Questões de Concurso Público Petrobras 2010 para Médico do Trabalho

Foram encontradas 50 questões

Q188061 Segurança e Saúde no Trabalho
São muitos os critérios da ergonomia presentes no processo produtivo. Quais os critérios que identificam situações, dentro das ações fisiológicas para o aparelho locomotor, que devem ser controladas pelo Médico do Trabalho, em relação aos movimentos musculares, com ou sem carga?

Alternativas
Q188062 Segurança e Saúde no Trabalho
A preocupação com o equilíbrio orgânico do trabalhador está registrada na Norma Regulamentadora n° 17 e em seu Manual de Aplicação, que descrevem os critérios ambientais mínimos necessários à promoção da saúde. A Norma Regulamentadora n° 17 aponta os critérios necessários para o reconhecimento da condição de conforto para o desempenho das atividades profissionais com uso predominante das funções intelectuais, que são umidade relativa do ar não inferior a

Alternativas
Q188063 Segurança e Saúde no Trabalho
As atividades profissionais realizadas em escritório, laboratórios e funções similares necessitam ser desenvolvidas em ambientes com conforto térmico, de umidade, com boa velocidade do vento e iluminância suficientes para a realização de atividade laboral. Esses elementos, quando presentes acima dos limites de conforto, trazem alterações orgânicas. Nos cuidados com a prevenção de doenças, o Médico do Trabalho deve acrescentar ao seu controle

Alternativas
Q188064 Segurança e Saúde no Trabalho
Atividades humanas podem ser agrupadas na dependência do uso das habilidades biológicas predominantes na realização das ocupações/funções de trabalho. Dessa forma, o Médico do Trabalho, além de fazer acompanhamento dos diversos riscos ambientais, deve também observar e controlar as tarefas com transporte manual de cargas. Para esse fim, o Médico do Trabalho deve aplicar a fórmula para cálculo do LPR - Limite de Peso Recomendado pela NIOSH, segundo o Manual de Aplicação da NR 17. Essa fórmula foi elaborada pelo Centro de Pesquisas NIOSH - National Institute for Occupational Safety and Health, e adotada pelo Manual de Aplicação da NR 17.
Quais critérios pertencem à formula NIOSH?

Alternativas
Q188065 Segurança e Saúde no Trabalho
Trabalhador contratado celetista por empresa de construção civil como carpinteiro de forma e morador em Magé. As atividades laborativas desse trabalhador são desempenhadas em ambiente específico, com riscos à saúde do trabalhador, e devem ser reconhecidos e reduzidos ao máximo para evitar adoecimentos e a morte do mesmo. O processo de trabalho deve ser analisado, sendo a empresa responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador. Conforme a Lei n° 8.213/91, os riscos podem gerar impactos de graus variados, com decorrente concessão de benefícios.
Em decorrência dos riscos no trabalho, quais os tipos de morbidades que geram concessões de benefícios?

Alternativas
Q188067 Segurança e Saúde no Trabalho
Trabalhador celetista, morador em Piabetá –RJ, diariamente pega o trem para Central do Brasil onde desce e se dirige à Rua da Alfândega, onde trabalha como ourives. Durante a última viagem, foi assaltado e agredido fisicamente, sofrendo fratura de clavícula e nariz. Foi socorrido e atendido pelo SUS, recebendo licença médica por 40 dias. Qual tipo de benefício o trabalhador deverá receber do INSS?

Alternativas
Q188068 Segurança e Saúde no Trabalho
Muitas atividades profissionais encontram-se inseridas em ambientes que manipulam produtos químicos. Dentre os produtos químicos, os aerodispersoides fibrogênicos são substâncias cujas partículas permanecem em suspensão no ar por tempo variado, na dependência da velocidade do vento, peso e tamanho de suas partículas. As partículas, situadas abaixo de 10 micras, são inaladas pelas vias respiratórias. As Normas Regulamentadoras orientam controle periódico do trabalhador por meio da realização dos exames complementares, com a frequência de, respectivamente,

Alternativas
Q188069 Segurança e Saúde no Trabalho
Muitos ambientes de trabalho possuem fonte sonora com emissão acima dos limites de tolerância. Nessas condições, se não for possível a modificação do maquinário, haverá necessidade do uso de equipamento de proteção individual e da redução do tempo de exposição do trabalhador. Para promoção da prevenção de lesões auditivas induzidas pela exposição ao ruído, o Médico do Trabalho deve correlacionar o tempo de exposição e o valor da emissão. A máxima exposição diária permissível para 85 dB(A), 90 dB(A) e 115 dB(A) é, respectivamente, de

Alternativas
Q188070 Segurança e Saúde no Trabalho
Muitas morbidades dos trabalhadores podem ser desencadeadas ou causadas pelo processo produtivo. Em alguns desses processos, a causa está centrada na organização do trabalho e não em agentes nocivos à saúde de origem química, física ou biológica. A organização do trabalho pode reduzir o impacto sobre o trabalhador, evitando seu adoecimento ou melhorando a saúde, de forma considerável, ou, de outro modo, causando a doença ocupacional.
Qual a base legal que permite a conclusão de que a organização do trabalho pode trazer essas repercussões à saúde do trabalhador?

Alternativas
Q188071 Segurança e Saúde no Trabalho
Os registros das medições ambientais e correspondentes monitorizações biológicas dos trabalhadores demonstram as ações de prevenção de doenças e devem ser transcritos, na prática, para documentos específicos. O Médico do Trabalho deve conceder esses dados, com a devida permissão do trabalhador, para a elaboração dos seguintes documentos:

Alternativas
Q188072 Segurança e Saúde no Trabalho
O Médico do Trabalho deve conhecer o processo produtivo e identificar os riscos correspondentes. Muitos processos produtivos possuem o mercúrio metálico, metal líquido existente na natureza, em condições normais de temperatura e pressão. Esse metal é uma substância inodora, volátil, com boa condutibilidade elétrica e boa estabilidade química. Quando o mercúrio penetra no organismo humano, através das vias dérmicas, digestivas e respiratórias, traz adoecimento. Para elaboração de ações de prevenção, há necessidade do reconhecimento do processo produtivo em que essa situação pode acontecer.
Dentre os processos produtivos apontados abaixo, quais deles contam com a presença do mercúrio?

Alternativas
Q188073 Segurança e Saúde no Trabalho
A literatura científica descreve diversos aspectos que integram a organização do trabalho, sempre em interface com a promoção da saúde do trabalhador. Com essa preocupação, a legislação brasileira, em suas Normas Regulamentadoras, aponta critérios, dentro da organização do trabalho, que devem ser monitorados e modificados, conforme a sobrecarga biopsicossocial imposta ao trabalhador, que são, no mínimo,

Alternativas
Q188074 Segurança e Saúde no Trabalho
Na organização do trabalho, segundo especificação da Norma Regulamentadora n° 17 e seu Manual de Aplicação, o critério “ritmo de trabalho” possui destaque significativo, se relacionado com a fadiga e a necessidade da implantação de períodos de descanso, através de previsão de pausas. Para tal, há necessidade de conhecer a diferença entre “ritmo” e “cadência”, conceitos fundamentais para que o Médico do Trabalho possa conhecer a carga de trabalho e planejar as pausas durante a jornada de trabalho. O “ritmo” se caracteriza por ser

Alternativas
Q188075 Segurança e Saúde no Trabalho
As Normas Regulamentadoras têm o compromisso de apresentar norteamento para condutas preventivas. Na organização do trabalho, existe a mesma preocupação, razão pela qual há descrição em Norma Regulamentadora específica do tempo destinado a pausa e micropausas. Tem-se como tempo previsto destinado a pausa e micropausas, respectivamente,

Alternativas
Q188076 Segurança e Saúde no Trabalho
Na organização do trabalho, os sistemas de avaliação de desempenho, para efeitos de remuneração e vantagens de qualquer espécie, devem levar em consideração situações que possam induzir a autoaceleração dos movimentos. Esse mecanismo deve ser analisado para que possam ser elaboradas as ações de prevenção. Na Norma Regulamentadora específica, esse critério é apontado como um dos fatores de probabilidade de agravamento de doenças osteomusculares nos seguintes segmentos corporais:

Alternativas
Q188077 Segurança e Saúde no Trabalho
As atividades humanas são desenvolvidas nos diversos processos produtivos e na organização do trabalho. Muitos aspectos são de grande relevância, segundo Norma Regulamentadora específica. O Médico do Trabalho deve conhecer esses critérios para identificar condições de risco ergonômico nas atividades dos trabalhadores.
Quais os critérios temporais que envolvem a organização do trabalho?

Alternativas
Q188078 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma Regulamentadora específica esclarece que a organização do trabalho deve ser adequada às características psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho a ser executado. Respeitando esses princípios, o Médico do Trabalho deve solicitar Análise Ergonômica do Trabalho, incluindo a organização dos postos de trabalho, com base em qual dispositivo legal?

Alternativas
Q188079 Segurança e Saúde no Trabalho
Todas as empresas, independente do número de empregados ou do grau de risco de sua atividade, estão obrigadas a elaborar e implementar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) que deve estar embasado na identificação dos riscos à saúde dos trabalhadores, prevista no Programa de Prevenção de Risco Ambiental (PPRA) determinando a necessidade de interação entre os dois programas que devem contemplar as seguintes atividades, EXCETO a(o)

Alternativas
Q188081 Segurança e Saúde no Trabalho
Para evitar Lesões por Esforços Repetitivos (LER), compete ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas do trabalhador.
PORQUE
São fatores de risco para LER que devem ser identificados e controlados: excesso de horas extras; ritmo acelerado para garantir a produção e trabalho rigidamente hierarquizado, sob pressão permanente das chefias. Analisando as afirmações acima, conclui-se que

Alternativas
Q188082 Segurança e Saúde no Trabalho
As doenças relacionadas ao trabalho resultam em custos sociais elevados para trabalhadores, família, empresa, estado e sociedade. Tais eventos são, atualmente, sub-registrados, e sua real magnitude não é bem conhecida. Uma das causas da sub-notificação é o desconhecimento das doenças relacionadas ao trabalho. Relacione agentes etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacional da coluna da esquerda às doenças causalmente relacionadas com os respectivos agentes ou fatores de risco da coluna da direita.
AGENTES ETIOLÓGICOS OU FATORES DE RISCO DE NATUREZA OCUPACIONAL
I - Chumbo ou seus compostos tóxicos
II - Sílica Livre
III - Algodão, Linho, Cânhamo, Sisal

DOENÇAS CAUSALMENTE RELACIONADAS COM OS RESPECTIVOS AGENTES OU FATORES DE RISCO
P - Síndrome de Caplan
Q - Arritmias cardíacas
R - Episódios depressivos
S - Bissinose
Estão corretas as associações

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: E
5: C
6: C
7: D
8: B
9: D
10: B
11: A
12: A
13: C
14: A
15: E
16: B
17: D
18: E
19: B
20: B