Questões de Concurso Público EPE 2010 para Analista de Pesquisa Energética - Meio Ambiente - Recursos Hídricos
Foram encontradas 16 questões
Com base nesses dados, qual o valor da vazão que tem permanência no tempo de 60% (Q60), m3 /s?
Da observação do gráfico, conclui-se que
A bacia que apresenta o menor tempo de concentração, considerando-se apenas o tempo de viagem e o raio hidráulico, em m, de seu rio principal são, respectivamente,
Um engenheiro, analisando o escoamento do rio principal de uma bacia hidrográfica, após medir a velocidade média e determinar a geometria da seção molhada, determinou que o número de Froude (F) era igual a 1,10 e o número de Reynolds (Re) era igual a 4.200. Nessa situação, o regime de escoamento é
Considere: Os números de Reynolds e Froude são
adimensionais e representam, respectivamente, a
razão entre as forças de inércia e as forças de viscosidade
e a razão entre as forças de inércia e as
forças de gravidade.
Seja uma bacia hidrográfica na qual não há fugas de água por percolação (o perfil da camada impermeável segue a mesma tendência dos divisores topográficos). Sabendo- se que o total precipitado em um dado ano na bacia foi de 1.310 mm e que a vazão média anual no exutório foi de , qual a evapotranspiração total neste ano, em mm?
Considere que o período de tempo é longo o suficiente
para que se despreze o volume armazenado
na bacia.
Considerando a superfície livre do aquífero livre e a linha piezométrica do aquífero confinado mostradas na figura acima e que os coeficientes de permeabilidade dos estratos são K1 = 15 m/dia, K2 = 1,0 m/dia e K3 = 16 m/dia, usando a Lei de Darcy, qual o fluxo vertical, por unidade de área superficial, em m3/dia/m2?
Um exemplo de alteração hidrológica-geomorfológica em um setor de um rio represado é a(o)
Com base nesses dados e usando a equação de convolução para determinar o hidrograma unitário (HU) na seção transversal sob análise, a ordenada deste HU no tempo 4, em m3 /s, é
A ordenada do tempo de 80 minutos do hidrograma unitário discretizado de 1 em 1 hora, da mesma seção transversal da bacia, é
Sabendo-se que a adução é contínua, qual a reserva de equilíbrio, em m3 , necessária para o cálculo do volume de um reservatório local?
Observe a figura acima. Sabendo-se que as linhas em negrito são os divisores topográficos da bacia e que as precipitações dos postos são: A = 34 mm, B = 62 mm, C = 28 mm, D = 42 mm, E = 58 mm, F = 38 mm e G = 46 mm, qual é, em mm, a precipitação média sobre a bacia hipotética da figura, pelo Método de Thiessen?
I - A energia secundária corresponde à energia disponível apenas em períodos de hidrologia favorável, podendo ser utilizada no atendimento a consumido- res de carga interruptível ou na substituição da geração de origem térmica.
II - O período crítico de um sistema de referência é definido como aquele período do histórico hidrológico em que os reservatórios desse sistema são plenamente utilizados, com a ocorrência de déficits, considerando-se que ao final do período, estão totalmente deplecionados, incluindo-se os reenchimentos totais intermediários.
III - A energia firme de um sistema corresponde à menor carga que este sistema pode atender sem ocorrência de déficits nas condições hidrológicas normais, registradas no histórico de afluências naturais.
IV - No desenvolvimento do potencial hidroelétrico de uma bacia, deve ser prevista, sempre que possível, a construção de aproveitamentos com capacidade de armazenamento, de forma que se possa obter energia durante os períodos mais secos a partir do uso da água armazenada durante os períodos hidrologicamente mais favoráveis.
Estão corretos APENAS os conceitos