Questões de Concurso Público EPE 2010 para Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Abastecimento

Foram encontradas 12 questões

Q185443 Engenharia de Petróleo
O petróleo é uma mistura complexa de ocorrência natural formada por substâncias químicas de origem orgânica. Na sua composição, vários elementos químicos estão presentes. Com respeito à sua composição elementar, analise as afirmativas apresentadas a seguir.

I - O carbono é o elemento químico presente em maior percentual em massa em qualquer tipo de petróleo conhecido.

II - Independente do tipo de petróleo, todos os seus derivados terão os elementos químicos carbono e hidrogênio na sua composição.

III - O nitrogênio é o elemento químico responsável por problemas de corrosão e poluição no uso dos derivados do petróleo.

É correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Q185444 Engenharia de Petróleo
Cada campo de petróleo possui características distintas, mas, de uma forma geral, a maior parte dos petróleos produzidos em águas profundas no Brasil apresentam algumas características comuns. Os petróleos nacionais produzidos nesses campos possuem
Alternativas
Q185446 Engenharia de Petróleo
Um dos tipos de óleo diesel produzido no Brasil é conhecido como diesel S50. Esse tipo de óleo diesel possui
Alternativas
Q185448 Engenharia de Petróleo
Entre os derivados de petróleo, aquele que apresenta o maior consumo no Brasil é o(a)
Alternativas
Q185449 Engenharia de Petróleo
Embora no passado se dissesse que uma refinaria era sempre rentável, independentemente da forma que ela era gerenciada, isto já deixou de ser verdade há mais de 30 anos, quando o preço do petróleo sofreu bruscas variações. Num mundo com incertezas, o refinador analisa tanto o retorno financeiro do investimento como também valoriza a flexibilidade, que lhe permite uma maior robustez da margem de refino. Com respeito à margem de refino, analise as afirmativas apresentadas a seguir.

I - A margem bruta de refino é a diferença entre a receita obtida com a venda dos derivados e o custo do petróleo processado em uma refinaria.

II - A margem líquida é calculada subtraindo-se os custos operacionais da refinaria, da margem bruta de refino.

III - As refinarias mais simples (de menor investimento) que processam petróleos de melhor qualidade (mais leves) tendem a obter uma margem líquida de refino maior do que as complexas que processam óleos mais pesados.

É correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Q185450 Engenharia de Petróleo
Denominam-se processos de fundo de barril aqueles que transformam as frações mais pesadas do petróleo em derivados mais leves, possuindo estes maior valor econômico do que as frações que são a carga dos processos. São processos de fundo de barril:

Alternativas
Q185451 Engenharia de Petróleo
Associe os processos de refino (coluna da esquerda) com o seu objetivo (coluna da direita)

Imagem 017.jpg

Estão corretas as associações:
Alternativas
Q185452 Engenharia de Petróleo
Para viabilizar a movimentação de petróleo, seus derivados e álcool etílico no território nacional, o Brasil dispõe de mais de 100 terminais autorizados a funcionar, com uma capacidade nominal de armazenamento de mais de 11 milhões de m3 .
A maior parte dessa capacidade de armazenamento no país concentra-se em
Alternativas
Q185453 Engenharia de Petróleo
O Brasil conta com uma estrutura de distribuição de combustíveis composta por mais de 500 bases de distribuição e mais de 36.000 postos revendedores espalhados por todo o país. Desse total, mais de 40% das bases distribuidoras e dos postos revendedores concentram-se na Região
Alternativas
Q185454 Engenharia de Petróleo
No transporte de petróleo e derivados, o modal marítimo é mais competitivo do que o modal rodoviário para grandes distâncias.

PORQUE

Apesar de o modal marítimo apresentar maior custo unitário de transporte do que o modal rodoviário, ele apresenta uma maior capacidade de transporte de carga.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que
Alternativas
Q185455 Engenharia de Petróleo
No ano de 2008, as vendas de combustíveis das distribuidoras de produtos no mercado nacional atingiram 92,7 milhões de m3 , registrando um aumento de aproximadamente 4,8% em relação ao volume vendido em 2007. A maior parte dos derivados apresentou aumento nas vendas, mas, seguindo a tendência do mercado nos últimos anos, observou-se um decréscimo nas vendas de
Alternativas
Q185456 Engenharia de Petróleo
No período compreendido entre 2001 e 2008, o preço médio da gasolina C (com álcool anidro) ao consumidor no mercado nacional subiu de R$ 1,74/L, em 2001, para R$ 2,50/L, em 2008, acumulando alta de aproximadamente 44%.
Na composição do preço da gasolina C comercializada no mercado, a maior parcela deve-se a
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: C
5: D
6: E
7: B
8: A
9: D
10: C
11: E
12: D