Questões de Concurso Público AL-MA 2022 para Técnico de Gestão Administrativa - Biblioteconomista

Foram encontradas 20 questões

Q1917034 Biblioteconomia
De acordo com as Classes Gerais de Classificação Decimal de Dewey (CDD), a sequência correta para o arquivamento dos livros Bíblia; Geografia e viagem; Introdução à Psicologia ; Jardinagem e Paisagismo, nas estantes da biblioteca, é: 
Alternativas
Q1917035 Biblioteconomia
Alguns objetos digitais somente serão acessados no futuro devido ao desinteresse do público em acessá-los no presente. Nesse sentido, o método de preservação digital que exige a observação do interesse do usuário para um estado futuro, prevendo a necessidade de salvaguardar os dados exatamente como eles eram no momento de sua criação , é denominado :
Alternativas
Q1917036 Biblioteconomia
O COMUT foi instituído inicialmente junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Capes, pela Portaria nº 456, de 05 de agosto de 1980 do Ministério da Educação e Cultura.
Em seu regimento interno, são apresentadas as instituições que contribuem com recursos financeiros anuais. São elas:
Alternativas
Q1917037 Biblioteconomia
No processo de desenvolvimento de coleções sugerido por Vergueiro (2010), existem diversos critérios para a seleção de documento, dentre os quais o autor destaca aqueles relacionados com o fato de o conteúdo ter utilidade ou não aos usuários, despertando sua curiosidade. Nesse contexto, o critério que se identifica com o pensamento do autor é titulado como: 
Alternativas
Q1917038 Biblioteconomia
Os campos Marc 21 possuem informações necessárias para localizar e acessar diversos tipos de documentos e recursos. O conhecimento dos campos permite uma catalogação eficaz e eficiente aos usuários das bibliotecas. Para catalogar documentos eletrônicos, deve-e usar o seguinte campo: 
Alternativas
Q1917039 Biblioteconomia
Devido ao modelo de elaboração de referências bibliográficas no Brasil ter sido atualizado em 2018, houve mudanças em alguns tipos e modelos de documentos a serem referenciados. Para as redes sociais, há uma representação das referências a partir da seguinte perspectiva: 
Alternativas
Q1917040 Biblioteconomia
O modelo de texto apresentado de forma concisa, conforme suas características, e que possui como características a análise de conteúdos de um documento, objeto, fato ou evento consiste num modelo chamado:
Alternativas
Q1917041 Biblioteconomia
De acordo com Almeida (2011), existem fatores que formam o quadro ou o cenário que permite à unidade de informação determinar o grau de envolvimento e o esforço a dedicar a um processo de avaliação formal e contínuo de produtos e serviços. São eles:
Alternativas
Q1917042 Biblioteconomia
De acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano - 2. Ed. (AACR2), deve-se substituir algarismos romanos por algarismos arábicos em algumas áreas e/ou elementos da descrição bibliográfica, como, por exemplo:
Alternativas
Q1917043 Biblioteconomia
Garcia & Bernardino (2018) enumeram diversas possiblidades de ações em marketing nas bibliotecas brasileiras. Para tanto, sugerem a utilização de ferramentas que contribuam para facilitar a interação entre o site e as pessoas. Nesse contexto, torna-se necessário utilizar uma ferramenta denominada :
Alternativas
Q1917044 Biblioteconomia
Os assistentes virtuais em bibliotecas atuam como facilitadores de acesso às bibliotecas através da interação de robôs com seres humanos, em um formato semelhante ao de mensagens instantâneas. De acordo com Calado (2016), esses assistentes são considerados softwares de interação com as pessoas de uma forma humana e realizam tarefas dentro de uma área do conhecimento.
A descrição acima diz respeito a uma ferramenta utilizada em alguns repositórios institucionais, conhecida como:
Alternativas
Q1917045 Biblioteconomia
Arquitetura que utiliza padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico, utilizando um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de serviços de Governo Eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral.
O texto trata de um modelo de arquitetura de interoperabilidade denominado: 
Alternativas
Q1917046 Biblioteconomia
A Lei nº 9.610/98 trata da legislação dos direitos autorais que deve ser respeitada pelos bibliotecários em sua prática laboral. A lei abarca os tipos de documento que são e que não são protegidos na legislação brasileira. Baseado no texto e, principalmente, na Lei, os documentos não protegidos pela lei são:
Alternativas
Q1917047 Biblioteconomia
Em 1952, foi assinada a Convenção Universal dos Direitos de Autor, que exigiu uma formalidade mínima para que se estabelecesse o direito do autor sobre a obra. Representando a internacionalização do copyright, ela também é conhecida como Convenção de:
Alternativas
Q1917048 Biblioteconomia
Toutain (2005) afirma que existem diversos tipos de bibliotecas .
Um modelo citado, possui como base informacional conteúdos com texto completo em formatos digitais - livros, periódicos, teses, imagens, vídeos e outros, que estão armazenados e disponíveis para acesso, segundo processos padronizados, em servidores próprios ou distribuídos e acessados via rede de computadores.
Esse modelo é conhecido como:
Alternativas
Q1917049 Biblioteconomia
A organização brasileira responsável pelo Registro Internacional de Obras Internacionais Audiovisuais chama-se:
Alternativas
Q1917050 Biblioteconomia
Para referenciar filmes, deve-se utilizar a norma brasileira (NBR 6023:2018) na elaboração de uma referência bibliográfica de um documento audiovisual que inclui imagens em movimento e registros sonoros. O bibliotecário utilizou a norma que indica como primeiro elemento essencial de referência o:
Alternativas
Q1917051 Biblioteconomia
Rozados (2005) afirma que os indicadores de desempenho tendem a medir a rapidez do fornecimento (eficiência), a exatidão (eficácia), o custo unitário (custos), o número de documentos disponibilizados para empréstimo em um determinado período (produtividade). Já Lancaster (2004) afirma que a qualidade da indexação tem relação direta com a disponibilidade do acervo. Na recuperação de informações em sistemas, Lancaster aponta o seguinte indicador de qualidade:
Alternativas
Q1917052 Biblioteconomia
Na Classificação Decimal Universal (CDU), as subdivisões auxiliares permitem a indicação de aspectos ou facetas secundárias dos conceitos, de acordo com a tabela de auxiliares comuns. O símbolo que indica que o conceito principal foi abordado sob aspectos étnicos ou nacionais, de um ou mais grupos, é conhecido como:
Alternativas
Q1917053 Biblioteconomia
As tipologias ou fontes de informações mais conhecidas são: fontes primárias, secundárias e terciárias. Um usuário necessitou utilizar fontes de informações terciárias em sua pesquisa. Para tanto, o bibliotecário sugeriu realizar suas pesquisas nos documentos denominados: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: B
4: B
5: B
6: B
7: D
8: B
9: B
10: A
11: C
12: B
13: C
14: D
15: B
16: A
17: C
18: A
19: B
20: A