Questões de Concurso Público BACEN 2010 para Analista do Banco Central - Área 2
Foram encontradas 45 questões
Os demais acionistas declinaram do direito de participar do aumento de capital da Astória S/A, o que propiciou que a Vitória S/A integralizasse todo o capital aumentado.
Considerando essas informações, houve ganho ou perda de capital na Vitória S/A, em função do aumento do percentual de participação no capital da Astória S/A? Se houve, de qual valor, em reais?
Considerando essas informações, o valor da conta Participação dos Minoritários, no balanço consolidado, foi, em reais, de
I - A instituição deve providenciar a conferência periódica do saldo de caixa, pelo menos por ocasião dos balancetes e balanços, procedimento extensivo a todas as dependências da sociedade que tenham sob sua responsabilidade a guarda e controle de numerário, devendo o respectivo termo de conferência, devidamente autenticado, ser arquivado para posteriores averiguações.
II - As aquisições de ouro, no mercado físico, registram-se em Títulos e Valores Mobiliários pelo custo total, em subtítulos de uso interno que identifiquem suas características de quantidade, procedência e qualidade.
III - O saldo das aplicações em ouro físico, por ocasião dos balancetes e balanços, deve ser ajustado com base no valor de mercado do metal, fornecido pelo Banco Central do Brasil.
IV - Os títulos e os valores mobiliários adquiridos por uma instituição financeira devem ser registrados pelo valor efetivamente pago, inclusive corretagens e emolumentos, e devem ser classificados nas seguintes categorias: títulos para negociação, títulos disponíveis para venda e títulos mantidos até o vencimento.
V - São considerados como de livre movimentação os depósitos à vista mantidos por pessoas físicas e jurídicas de direitos público e privado.
São corretas APENAS as proposições
I - A conta Reserva de Lucros apresenta, em 2009, valor acima do Capital Social, e o excesso deveria ter sido capitalizado ou distribuído.
II - A conta Ações em Tesouraria deveria apresentar saldo negativo, pois se trata de uma conta redutora do Patrimônio Líquido.
III - Não deveria existir a conta Lucros Acumulados, ou seja, é obrigatória a apresentação dos lucros como Reservas de Lucros à disposição da Assembleia.
IV - A Reserva de Reavaliação deveria apresentar saldo zero nos dois anos. Estão corretas as conclusões
Após a revisão, conclui-se que
I - A conta Reserva de Lucros apresenta, em 2009, valor acima do Capital Social, e o excesso deveria ter sido capitalizado ou distribuído.
II - A conta Ações em Tesouraria deveria apresentar saldo negativo, pois se trata de uma conta redutora do Patrimônio Líquido.
III - Não deveria existir a conta Lucros Acumulados, ou seja, é obrigatória a apresentação dos lucros como Reservas de Lucros à disposição da Assembleia.
IV - A Reserva de Reavaliação deveria apresentar saldo zero nos dois anos.
Estão corretas as conclusões
Devem ser considerados, também, os níveis de risco determinados pelo Banco Central e os respectivos percentuais para cálculo da provisão para créditos de liquidação duvidosa.
A partir dessas informações, qual a provisão para créditos de liquidação duvidosa e a respectiva contabilização?
, para todos os outros valores de x.
Sendo k uma constante, seu valor é igual a
a função de densidade de probabilidade de z, pode-se
concluir que o número de pessoas da amostra será
Analisando a tabela ANOVA acima, considere as conclusões a seguir.
É correto APENAS o que se conclui em
onde E é o operador de expectância (esperança matemática),é a matriz de variância-covariância das perturbações aleatórias, condicionada a X. Utilizando-se o método de mínimos quadrados simples (OLS) estimam-se os parâmetros
Nessas condições, analise as proposições a seguir.
I - A importância dos números índices reside na possibilidade que esse instrumento oferece de se agregarem quantidades heterogêneas, bem como de separar variações de preços das de quantidades implícitas nas variações de valor.
II - Todo número índice é arbitrário, uma vez que o sistema de ponderação usado em sua construção, ainda que adequado ao objetivo do índice, decorre da escolha de seu criador.
III - Números índices servem para transportar valores ao longo do tempo.
É correto o que se afirma em
I - os são independentemente distribuídos para que se possam estimar os parâmetros pelo método de mínimos quadrados;
II - as variáveis X são ditas independentes porque não dependem de y;
III - as colunas de X são linearmente independentes para que essas variáveis não sejam correlacionadas.
É correto o que se afirma em
I - Se um processo MA(1) for estacionário, ele pode ser representado como um processo autorregressivo (AR) de ordem infinita.
II - Se um processo AR(1) for estacionário, ele pode ser representado por um processo de médias móveis (MA) de ordem infinita.
III - Uma série de tempo é um conjunto ordenado de variáveis aleatórias, isto é, um processo estocástico, portanto uma série de tempo y(t) pode ser representada pela função de densidade conjunta dos yt ; assim, trabalhar com uma série de tempo é inferir sobre o processo estocástico com uma única realização desse processo.
É(São) correta(s) a(s) proposição(ões)
I - O sucesso dessa forma de promover a estabilidade de preços depende da credibilidade do Banco Central junto aos agentes econômicos, sendo que metas muito ambiciosas e pouco prováveis de serem atingidas podem representar fracasso da política, com consequências danosas à estabilidade de preços.
II - Definida a meta para a inflação, para um período de tempo não muito longo ou excessivamente curto, o Banco Central só precisa acompanhar a taxa básica de juros, uma vez que ela regula a liquidez do siste- ma, o que torna a política monetária transparente, pois a taxa básica de juros é amplamente divulgada.
III - Um aspecto negativo do regime de metas para a inflação é que os agentes econômicos antecipam a direção da política e, portanto, não havendo o elemento surpresa, ela não atingirá seus objetivos.
Está correto APENAS o que se afirma em