Questões de Concurso Público AL-MA 2022 para Técnico de Gestão Administrativa - Médico Ginecologista

Foram encontradas 20 questões

Q1909074 Medicina
Em uma adolescente de 14 anos com amenorréia primária, características sexuais secundárias femininas, sem atividade sexual, exame físico e ultrassonografia pélvica normais, apresentando elevação do FSH e dosagem de prolactina normal, deve-se considerar o diagnóstico inicial de:
Alternativas
Q1909075 Medicina
Mulher de 32 anos foi submetida à biópsia de um tumor de colo uterino na atenção secundária. O laudo anatomopatológico descreveu um adenocarcinoma invasor de colo uterino. A ultrassonografia abdominal descreveu dilatação pielocalicial bilateral. Os exames laboratoriais demonstraram uma discreta anemia hipocrômica, com ureia e creatinina normais. Os exames de estadiamento não revelaram metástase tumoral fora da pelve. O tratamento deve ser com: 
Alternativas
Q1909076 Medicina
Dentre as modificações fisiológicas na gestação, é possível citar a ocorrência de:
Alternativas
Q1909077 Medicina
Uma mulher de 20 anos, queixando-se de dor abdominal intermitente de início há uma semana. Data da última mestruação há 15 dias. Nega febre, mantém eliminação de gases e fezes com abdome doloroso, porém flácido. Hemograma e PCR normais. A ultrassonografia pélvica realizada há 6 meses identificou imagem de 5 cm em anexo direito, com nódulo mural, hiperecóico, com níveis líquidos sombra acústica superior. Nesse contexto, o médico deve realizar:
Alternativas
Q1909078 Medicina
Uma adolescente de 17 anos compareceu ao consultório para avaliar um prurido vulvar de início há cinco dias. Sua primeira relação sexual foi há 20 dias. No exame, o médico identificou uma lesão ulcerada em pequeno lábio esquerdo, com alguma vesículas de conteúdo citrino. Ao encostar na lesão, a adolescente reclamou de dor moderada, tipo "ardência". O médico também identificou uma linfadenopatia inguinal homolateral. Diante do quadro, o médico deve prescrever:
Alternativas
Q1909079 Medicina
Paciente de 64 anos é diagnosticada com prolapso uterino estágio 4 pela classificação de POP-Q. A paciente é hígida; tinha atividade sexual antes de surgir o prolapso, Gesta 3, Para 3 (todos partos normais), sem história de cirurgia prévia. Uma opção terapêutica para correção do prolapso é:
Alternativas
Q1909080 Medicina
Dentre as anomalias mülerianas, a que pode causar hematocolpo é:
Alternativas
Q1909081 Medicina
Mulher de 55 anos, assintomática, com exame físico normal, foi submetida ao seu primeiro exame mamográfico. O exame constatou a presença de calcificações grosseiras e esparsas na mama direita, sendo essa mama categorizada como BIRADS 3. Ela deve ser orientada a: 
Alternativas
Q1909082 Medicina
Uma mulher de 16 anos procura atendimento médico por amenorreia secundária de 5 meses e hirsutismo, acne e oleosidade na pele. A ultrassonografia de abdômen e pelve estava normal; o teste da progesterona foi negativo; o β -hCG negativo e a 17-OH-progesterona elevada (> 500 ng/dl). O tratamento deve ser iniciado com: 
Alternativas
Q1909083 Medicina
São ramos da artéria hipogástrica as artérias:
Alternativas
Q1909084 Medicina
O endométrio sofre diversas modificações durante o ciclo menstrual, para que ocorra a implantação embrionária. Na fase secretora, o endométrio sofre estímulo predominantemente do(a): 
Alternativas
Q1909085 Medicina
Uma mulher de 50 anos foi submetida à histerectomia total por miomatose uterina e endometriose pélvica. Retorna para consulta de revisão queixando-se que 10 dias depois iniciou com uma incontinência urinária insensível e não consegue segurar a urina, trocando vários absorventes durante o dia e lençóis durante a noite. O médico para confirmar a hipótese diagnóstica deve solicitar:
Alternativas
Q1909086 Medicina
O diagnóstico da hiperatividade do detrusor no estudo urodinâmico é realizado pela:
Alternativas
Q1909087 Medicina

Uma mulher foi encaminhada para tratamento cirúrgico com o diagnóstico de distopia genital. No encaminhamento, o médico fez a seguinte anotação, de acordo com a classificação de quantificação dos prolapsos de órgãos pélvicos (POP-Q):

Ponto Aa = - 3; Ba = + 2; C = + 2; Ap = - 3; Bp = + 2; D = X

Podemos afirmar que essa paciente possui prolapso de:

Alternativas
Q1909088 Medicina
Mulher de 27 anos solicita atendimento apresentando dor pélvica de início há 3 dias. De acordo com os critérios do CDC e Ministério da Saúde, deve-se iniciar tratamento empírico para doença inflamatória pélvica, com antibiótico oral em nível ambulatorial, quando estiver associado:
Alternativas
Q1909089 Medicina
Segundo as recomendações atuais do Ministério da Saúde para a detecção precoce do câncer de colo uterino, as mulheres acima de 30 anos de idade devem repetir o exame citopatológico em 6 meses diante do seguinte resultado citológico:
Alternativas
Q1909090 Medicina
Mulher de 34 anos, hígida, sem comorbidades, com queixa de infertilidade primária há 3 anos. Companheiro com espermograma normal. Durante a investigação, a histeroscopia diagnóstica evidenciou um leiomioma uterino tipo ZERO, medindo 3 cm e a ultrassonografia, outro mioma de 5 cm intramural/subseroso. A terapia indicada para essa mulher é:
Alternativas
Q1909091 Medicina
Uma mulher de 31 anos com atividade sexual de 3 vezes por semana queixa-se de secreção vaginal em moderada quantidade. Ao exame, a secreção é branca -acinzentada, aderida à parede vaginal. O PH vaginal é de 5,5 e no esfregaço vaginal foi evidenciado "clue cells". O ginecologista deve prescrever nesse caso:
Alternativas
Q1909092 Medicina
Uma mulher de 29 anos queixa-se de descarga papilar mamária bilateral, de início há 6 meses. Gesta1, Para 1 (parto normal), apresenta irregularidade menstrual (oligomenorréia) nos últimos 12 meses. Ao exame físico, o médico identificou descarga papilar multiductal e bilateral à expressão das papilas mamárias. Não evidenciou nódulos no exame físico e na ultrassonografia. O próximo passo para o diagnóstico é solicitar:
Alternativas
Q1909093 Medicina
Uma mulher nuligesta de 28 anos, em tratamento para infertilidade, foi diagnosticada com carcinoma escamoso de colo uterino, sem invasão linfovascular, estádio IA1 (FIGO, 2014). O tratamento recomendado é:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: B
6: C
7: D
8: D
9: B
10: D
11: A
12: D
13: C
14: D
15: D
16: B
17: A
18: D
19: B
20: A