Questões de Concurso Público Transpetro 2006 para Médico do Trabalho Júnior

Foram encontradas 16 questões

Q114319 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação à NR15, responda às questões 21 e 22.

Quanto à natureza e ao tempo de exposição ao agente, NÃO causará dano à saúde do trabalhador, o risco que durante a sua vida laboral não ultrapasse o limite de tolerância, que é:
Alternativas
Q114320 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação à NR15, responda às questões 21 e 22.

Para fins legais, somente ficará caracterizada a eliminação ou neutralização da insalubridade através de avaliação quan- do houver:
Alternativas
Q114321 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR9, no estudo, desenvolvimento e implantação de medidas de proteção coletiva, as prioridades listadas devem obedecer à seguinte seqüência:

I - Redução dos níveis ou da concentração desses agentes no ambiente de trabalho.

II - Prevenção da liberação ou disseminação desses agentes prejudiciais à saúde.

III - Eliminação ou redução da utilização ou da formação de agentes prejudiciais à saúde.

Qual a seqüência correta?
Alternativas
Q114323 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação a testes estatísticos, assinale a associação INCORRETA.
Alternativas
Q114324 Segurança e Saúde no Trabalho
Conforme a NR 7, entende-se por mudança de função toda e qualquer alteração de atividade, posto de trabalho ou de setor que implique a:
Alternativas
Q114325 Segurança e Saúde no Trabalho
Em uma empresa, 100 funcionários realizaram exames para detectar determinada enfermidade. Destes, 35 mostraram alteração, sendo que 20 já a apresentavam em exames anteriores. Nessa perspectiva, é correto afirmar que a incidência, em %, foi de:
Alternativas
Q114326 Segurança e Saúde no Trabalho
Quando impraticável a eliminação ou neutralização de um determinado risco, a insalubridade deverá ser comprovada através de laudo técnico por profissional devidamente habilitado. Os profissionais que podem emitir este laudo técnico são:

I - Médico do trabalho.

II - Engenheiro de Segurança do Trabalho.

III - Técnico de Segurança do Trabalho.

IV - Enfermeiro do Trabalho.

Estão corretos apenas os itens:
Alternativas
Q114328 Segurança e Saúde no Trabalho
Para fins do cumprimento da NR 9, o nível de ação é o percentual do limite de tolerância acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas para minimizar a probabilidade de exposições a agentes ambientais cujos níveis ultrapas- sam os limites aceitáveis. Esse percentual corresponde a:
Alternativas
Q114331 Segurança e Saúde no Trabalho
Dentre os agentes químicos causadores de vasculopatias, assinale aquele que em baixas doses, sensibiliza o coração para os efeitos arritmogênicos das catecolaminas; em altos níveis de exposição, pode deprimir a atividade do nodo sinusal, causando bradicardia e até parada cardíaca, ou pode também deprimir a condução átrio-ventricular, causando bloqueios de vários graus.
Alternativas
Q114332 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo Benowitz (1992), 50% das mortes em adultos resultam de doença cardiovascular ou acidente vascular cerebral. A exposição maciça a algumas substâncias abaixo pode causar lesão direta no miocárdio, EXCETO:
Alternativas
Q114333 Segurança e Saúde no Trabalho
A presença de perda auditiva neurossensorial por exposição continuada a níveis elevados de pressão sonora no exame audiométrico admissional não deve desclassificar o traba- lhador para o exercício profissional, pois além de não interfe- rir em sua capacidade laborativa, pode não ser de origem ocupacional. Porém, não elimina a necessidade de emissão da CAT, com a finalidade de notificação para fins de registro em resguardo da empresa, desde que a perda auditiva:
Alternativas
Q114334 Segurança e Saúde no Trabalho
Assinale nas opções abaixo, o programa de distribuição livre, elaborado pelo CDC e de grande utilidade em pesquisa e estudos estatísticos em saúde.
Alternativas
Q114335 Segurança e Saúde no Trabalho
A emissão da CAT deve ocorrer, obrigatoriamente, em todos os casos de Doença Profissional e Doença do Trabalho, com ou sem necessidade de afastamento. O prazo para emissão é:

I - imediatamente, no caso de morte.

II - o primeiro dia útil, após a data do início da incapacidade.

III - o primeiro dia útil, após a data do diagnóstico.

IV - a data em que o acidentado obtiver alta.

V - a data marcada para a perícia médica.

Estão corretas apenas as opções:
Alternativas
Q114336 Segurança e Saúde no Trabalho
Numerosas substâncias químicas industriais associam-se ao aparecimento de tumores cerebrais. Em determinadas profissões, estudos epidemiológicos sugerem excesso de tumores cerebrais, como por exemplo, trabalhadores da indústria petroquímica e refinarias de petróleo. Nesse sentido, é correto afirmar que o tumor cerebral mais freqüente, nesses casos, é o:
Alternativas
Q114337 Segurança e Saúde no Trabalho
A glomerulonefrite secundária à exposição a solventes pode ocorrer de forma isolada ou como parte da Síndrome de Goodpasture. Nesses casos, a glomerulonefrite rapidamente progressiva, que geralmente ocorre em jovens do sexo masculino, é desencadeada depois de um quadro de:
Alternativas
Q114338 Segurança e Saúde no Trabalho
Dentre as doenças abaixo relacionadas, qual delas NÃO contra-indica de forma absoluta o trabalho em turnos, espe- cialmente se há necessidade de trabalhar à noite?
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: C
5: D
6: A
7: A
8: E
9: B
10: A
11: D
12: C
13: C
14: E
15: B
16: A