Questões de Concurso Público UFPA 2023 para Biomédico

Foram encontradas 3 questões

Ano: 2023 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2023 - UFPA - Biomédico |
Q2236938 Técnicas em Laboratório
Os meios de cultura são preparações químicas feitas em laboratórios que fornecem nutrientes para o crescimento de microrganismos fora do seu habitat natural. Esses meios possuem enorme variedade e são utilizados para análises laboratoriais e estudos científicos em diversas áreas. Qual dos meios de cultura a seguir pode ser empregado no isolamento e diferenciação de enterobactérias? 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2023 - UFPA - Biomédico |
Q2236957 Técnicas em Laboratório
O hemograma como ferramenta diagnóstica ocupa importante papel na detecção de diversos processos infecciosos, fornecendo informações que podem ser utilizadas no manejo terapêutico nas variadas situações clínicas. A sua utilização é comum para avaliar quadros infecciosos, bacterianos, virais ou parasitários. Também é possível avaliar a ocorrência ou suspeita de anemias, além de ser útil no acompanhamento do prognóstico do paciente em determinadas condições clínicas. Em relação ao hemograma, analise as afirmativas abaixo.
I. A presença de leucocitose é considerado um marcador de processo infeccioso, posto que a origem desta condição está correlacionada à presença de neutrofilia, linfocitose, eosinofilia, monocitose ou até da basofilia para direcionar o clínico a um exame complementar que encontre o agente etiológico.
II. Em casos de parasitoses intestinais (como a Ascaridíase ou a Giardíase), o leucograma pode apresentar uma leucocitose com eosinofilia.
III. A análise da série vermelha com a quantificação de eritrócitos, hematócritos, dosagem de hemoglobina e índices hematimétricos (VCM, HCM, CHCM, RDW), bem como o exame microscópico da morfologia eritrocitária, fornecem subsídios para o diagnóstico das principais causas de anemias.
Está(ão) correta(s): 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2023 - UFPA - Biomédico |
Q2236958 Técnicas em Laboratório
Eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido, é uma doença caracterizada pela destruição das hemácias do feto ou recém-nascido como consequência da ação de anticorpos maternos. A doença resulta da incompatibilidade dos grupos sanguíneos da mãe e de seu filho, sendo comumente relacionada à incompatibilidade do fator Rh. Para que ocorra a eritroblastose fetal, a mãe, o pai e o filho devem ser, respectivamente, do tipo: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B