Questões de Concurso Público EPE 2010 para Analista de Pesquisa Energética - Petróleo - Exploração

Foram encontradas 9 questões

Q185471 Engenharia de Petróleo
Com relação aos sistemas petrolíferos brasileiros, analise as afirmações abaixo.

I - A seção marinha cretácea é a principal geradora de hidrocarbonetos das Bacias de Santos e de Campos.

II - Os turbiditos terciários da Bacia de Campos têm-se constituído, nos últimos anos, nos principais reservatórios brasileiros de hidrocarbonetos dos campos em produção.

III - Nas bacias da margem equatorial brasileira não há registro significativo de depósitos evaporíticos de idade aptiana.

IV - Depósitos evaporíticos constituem-se em importantes selos nos sistemas petrolíferos de diversas bacias da margem continental brasileira e da Bacia do Solimões.

V - Os arenitos flúvio-eólicos da Formação Sergi são os principais reservatórios presentes na fase rifte da Bacia do Recôncavo.

Está correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Q185475 Engenharia de Petróleo
Com relação aos equipamentos de perfuração, analise as afirmações abaixo.

I- Kelly é a ferramenta que transmite a rotação proveniente da mesa rotativa à coluna de perfuração.

II - A mesa rotativa constitui-se no equipamento que transmite rotação à coluna de perfuração, permitindo o deslizamento do kelly no seu interior.

III - O mais importante dentre os equipamentos de segurança de cabeça de poço (ESCP) é o Blowout Preventer (BOP), que se constitui em um conjunto de válvulas que permite fechar o poço.

IV - O sistema de circulação consiste no bombeamento de água por meio da coluna de perfuração até a broca, com retorno até a superfície pelo espaço anular, acarretando a consequente subida de fragmentos de rocha cortados pela broca.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q185478 Engenharia de Petróleo
A sequência correta de procedimentos para a realização de um teste de formação em um intervalo a ser testado é:
Alternativas
Q185479 Engenharia de Petróleo
Em um sistema petrolífero existem três rochas importantes: geradoras, reservatórios e selantes, que são representadas, respectivamente, por
Alternativas
Q185480 Engenharia de Petróleo
Em alguns reservatórios de petróleo, a pressão no seu interior é suficientemente elevada, de tal forma que o fluido pode atingir de forma livre a superfície após a perfuração. Esse tipo de poço é denominado
Alternativas
Q185481 Engenharia de Petróleo
Ao final da perfuração de um poço, é necessário colocá-lo em condições de produzir durante toda a sua vida produtiva, com segurança e economia. Nesse sentido, as operações realizadas com a finalidade de equipar o poço para produzir óleo ou gás é denominada completação. Nessa perspectiva, a sequência cronológica de operações realizadas na completação típica de um poço marítimo, com árvore de natal convencional e equipamentos de gás lift é:
Alternativas
Q185482 Engenharia de Petróleo
No processo de produção de um campo de petróleo há a necessidade de separar o petróleo, normalmente o produto de maior interesse, do gás, da água e de outras impurezas que são simultaneamente produzidas. Esse processo compreende o processamento primário dos fluidos que, dependendo das condições do reservatório e de produção, pode ser simples ou complexo. Nesse processo, um dos componentes mais indesejados é a água, uma vez que a quantidade de água produzida, associada aos hidrocarbonetos, é variável pelo fato de o óleo e a água formarem emulsões. Nesse contexto, um agente emulsificante frequente é(são) o(s)
Alternativas
Q185483 Engenharia de Petróleo
Com relação ao procedimento de avaliação de reserva, faz- se necessário considerar, com correção, que o(a)
Alternativas
Q185484 Engenharia de Petróleo
Considere inicialmente um certo reservatório de óleo com um volume original da ordem de 3.380.000 m3 std que será capaz de produzir, de acordo com as condições de segurança e as técnicas adequadas, um volume de 845.000 m3 std. Considere, ainda, que após quatro anos o reservatório tenha uma produção acumulada de 372.000 m3 std.
Nesse cenário, os dados corretos quanto ao fator de recuperação, a fração recuperada e o volume de reserva recuperável, são, respectivamente,
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: B
4: A
5: E
6: C
7: E
8: E
9: A