básico da linguagem musical chamado:
Alternativas
Q480030 Educação Artística
A Bossa Nova, com uma proposta diferente na poética, na rítmica, na harmonia e na forma de cantar, foi um movimento artístico musical que projetou a MPB no exterior.

De uma perspectiva histórica, a Bossa Nova foi criada por:
Alternativas
Q480031 Educação Artística
• O nascimento da ópera
• A expansão da orquestra
• O florescimento da música instrumental que passa a ter a mesma importância da vocal

Os tópicos citados acima representam o período da música universal denominados:
Alternativas
Q480032 Educação Artística
Dentre as metodologias estrangeiras que até hoje influenciam os trabalhos dos professores de música nas escolas, destaca-se o método de Dalcroze, que tem como característica básica:
Alternativas
Q480033 Educação Artística
Uma aula de música que apresenta como proposta a construção de instrumentos de percussão, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais situa-se dentro do processo ensino-aprendizagem relacionada ao seguinte eixo norteador:
Alternativas
Q480034 Educação Artística
Merleau-Ponty foi um dos filósofos que mergulharam seus estudos e trabalhos na corporeidade, representada pela relação do homem com seu corpo, fruto de uma construção social, através de um processo histórico. A afirmativa que traduz a ideia desse filósofo é a seguinte:
Alternativas
Q480035 Educação Artística
Marques (2003) aponta que o ensino da dança deve valorizar o contexto dos alunos, garantindo a relação entre conhecimento em dança e os aspectos sociopolítico-culturais. Desta forma, a autora constata que a utilização de dois processos metodológicos auxilia na experimentação, articulação e pensamento em arte. Esses dois aspectos são:
Alternativas
Q480036 Educação Artística
A cavalhada, folguedo do Sudeste brasileiro e herdeiro das tradições da Cavalaria Medieval, representa os combates, as guerras e os torneios travados entre os seguintes povos:
Alternativas
Q480037 Educação Artística
Dalcroze dá uma importante contribuição para o lançamento dos fundamentos da Dança Moderna quando formula um sistema de ensino para a educação auditiva. Um dos princípios do seu método é o seguinte:
Alternativas
Q480038 Educação Artística
De acordo com Laban (1990), o professor de dança, numa turma de crianças, deve estar atento aos procedimentos metodológicos, a fim de manter a espontaneidade e naturalidade infantis. Uma das características desta fase, que deve ser respeitada, é a seguinte:
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: A
4: C
5: D
6: A
7: B
8: D
9: D
10: C
11: A
12: D
13: E
14: B
15: C
16: C
17: E
18: D
19: B
20: A