Questões de Concurso Público BACEN 2010 para Analista do Banco Central - Área 2
Foram encontradas 28 questões
Analisando a tabela ANOVA acima, considere as conclusões a seguir.
É correto APENAS o que se conclui em
I - os são independentemente distribuídos para que se possam estimar os parâmetros pelo método de mínimos quadrados;
II - as variáveis X são ditas independentes porque não dependem de y;
III - as colunas de X são linearmente independentes para que essas variáveis não sejam correlacionadas.
É correto o que se afirma em
I - O sucesso dessa forma de promover a estabilidade de preços depende da credibilidade do Banco Central junto aos agentes econômicos, sendo que metas muito ambiciosas e pouco prováveis de serem atingidas podem representar fracasso da política, com consequências danosas à estabilidade de preços.
II - Definida a meta para a inflação, para um período de tempo não muito longo ou excessivamente curto, o Banco Central só precisa acompanhar a taxa básica de juros, uma vez que ela regula a liquidez do siste- ma, o que torna a política monetária transparente, pois a taxa básica de juros é amplamente divulgada.
III - Um aspecto negativo do regime de metas para a inflação é que os agentes econômicos antecipam a direção da política e, portanto, não havendo o elemento surpresa, ela não atingirá seus objetivos.
Está correto APENAS o que se afirma em
I - O produto potencial corresponde ao potencial de produto de uma economia, dadas suas instituições sociais, a disponibilidade de recursos produtivos e a tecnologia; por isso, produto potencial corresponde ao conceito de curva de possibilidades de produção.
II - Além dos mercados de bens e serviços, de recursos produtivos, de ativos financeiros e de moeda estrangeira (câmbio) usados na caracterização do modelo de demanda e oferta agregadas, os economistas utilizam o conceito de produto potencial para caracterizar a oferta agregada de longo prazo.
III - A Curva de Phillips, originariamente percebida como uma regularidade estatística, pode ser interpretada como a oferta agregada de curto prazo, enquanto que sua versão de longo prazo à la Friedman-Phelps pode ser interpretada como oferta agregada de longo prazo.
Está(ão) correta(s) a(s) proposição(ões)
Nesse contexto, analise as proposições abaixo.
onde A são os gastos autônomos e k é o multiplicador keynesiano que incorpora o efeito da renda sobre o investimento.
I - A política fiscal não exerce influência sobre a renda agregada quando a taxa de câmbio é flutuante.
II - A política monetária não exerce influência sobre a renda agregada quando a taxa de câmbio é flutuante.
III - Um aumento do prêmio pelo risco país eleva a taxa doméstica de juros e desvaloriza a moeda local.
É(São) correta(s) a(s) proposição(ões)
O imposto de renda é proporcional e corresponde a 1/3 da renda. Os gastos do governo são iguais a 710 e a oferta monetária é de 500. Sob tais circunstâncias, o governo apresenta um déficit a ser financiado por uma expansão de moeda. Nessas condições, o multiplicador monetário e a expansão de moeda são, respectivamente,
As associações corretas são:
I - tanto os investimentos quanto o consumo correntes serão estimulados, porquanto os gastos presentes se tornaram mais baratos que os gastos futuros;
II - pode ocorrer uma saída de capital para o exterior, causando uma desvalorização da moeda local, a qual deverá estimular a demanda agregada pelo aumento das exportações líquidas;
III - os preços dos ativos serão pressionados para cima (ações, habitações, etc.), o que estimulará a demanda agregada.
Como resultado dessa nova política monetária, não antecipada pelos agentes econômicos, pode-se afirmar que é(são) correta(s) as proposição(ões)
Analisando as informações da tabela acima, pode-se concluir que, para essa economia, em $, a(o)
I - Resolvido o problema de como financiar sua produção, se desejado, o bem público estará à disposição da sociedade, mesmo que não seja produzido pelo governo.
II - Bens públicos são bens de propriedade comum a todos os indivíduos de uma sociedade e, portanto, todos têm direito a dele usufruir.
III - Bens públicos são bens cujo consumo de uma unidade por um indivíduo não reduz a quantidade disponível desse bem para qualquer outro indivíduo e ninguém pode ser excluído de seu uso ou consumo.
É correto APENAS o que se afirma em
I - O problema de seleção adversa reside no fato de o mercado gerar apenas incentivos para pessoas ou firmas de baixo risco adquirirem apólices de seguro.
II - No mundo real, as escolhas de mercado, como qualquer outra decisão, são feitas com informação incompleta, de modo que a realidade do conheci- mento imperfeito não é uma falha de mercado.
III - O problema da assimetria de informação só emerge quando o comprador potencial, ou o vendedor potencial, tem uma informação importante para a transação que a outra parte não tem.
É correto APENAS o que se afirma em
Analise as seguintes proposições sobre esse jogo: