Questões de Concurso Público Casa da Moeda 2009 para Médico do Trabalho

Foram encontradas 19 questões

Q2920061 Medicina

Quinhentos empregados com idade variando entre 33 e 65 anos, trabalham em um mesmo ambiente, com riscos à saúde comuns a todos. O principal agente de risco é o nível de pressão sonora, e a dosimetria deste GHE sempre foi aferida em 88 dB para uma jornada de trabalho de 8 horas. Dos 68 empregados que apresentam problemas auditivos, só apresentam no audiograma perda compatível com aquelas atribuídas à exposição a sons intensos que, ou foram desencadeadas ou vêm piorando nos últimos 10 anos; 29 são diabéticos; 40 têm dislipidemia e 15 apresentam doença vascular. Todos usam protetores auditivos com NRR-sf igual a 21dB e foram treinados e fiscalizados quanto ao uso de proteção, desde a sua admissão na empresa. Os protetores possuem CA e a empresa possui um PCA organizado. Analisando esse caso, à luz dos cuidados quanto a riscos em ambiente de trabalho, conclui-se que:

I - as perdas auditivas devem ser caracterizadas como ocupacionais, pois os protetores, embora usados corretamente, não protegeram a audição dos empregados do risco NPSE;

II - o nível de pressão sonora obtido na dosimetria do GHE mostra que o dimensionamento do EPI não foi adequado para a sua neutralização;

III - diabetes, dislipidemias e doença vascular são fatores determinantes de perdas auditivas independente do nível de pressão sonora elevado (NPSE);

IV - o uso adequado de EPI, corretamente dimensionado ao risco NPSE, o neutralizou;

V - os empregados não ficaram expostos ao risco, mas tão somente em risco de exposição.

São corretas as conclusões

Alternativas
Q2920064 Medicina

Em Medicina do Trabalho, muitas vezes é tarefa difícil estabelecer o nexo entre determinada doença e a atividade laboral desenvolvida por um trabalhador. Para identificar essas correlações, são necessários trabalhos estatísticos com desenhos de estudo adequados a cada caso particular de interesse. Os estudos epidemiológicos estão sujeitos a vieses que, sempre que possível, devem ser identificados e eliminados. Um tipo de viés, muito comum em estudos de doenças possivelmente ocupacionais, é o que ocorre quando há uma distorção em medidas de associação ou de efeito, causada pela mistura de efeitos de outras exposições, também associadas tanto ao efeito como à exposição. Esse tipo de erro denomina-se

Alternativas
Q2920067 Medicina

Um indivíduo que trabalha com solventes orgânicos, acidentalmente, inala grande quantidade de substância. Ele chega ao Serviço Médico com irritação de olhos e mucosas, depressão do Sistema Nervoso Central, vômitos, cefaleia e dispineia associada a sibilos. Qual solvente está relacionado ao efeito broncoconstritor e à asma ocupacional?

Alternativas
Q2920075 Medicina

Um funcionário que trabalhava com galvanoplastia teve, acidentalmente, contato com um gás e apresentou sintomas de ansiedade, taquicardia, hiperpneia, pressão arterial elevada e palpitações. Posteriormente, sentiu também náuseas e vômitos. Ao exame inicial, encontrava-se em midríase e em taquiarritmia. Sabia-se que um dos produtos utilizados na sua atividade era o ácido cianídrico. Tendo, como principal hipótese diagnóstica, um quadro de intoxicação aguda por gás cianídrico, qual a via de absorção, o mecanismo de ação e o tratamento a ser feito?

Alternativas
Q2920097 Medicina

Nas plantas industriais, um dos agentes nocivos mais presentes é o do Nível de Pressão Sonora Elevado. Para evitar o desenvolvimento de perdas auditivas ocupacionais, é necessário que seja feito um bom trabalho de identificação e controle desse risco. Para tal, é necessário avaliar o Nível de Pressão Sonora do ambiente de trabalho, pelo uso de métodos adequados a cada característica de som e de atividade do trabalhador. Assim, criam-se os Grupos Homogêneos de Exposição (GHE) a fim de que se possam tomar as medidas de controle, seja com o controle na fonte de emissão sonora ou com o uso de EPI bem dimensionado para o empregado. Nesse contexto, sobre a dosimetria do Nível de Pressão Sonora, foram feitas as afirmações a seguir.

I - Para indivíduos com posição de trabalho fixa e som contínuo, é sempre necessário o uso de medição direta com dosimetria estendida a pelo menos um ciclo de trabalho.

II - Para indivíduos com posição de trabalho móvel e com grandes variações no Nível de Pressão Sonora em seu ambiente de trabalho, deve sempre ser feita medição direta com dosimetria estendida à jornada de trabalho.

III - Para sons de impacto, o dosímetro deve ser ajustado com filtro de ponderação A e constante de tempo fast.

IV - Para sons contínuos, o dosímetro deve ser ajustado com filtro de ponderação A e constante de tempo fast.

É(são) correta(s) APENAS a(s) afirmação(ões)

Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: A
5: B