Questões de Concurso Público Petrobras 2010 para Analista de Sistemas Júnior - Engenharia de Software
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Uma Estrutura Analítica de um Projeto (EAP) é uma importante ferramenta de detalhamento cuja elaboração deve ser feita de forma criteriosa para auxiliar nos processos de gerência do projeto como um todo. Uma EAP deve seguir uma série de recomendações para que seja correta e eficaz no seu intuito de auxiliar o gerente. Com base nessas recomendações, analisando as representações das EAP nas figuras acima, conclui-se que
I - Na fase de execução, a equipe do projeto junto com o gerente de projeto vai resolver conflitos sobre prioridades, custos, recursos de mão de obra, opiniões técnicas e performance do produto.
II - Na fase de controle, o escopo deve ser especificado com critérios rígidos, pois uma alteração do escopo na fase de controle aumenta o custo do projeto na fase de planejamento.
III - Na fase de início, os custos e recursos utilizados devem ser previstos para começar em níveis baixos, sendo que, em algum momento da fase de execução, eles alcançarão o seu valor máximo .
Está correto o que se afirma em
Analisando o diagrama de classes acima, pode-se afirmar:
I - a classe C1 é abstrata e possui uma operação mostraDados() também abstrata;
II - a classe C2 não tem acesso ao atributo atrib1, mas tem acesso ao atributo atrib2 de sua superclasse C1;
III - um objeto instanciado da classe C3 tem como atributos atrib2 e atrib4, mas não atrib1 que é privativo de C1.
É correto o que se afirma em
I - testes de interfaces são classificados como de caixa branca;
II - testes de caixa preta são também chamados de teste comportamental, onde o foco são os requisitos funcionais do software;
III - testes de caixa preta são complementares aos testes de caixa branca, uma vez que contemplam diferentes classes de erros.
É correto o que se afirma em
I - utilização como um "framework" que se baseia em componentes, o qual modela os processos de forma iterativa e incremental;
II - atuação no direcionamento do desenvolvimento de várias maneiras, criando mecanismos, por exemplo, para a validação da arquitetura do sistema;
III - utilização dos artefatos de construção de sistema para facilitar a reusabilidade dos componentes do sistema.
A(s) atividade(s) necessária(s) para transformar requisitos do usuário em um sistema de software é (são)
O modelo de casos de uso representa o comportamento de um sistema, conforme percebido do ponto de vista externo a esse sistema.
PORQUE
O modelo de classes conceituais de um sistema pode ser obtido a partir do modelo de casos de uso.
A esse respeito, conclui-se que