Questões de Concurso Público UFPA 2015 para Técnico de Laboratório - Biologia

Foram encontradas 26 questões

Q744020 Técnicas em Laboratório
Na montagem de experimentos bioquímicos in vitro, pretende-se, quase sempre, reproduzir ao menos algumas características do ambiente celular ou extracelular, no qual os componentes moleculares operam normalmente. Os fatores quantitativos envolvidos na montagem experimental dizem respeito à concentração dos diversos componentes moleculares. Em relação à concentração, é correto afirmar:
Alternativas
Q744022 Técnicas em Laboratório
Para o preparo de uma solução de ácido clorídrico, o procedimento correto seria utilizar um(uma)
Alternativas
Q744023 Técnicas em Laboratório
As luvas são usadas como barreira de proteção, prevenindo contra a contaminação das mãos ao manipular material de risco biológico, reduzindo a probabilidade de transmissão de microrganismos manipulados durante procedimentos. Em relação à utilização desse EPI, é correto afirmar:
Alternativas
Q744024 Técnicas em Laboratório
As afirmativas abaixo referem-se à assepsia e à desinfecção. I A destruição de todos os microrganismos de um determinado material ocorre no processo de esterilização. II Pode-se dizer que desinfecção e esterilização correspondem ao mesmo processo. III O conjunto de meios usados para impedir a penetração de germes em um determinado local que não os contenha é chamado de assepsia. IV A eliminação apenas dos microrganismos patogênicos é chamada de desinfecção. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q744025 Técnicas em Laboratório
Nos processos bioquímicos, as soluções-tampão desempenham um papel importante, pois atenuam a variação dos valores de pH, mantendo-os aproximadamente constantes. Em relação às soluções-tampão, é correto afirmar:
Alternativas
Q744026 Técnicas em Laboratório
Muitos utensílios utilizados em aulas práticas de ciências biológicas correspondem a resíduos perfurocortantes, que constituem a principal fonte potencial de riscos, tanto de acidentes físicos como de doenças infecciosas. São compostos por: agulhas, ampolas, pipetas, lâminas de bisturi, lâminas de barbear e qualquer vidraria quebrada ou que se quebre facilmente. Quanto aos procedimentos recomendados para seu descarte, é correto afirmar:
Alternativas
Q744027 Técnicas em Laboratório
No processo de obtenção de material cromossômico para análise citogenética, deve-se seguir várias etapas, cuja ordem é fundamental para a qualidade do material. As etapas são: I Adição de colchicina à cultura de células. II Confecção de lâmina-teste para verificação da qualidade e quantidade de material. III Hipotonização, que ocorre após transferência do material para tubos de centrífuga, centrifugação e descarte do sobrenadante. IV Repetidas lavagens e centrifugações, com adição de fixador e retirada de sobrenadante. V Adição de uma pequena quantidade de fixador e ressuspensão do material com pipeta Pasteur, para bloqueio da etapa anterior e início da fixação. A ordem correta desses procedimentos é
Alternativas
Q744028 Técnicas em Laboratório
Para fixação de peças anatômicas obtidas de vertebrados, a melhor opção é
Alternativas
Q744029 Técnicas em Laboratório
As afirmativas abaixo referem-se aos procedimentos de manipulação dos microrganismos pertencentes a cada uma das quatro classes de risco, com intuito de atender requisitos de segurança, conforme o nível de contenção necessário I O nível 1 de contenção (NB1) se aplica aos laboratórios de ensino básico, nos quais são manipulados os microrganismos pertencentes à classe de risco I. II O nível 2 de contenção (NB2) é destinado ao trabalho com microrganismos da classe de risco II e se aplica aos laboratórios clínicos ou hospitalares de níveis primários de diagnóstico. É obrigatório que o pessoal técnico receba treinamento específico sobre procedimentos de segurança para a manipulação desses microrganismos. III O nível 3 de contenção (NB3) é destinado ao trabalho com microrganismos da classe de risco III ou para manipulação de grandes volumes e altas concentrações de microrganismos da classe de risco II. Devem ser mantidos controles rígidos quanto à operação, inspeção e manutenção das instalações e equipamentos. IV O nível 4 ou contenção máxima (NB4) destina-se à manipulação de microrganismos da classe de risco IV, é o laboratório com maior nível de contenção e representa uma unidade geográfica e funcionalmente independente de outras áreas. Esses laboratórios requerem, além dos requisitos físicos e operacionais dos níveis de contenção 1, 2 e 3, barreiras de contenção (instalações, desenho, equipamentos de proteção) e procedimentos especiais de segurança. Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q744030 Técnicas em Laboratório
Culturas de células são modelos biológicos muito utilizados em diversos experimentos, como por exemplo na inoculação viral e nos testes de genotoxicidade. Em relação aos diferentes tipos de cultivos celulares, é correto afirmar:
Alternativas
Q744031 Técnicas em Laboratório
Para manter as células em cultura, é necessário utilizar técnicas básicas que evitem a morte celular e propiciem sua multiplicação. Sobre a manutenção de células em cultura, analise as afirmativas abaixo. I As células normalmente possuem inibição por contato e, quando em uma garrafa de cultivo, se a quantidade de células exceder um número tal que impossibilite o crescimento normal da monocamada, as células se inibirão e haverá morte. Assim, é extremamente importante que se retirem quantidades de células periodicamente da garrafa, de modo a manter a população sempre com um número ideal. II O processo de renovação de células de uma garrafa para outra é chamado dissociação. III O número de passagens se refere ao número de vezes que uma cultura foi subcultivada. IV Muitas linhagens contínuas são capazes de manter as características iniciais do tecido original com algumas passagens. V No subcultivo, normalmente se utiliza uma solução salina, como a de Hanks, para que as células aderentes fiquem em suspensão, e assim possam ser diluídas e distribuídas em garrafas de cultura. Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q744032 Técnicas em Laboratório
Com o intuito de se garantir a aplicação dos princípios das boas práticas de laboratório (BPL), um dos instrumentos utilizados nos laboratórios são os Procedimentos Operacionais Padrão (POP). O POP
Alternativas
Q744033 Técnicas em Laboratório
Em um microscópio de luz, os componentes ópticos compreendem três sistemas de lentes, a saber:
Alternativas
Q744034 Técnicas em Laboratório
A resolução do microscópio eletrônico de varredura (MEV) é de 10 nanômetros, o que o torna uma ferramenta importante em atividades de pesquisas. As afirmativas abaixo referem-se a esse importante equipamento. I Suas aplicações incluem desde estudo de organismos inteiros, tecidos e órgãos, mas não permitem a visualização in situ de organelas subcelulares. II O MEV usa elétrons que se dispersam ou são emitidos a partir da superfície da amostra. O feixe de elétrons é concentrado como uma pequena sonda que passa rapidamente e linearmente sobre a amostra. III Devido à condição natural hidratada, a amostra biológica requer relativa complexidade de processamento; somente objetos rígidos, como sementes, espículas, e pequenos insetos secos podem ser observados no MEV sem tratamento preliminar mínimo. Na maioria dos casos, o preparo das amostras inclui diversas etapas. IV Amostras bem preparadas são altamente higroscópicas e devem ser fotografadas imediatamente no MEV. Na impossibilidade, elas podem ser conservadas por certo tempo em freezer (-20o C). Estão corretas as afirmativas 
Alternativas
Q744035 Técnicas em Laboratório
Para se aproveitar a maior quantidade de luz quando a objetiva é de grande ampliação, trabalha-se com a objetiva imersa em um líquido de alta refringência, em geral óleo de cedro. Este procedimento converge o feixe luminoso proveniente do condensador, captando-se aqueles raios luminosos que, com objetivas secas, seriam perdidos. As lentes que utilizam o óleo são chamadas de “objetivas de imersão”. Sua correta utilização envolve vários procedimentos, como:
Alternativas
Q744036 Técnicas em Laboratório
Na sua análise histopatológica de lesões não neoplásicas, as lesões mais importantes para a elucidação do diagnóstico devem ser descritas em primeira ordem. Assim, a correta ordem de itens descritos no exame histopatológico dessas lesões deve ser:
Alternativas
Q744037 Técnicas em Laboratório
Muitas aulas práticas em ciências biológicas utilizam animais de biotério, ou partes de animais de laboratório. Esse material merece atenção especial e procedimentos específicos para seu acondicionamento e descarte. Em relação a esses cuidados, é correto afirmar:
Alternativas
Q744038 Técnicas em Laboratório
Observe as duas colunas abaixo. A coluna A apresenta exemplos de resíduos biológicos e a coluna B contém informações sobre o pré-tratamento e destinação final de resíduos biológicos.  Coluna A
1. Cultura e estoque de agentes infectantes 2. Resíduo líquido de humanos  3. Resíduo patológico  4. Perfurocortante contaminado por agente infectante  Coluna B 
( ) Após autoclavado, pode ser descartado na rede de esgoto.  ( ) Devidamente embalado, estocado em freezer e incinerado ou enviado para vala asséptica.  ( ) Coletado em recipiente adequado por no máximo 90 dias ou até que complete três quartos do volume. Em seguida, enviar para incineração.  ( ) Após autoclavado, pode ser enviado para incineração. 
A alternativa que mostra a correta relação entre os resíduos biológicos (coluna A) e o pré-tratamento e destinação final (coluna B) é: 
Alternativas
Q744040 Técnicas em Laboratório
Desde sua invenção, os microscópios passaram por avanços que os tornaram mais potentes e precisos. Hoje, existe uma grande variedade de tipos de microscópios, destacando-se o microscópio de luz e o microscópio eletrônico. Sobre essas categorias de equipamento, é correto afirmar:
Alternativas
Q744041 Técnicas em Laboratório
As preparações temporárias permitem fazer a observação de células no seu meio normal de vida: água salgada, água doce, soro fisiológico ou plasma sanguíneo, porém têm uma duração curta, isto porque pode ocorrer evaporação de meio aquoso, acompanhada de um processo de degradação da célula – decomposição – e autodestruição – autólise. Para preparações temporárias, aplicam-se diferentes técnicas, de acordo com o material a ser utilizado. Quanto a essas técnicas, observe as descrições abaixo. I O material a observar é colocado entre a lâmina e a lamínula: segurando a lamínula, com a ajuda de uma agulha de dissecção, de modo que ela faça um ângulo de 45º com a lâmina, deixa-se cair lentamente. Esta técnica pode ser considerada como um complemento de outras. II Consiste em espalhar um fragmento de tecido ou de uma colônia sobre uma lâmina de vidro, o que provoca a dissociação de alguns elementos celulares e a sua aderência ao vidro. Forma-se, assim, uma fina camada de células, facilitando a observação. Este método é usado na observação de sangue e outros líquidos orgânicos, em que se coloca uma gota do líquido sobre uma lâmina e, com a ajuda de uma outra lâmina ou lamínula, se espalha bem. Depois de seco, o material pode ser corado e fixado. III É usado nos casos em que existe uma aderência fraca entre as células do tecido a observar. Para visualizar as células, basta colocar um pequeno fragmento do tecido entre a lâmina e a lamínula e fazer uma pequena pressão com o polegar. Provoca-se, assim, um espalhamento das células, formando uma fina camada, que é facilmente atravessada pela luz. IV É mais complexa e frequentemente usada, consistindo na obtenção de finas camadas do material, susceptíveis de serem atravessadas por raios luminosos. As descrições I, II, III e IV referem-se, respectivamente, às técnicas
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: C
4: B
5: C
6: B
7: E
8: B
9: C
10: A
11: C
12: C
13: B
14: C
15: E
16: A
17: C
18: C
19: C
20: C