Questões de Concurso Público Petrobras 2011 para Médico do Trabalho Júnior

Foram encontradas 35 questões

Q183489 Segurança e Saúde no Trabalho
Em caso de atividades laborativas com uso predominante de movimentos da coluna cervical, cintura escapular e membros superiores, com o objetivo de estabelecer ações preventivas, o Médico do Trabalho deve classificar os movimentos que possam trazer risco de adoecimento para tendões e músculos. As contrações musculares classificam-se em estáticas e dinâmicas. Quando a predominância for de ações musculares estáticas, a prevenção diária deve ser instituída por meio de
Alternativas
Q183491 Segurança e Saúde no Trabalho
Atividades laborativas são desenvolvidas em ambientes diversos que devem ser monitorados de forma sistemática, com registro de dados no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), sendo correlacionadas às ações propostas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Quando forem identificados produtos químicos e fontes ruidosas, o Médico do Trabalho deve analisar os valores obtidos nas medições desses agentes para instituir ações preventivas. Esses valores devem ser
Alternativas
Q183493 Segurança e Saúde no Trabalho
Os produtos derivados do petróleo devem ser observados pelo Médico do Trabalho em relação às suas medições ambientais, fichas toxicológicas e à monitorização biológica, para inserção de critérios de monitorização biológica dos trabalhadores e implantação de ações de prevenção de doenças.

Os produtos com maior percentual de produção também são aqueles que possuem maior relação com os trabalhadores. Nessa perspectiva, os produtos de maior produção e que necessitam de maior observação médica são:
Alternativas
Q183495 Segurança e Saúde no Trabalho
A ergonomia é o conjunto de ações cujo objetivo é a adaptação do meio ambiente, das ferramentas e dos equipamentos ao ser humano. Dentro desse princípio, a Norma Regulamentadora 17 descreve critérios básicos necessários para o reconhecimento de condições de conforto ambiental na realização de tarefas predominantemente intelectuais. No que se refere à umidade relativa do ar, à velocidade do ar, ao índice de temperatura e ao nível de ruído, tem-se como valores:

Imagem 001.jpg

Alternativas
Q183498 Segurança e Saúde no Trabalho
Trabalhadores que realizam tarefas de transporte manual de cargas de forma habitual e permanente devem ser avaliados pelo Médico do Trabalho tanto nos aspectos clínicos quanto na aplicação da fórmula para o cálculo do LPR (Limite de Peso Recomendado). Essa fórmula foi elaborada pela NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) e inserida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no Manual de Aplicação da NR-17, com a finalidade de identificar o limite fisiológico dos trabalhadores para o esforço físico em transportes manuais de carga.

Nessa perspectiva, considere os fatores a seguir.

Imagem 007.jpg

Fazem parte dessa fórmula APENAS os fatores
Alternativas
Q183500 Segurança e Saúde no Trabalho
Diversas substâncias químicas podem estar presentes nos processos produtivos. O Médico do Trabalho deve realizar detalhado levantamento da história ocupacional do trabalhador para identificar os produtos químicos aos quais o profissional já foi submetido e dar continuidade no controle de sua saúde. Para tal, o Médico do Trabalho deve conhecer os principais processos produtivos e os produtos químicos. Nesse contexto, as substâncias químicas que são descritas como insalubres na NR-15, Anexos 13 e 13 A, são:
Alternativas
Q183502 Segurança e Saúde no Trabalho
As atividades nas quais há poeiras respiráveis, cujas medições as identificaram como aerodispersoides fibrogênicos, com partículas que se situam abaixo de 10 micra e que podem ser inaladas pelas vias respiratórias dos trabalhadores, necessitam receber EPI específico com treinamento. Essa concessão de EPI deve ser associada aos exames médicos complementares indicados pela NR-7 e inseridos no planejamento no PCMSO. Nesse contexto, considere os exames relacionados abaixo.

I - Espirometria computadorizada

II - Espirometria por Técnica da American Thoracic Society

III - Espirometria simples

IV - Ressonância magnética de tórax

V - Telerradiografia de tórax em AP

VI - Telerradiografia do tórax em padrão OIT

São indicados pela NR-7 APENAS os exames
Alternativas
Q183504 Segurança e Saúde no Trabalho
O Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) tem como finalidade a vigilância epidemiológica de doenças. Com base no que ali está expresso, o grupo de moléstias que NÃO é de notificação compulsória nacional é composto de:
Alternativas
Q183506 Segurança e Saúde no Trabalho
Trabalhador de 40 anos de idade desenvolve atividades laborativas em processo de controle de bombeamento de petróleo há 2 anos. Em sua história ocupacional, consta que realizou atividade de limpeza de tanques de combustíveis por 8 anos. Fez admissional e periódicos com avaliação clínica e exames complementares, incluindo hemograma completo, transaminases (AST e ALT), gama glutamil transferase, bilirrubinas totais e frações e LDH, todos com valores dentro da normalidade. Apresenta queixas de mialgia generalizada refratária a medicamentos. O Médico do Trabalho deverá utilizar as orientações contidas nas NR-7, NR-15, Anexos 13 e 13 A, e na
Portaria no 776/04, do Acordo do Benzeno, para nortear sua investigação diagnóstica em trabalhador suspeito de doença ocupacional.

Nesse caso, as principais patologias que devem entrar em diagnóstico diferencial são
Alternativas
Q183508 Segurança e Saúde no Trabalho
Homem de 28 anos de idade trabalha em plataforma de petróleo há 4 anos, na atividade de mecânico de manutenção. Relata que sua atividade o deixa exposto à vibração e que, ao realizar recuperação de ductos e sistemas de exploração de petróleo, tem contato com produtos químicos. Nas duas últimas semanas, inalou hidrocarbonatos orgânicos ou tinta com ligantes hidrófobos por 1 hora/dia. Foi informado pelo Engenheiro de Segurança que a dose do produto se encontra em níveis considerados de ação e sua tarefa foi realizada em ambiente ventilado. Apesar dessas explicações, iniciou quadro de tonteira, cefaleia e náuseas. O Médico do Trabalho deverá identificar e classificar o grau de intoxicação, analisando os sintomas dos trabalhadores para fundamentar tomada de decisões.
Com base nos sintomas, a sequência que identifica intoxicação por hidrocarbonatos orgânicos em grau muito elevado, com ação de emergência médica, está em:
Alternativas
Q183509 Segurança e Saúde no Trabalho
Dentre as medidas de prevenção de doenças de trabalhadores de área de saúde, inclui-se a vacinação. De acordo com a NR-32, as vacinas que devem ser fornecidas gratuitamente aos trabalhadores são:
Alternativas
Q183513 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação à espirometria realizada regularmente por trabalhadores expostos a irritantes brônquicos, sabe-se que
Alternativas
Q183517 Segurança e Saúde no Trabalho
Dentre as medidas de prevenção de doenças infecciosas no trabalho, considera(m)-se como medida(s) terciária(s)
Alternativas
Q183519 Segurança e Saúde no Trabalho
Em relação ao trabalhador, nas atividades laborais realizadas em turnos, entende-se como ciclo de rotação
Alternativas
Q183523 Segurança e Saúde no Trabalho
Os fatores a seguir estão associados ao desenvolvimento, à suscetibilidade e à incapacidade gerada pela LER/DORT, EXCETO a(o)
Alternativas
Q183525 Segurança e Saúde no Trabalho
Nódulos inferiores a 1 centímetro, predominando nos terços superiores dos pulmões em paciente trabalhador de indústria de cerâmica, com dispneia aos esforços, sem alterações significativas ao exame físico do aparelho respiratório, guardam relação direta com
Alternativas
Q183539 Segurança e Saúde no Trabalho
São fatores ocupacionais apontados como agentes causais do câncer de boca, EXCETO o(a)
Alternativas
Q183541 Segurança e Saúde no Trabalho
A Norma OHSAS 18001, versão 2007, ampliou os critérios de gestão em Serviços de Saúde e Segurança, permitindo a aplicação desses critérios em qualquer tipo de organização que necessite realizar o controle de riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

As modificações inseridas na nova versão da OHSAS 18001, versão 2007, compreendem, como parte do planejamento do Serviço de Saúde e Segurança, a verificação da hierarquia dos controles
Alternativas
Q183542 Segurança e Saúde no Trabalho
O Médico do Trabalho, na função de Gestor de Serviços de Medicina do Trabalho, tem como principal objetivo a implantação das ações preventivas e de orientações em assuntos relacionados a acidentes e doenças. Para o planejamento, quantificação orçamentária e prioridade de ações, o médico necessita conhecer o perfil de sua população. A Convenção OIT no 161 trata especificamente dessa orientação e apresenta várias sequências de ações que fundamentam a identificação, com quantificação dos riscos que possam afetar a saúde dos trabalhadores. O objetivo dessas ações de gestão em serviços de Medicina do Trabalho, em relação ao nexo causal de acidentes e doenças, é
Alternativas
Q183548 Segurança e Saúde no Trabalho
Algumas atividades da área da indústria do petróleo localizam-se em zonas reconhecidas como de doenças endêmicas. O Médico do Trabalho deverá considerar os deslocamentos dos trabalhadores para essas áreas e, com antecedência mínima de 10 dias, deverá aplicar as vacinas e o reforço dessas vacinas nos trabalhadores. Dentre os estados da federação em que as vacinas são indicadas pelo Ministério da Saúde, em seu Programa Nacional de Imunizações, estão:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: B
5: C
6: A
7: B
8: B
9: B
10: E
11: E
12: A
13: E
14: A
15: B
16: D
17: B
18: C
19: D
20: B