Questões de Concurso Público TJ-RO 2008 para Agente Judiciário - Analista de Sistemas (Microinformática)

Foram encontradas 8 questões

Q17109 Arquitetura de Software
O Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG) possui como referência uma Cartilha Técnica com recomendações voltadas ao desenvolvedor de sítios (sites) e profissionais relacionados. As recomendações da Cartilha Técnica
Alternativas
Q17110 Arquitetura de Software
Segundo o Documento de Referência da e-PING - Versão 0, "A arquitetura e-PING - Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico - define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) na interoperabilidade de Serviços de Governo Eletrônico, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral".

A esse respeito, são feitas as afirmativas a seguir.

I - O e-PING disponibiliza em seu sítio (site) um catálogo de XML Schemas referentes a aplicações voltadas a Áreas de Atuação de Governo.

II - O e-PING prevê que toda interoperabilidade entre sistemas dos participantes seja realizada através de XML, ainda que seja necessário o uso de middleware entre os sistemas para converter os formatos de origem e/ou destino em XML.

III - Todos os metadados disponíveis no âmbito do e-PING devem ser constituídos no padrão XMI (XML Metadata Interchange), ainda que tenham que ser convertidos de seus formatos originais.

IV - O e-PING prevê uma interoperação simplificada, dispensando o uso de UDDI e WSDL, uma vez que o catálogo central é capaz de fornecer as informações necessárias sobre cada serviço disponível aos participantes.

Estão corretas APENAS as afirmativas
Alternativas
Q17111 Arquitetura de Software
O conceito de SOA (sigla em Inglês para Arquitetura Orientada a Serviços) surgiu nos últimos anos como um novo paradigma em Tecnologia da Informação. Sobre este tema, são feitas as três afirmativas a seguir.

I - Os portais corporativos são um elemento utilizável na estratégia SOA, principalmente quando implementados com tecnologias que prevêem o uso de portlets que podem ser conectados aos web services disponíveis nas aplicações desenvolvidas.

II - SOA prevê que sejam compostos ou orquestrados diversos serviços, na forma de web services, que juntos podem fornecer rapidamente novas funcionalidades e suportar novos processos; para tal, é importante que os web services disponíveis possuam um baixo nível de acoplamento entre si.

III - O SOA é fundamentalmente um paradigma de uso de tecnologia, que impacta primariamente a área de Tecnologia da Informação das organizações em que é adotado, sendo transparente às demais áreas da organização e não requerendo envolvimento das mesmas.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q17112 Arquitetura de Software
Em um ambiente SOA (Arquitetura Orientada a Serviços), mensagens são trocadas entre web services e seus clientes, que podem inclusive ser outros web services, utilizando as especificações UDDI, WSDL e SOAP. Considere que o web service (nó) que origina uma mensagem é chamado de remetente SOAP inicial (initial SOAP sender) e que o web service a que a mensagem se destina em última análise é chamado de destinatário SOAP definitivo (ultimate SOAP receiver). Entre o remetente SOAP inicial e o destinatário SOAP definitivo, zero ou mais intermediários SOAP (SOAP intermediaries) podem ser utilizados. Levando em consideração o que foi exposto, assinale a afirmação correta.
Alternativas
Q52627 Arquitetura de Software
Muitos frameworks utilizam um padrão de projeto (design pattern) que se baseia no princípio de projeto "Não nos chame, nós iremos chamar você" (O Princípio de Hollywood: "Don't call us, we'll call you."). Uma classe da aplicação herda de uma classe do framework que possui métodos abstratos, os quais são chamados em outros métodos concretos. A classe da aplicação sobrepõe os métodos abstratos da classe do framework com métodos concretos, permitindo que os métodos concretos da classe do framework sejam chamados. O padrão de projeto (design pattern) em questão chama-se
Alternativas
Q52641 Arquitetura de Software
Uma das recomendações de acessibilidade presentes na Cartilha Técnica do e-MAG diz respeito à indicação explícita da ordem de navegação/tabulação por elementos de um formulário, a qual pode ser especificada através do atributo HTML
Alternativas
Q52648 Arquitetura de Software
Diversos frameworks e APIs, incluindo a Java API for XML Web Services (JAX-WS), provêem suporte para uma abordagem arquitetural chamada REST (Representational State Transfer) para a criação de web services simples, que utilizam apenas o protocolo HTTP, dispensando uma camada de mensagens como o SOAP. Para tanto, cada serviço é disponibilizado na forma de um recurso associado a uma URL e os métodos do protocolo HTTP são utilizados para "comandar" ações de inclusão, atualização, exclusão e consulta de dados. Vista sob este prisma, a World Wide Web em si é um exemplo da abordagem arquitetural REST.
NÃO corresponde a um método previsto no protocolo HTTP/1.1:
Alternativas
Q52649 Arquitetura de Software
A arquitetura de informação prevê dois grandes mecanismos através dos quais os usuários de um portal, site ou aplicação encontram as informações ou serviços em que estão interessados: a navegação, por meio de classificação do conteúdo em estruturas hierárquicas ou poli-hierárquicas e elos hipermídia e a busca, através da indexação do conteúdo. Além disso, a organização do conteúdo de um portal pode ser feita com esquemas exatos, em que cada item é enquadrado em apenas uma classificação (por exemplo, ordem cronológica ou classificação alfabética), ou com esquemas ambíguos, em que cada item pode receber mais de uma classificação (por exemplo, por tópico, por tarefa ou por audiência). As diversas hierarquias construídas para a classificação de conteúdo de um portal são chamadas de taxonomias. Sobre a estruturação da navegação e da busca em um portal e a organização de seu conteúdo, é INCORRETO afirmar que
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: E
5: E
6: D
7: C
8: B