Questões de Concurso Público UFPA 2009 para Assistente Administrativo
Foram encontradas 10 questões
“Dizem que o japonês trabalha demais – e talvez seja verdade. Mas, na prática, há países em que as pessoas trabalham muito mais e produzem muito menos. Aí entra então a eficiência: ter capacidade para render mais com esforço menor. Um povo sadio e bem alimentado rende mais.”
(linhas 06 a 08),
pode-se inferir que
I. deve haver bons programas sociais, em favor da saúde, no Japão.
II. os japoneses se alimentam enquanto trabalham, por isso rendem mais.
III. a capacidade de produção é, possivelmente, menor em outros países em razão também dos problemas relacionados com a má qualidade da alimentação e com a saúde pública.
IV. as formas de alimentação interferem na capacidade de produção dos indivíduos.
Estão corretas as afirmativas
“Os japoneses são muito inteligentes, sim – e isso vem preocupando os Estados Unidos em anos recentes, à procura da razão por que eles se desenvolveram tanto em tão pouco tempo. Mas a inteligência deles não é dispersiva, não se envolve em coisas supérfluas – aquilo que a gente chama de pérolas da cultura geral inútil.” (linhas 09 a 12),
a palavra em destaque introduz uma ressalva quanto
“[...] na prática, há países em que as pessoas trabalham muito mais e produzem muito menos." (linhas 06 e 07),
expressa , em relação ao segmento anterior, a ideia de
I. No trecho “[...] as crianças perguntam e anotam. Elas pensam. Agem como adultos. Desenvolvem o seu raciocínio. Melhoram sua capacidade de julgamento.” (linhas 24 e 25), a elipse é empregada como recurso de coesão textual.
II. No trecho “Dizem que o japonês trabalha demais – e talvez seja verdade.” (linha 06), o autor constrói a oração em destaque com o sujeito indeterminado para não se responsabilizar pela informação que apresenta.
III. No trecho “[...] aquilo que a gente chama de pérolas da cultura geral inútil” (linha 11 e 12), o autor emprega a expressão “a gente” para se incluir entre os japoneses.
IV. No trecho “Os japoneses são muito inteligentes, sim [...]” (linha 09), o autor emprega o vocábulo “sim” para enfatizar ação expressa pelo verbo.
Estão corretas as afirmações