Questões de Concurso Público Transpetro 2011 para Engenheiro Júnior - Naval

Foram encontradas 48 questões

Q180513 Engenharia Naval
O deslocamento em água salgada (? = 1,025 t/m3 ) de uma embarcação, obtido através de suas curvas hidrostáticas, utilizando-se como dado de entrada o calado correspondente, vale 8.200 toneladas. Com um densímetro, observa-se que a densidade real da água, onde flutua a embarcação, é 1,020 t/m3 . Qual é, em toneladas, o deslocamento real da embarcação?
Alternativas
Q180514 Engenharia Naval
Uma embarcação possui coeficientes de bloco, de seção mestra e prismático longitudinal, respectivamente, iguais a C, CM e CP . Uma relação direta entre esses três coeficientes de forma é
Alternativas
Q180515 Engenharia Naval
O valor do calado correspondente à linha de carga de verão de uma embarcação é igual a 12 metros. Nessa situação, o valor da borda livre tropical será igual ao valor, em metros, da borda livre de
Alternativas
Q180516 Engenharia Naval
Uma barcaça com a geometria de um paralelepípedo retangular tem 100 metros de comprimento, 30 metros de boca e flutua, sem banda e sem trim, num calado de 4 metros. O raio metacêntrico transversal (BM) dessa barcaça é, em metros, igual a
Alternativas
Q180517 Engenharia Naval
Um navio com 20.000 toneladas de deslocamento tem posição vertical do centro de gravidade (KG) e altura metacêntrica transversal (KM), respectivamente, iguais a 7 e 9 metros. O momento de estabilidade estática, em Imagem 008.jpg , para um ângulo de inclinação transversal de 3 graus vale


Dados: sen  3º = 0,0523
            cos 3º = 0,9986
Alternativas
Q180518 Engenharia Naval
Analise as afirmações a seguir, que se referem ao Teste de Inclinação de uma embarcação.
I - O Teste de Inclinação baseia-se na movimentação de um peso conhecido numa distância previamente estabelecida que provocará, na embarcação, uma inclinação longitudinal a ser medida durante o teste.
II - O Teste de Inclinação é um procedimento para se obter, experimentalmente, o GM inicial e, conhecido o valor do KMT através das curvas hidrostáticas, determinar o KG da embarcação na condição leve.
III - O Teste de Inclinação realiza-se com a embarcação em condição de ?utuação onde não haja nenhum tipo de ação externa que a impeça de se inclinar livremente, tais como ventos fortes e cabos de amarração tesados.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q180519 Engenharia Naval
A representação gráfica que permite determinar, para vários deslocamentos e ângulos de inclinação da embarcação, os valores de braço de endireitamento para uma posição de referência do centro de gravidade é denominada
Alternativas
Q180520 Engenharia Naval
São atividades específicas da fase de projeto de detalhamento de um navio a elaboração de desenhos de
Alternativas
Q180521 Engenharia Naval
Os valores de permeabilidade dos compartimentos habitáveis e do compartimento de máquinas utilizados, para o cálculo da estabilidade em avaria e para subdivisão do casco de navios, são, em geral, respectivamente, iguais a
Alternativas
Q180522 Engenharia Naval
Na figura abaixo, estão representadas as curvas de momentos de restauração e de momentos inclinantes atuantes num navio.

Imagem 010.jpg

Representam o equilíbrio instável e o limite de estabilidade, respectivamente, os ângulos
Alternativas
Q180523 Engenharia Naval
No desenho de arranjo geral de um navio, encontram-se algumas informações importantes em relação às suas características, EXCETO a indicação da(s)
Alternativas
Q180524 Engenharia Naval
Na determinação do peso leve de um navio, é INCORRETO levar-se em consideração o peso
Alternativas
Q180527 Engenharia Naval
A metodologia da Espiral de Projeto do navio é uma sequência de cálculo que define as características de cada um dos sistemas do navio com base em procedimentos adequados à quantidade e ao nível de detalhamento de informações disponíveis naquele ponto do projeto.
Sobre essa metodologia, é INCORRETO afirmar-se que
Alternativas
Q180528 Engenharia Naval
Em relação às caldeiras aquatubulares, analise as afirmações a seguir.
I - Os economizadores são superfícies trocadoras de calor com a finalidade de elevar a temperatura do vapor produzido no tubulão superior a um valor superior ao valor de saturação.
II - O uso de caldeiras de recuperação é comum nos navios com propulsão Diesel, sendo possível produzir, através delas, vapor para ? ns de geração de potência elétrica ou aquecimento.
III - Os superaquecedores são trocadores de calor instalados na região de passagem dos gases de combustão de uma caldeira com a finalidade de aproveitar a energia térmica desses gases, transferindo-a para sua água de alimentação.

É correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Q180529 Engenharia Naval
Considere as afirmações sobre o sistema de óleo lubrificante em um motor de combustão interna.
I - Para evitar o atrito e dilatações excessivas entre as partes metálicas móveis do motor, o sistema de lubrificação introduz o lubrificante entre tais partes.
II - A função da lubrificação é, além de resfriar as superfícies que ficam em contato, proteger os componentes contra corrosões e melhorar a vedação entre os cilindros e os pistões.
III - Para que as impurezas contidas no óleo lubri?cante sejam retidas, antes da passagem do óleo pelo motor, são introduzidos no sistema elementos filtrantes.

É correto o que se afirma em
Alternativas
Q180530 Engenharia Naval
Para um motor Diesel de baixa rotação empregado na propulsão de navios petroleiros, são conhecidas as seguintes informações:
Poder calorífico do óleo combustível = 12 kWh/kg
Eficiência térmica = 50%
Rendimento mecânico = 95%
Nesse contexto, qual é, aproximadamente, o consumo específico do motor em kg/kWh?
Alternativas
Q180531 Engenharia Naval
Em relação ao princípio de funcionamento dos motores de combustão interna de quatro tempos do ciclo Diesel, tem-se que, na fase de
Alternativas
Q180532 Engenharia Naval
A figura a seguir apresenta três curvas de resistência ao avanço (R) para o casco de um navio em função de suas velocidades (V).

Imagem 017.jpg

Os valores de resistência ao avanço para a condição de prova de mar com deslocamento de projeto, para as condições médias de casco e mar com deslocamento de projeto e para a condição de prova de mar com deslocamento parcial são, respectivamente, indicados pelas curvas
Alternativas
Q180533 Engenharia Naval
Em um ponto na superfície de uma estrutura de aço (E = 210 GPa e ν  = 0,30), sujeita a um estado biaxial de tensões, as deformações específicas medidas foram εx = 1.515 μm/m e ε y = − 500 μm/m.  
Nesse ponto, qual o valor, em MPa, da componente de tensão normal (σx) ?
Alternativas
Q180534 Engenharia Naval
Considere o eixo circular maciço de aço engastado em sua extremidade A, conforme a figura a seguir.
Imagem 020.jpg

O valor do raio do eixo é 200 milímetros. Aplica-se um torque (T) de 500 kN.m na extremidade B, como mostrado na figura. O módulo de elasticidade transversal do aço é 100 GPa.
Qual o módulo do ângulo de torção, em radianos, num comprimento de 2 metros do eixo?
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: D
5: E
6: D
7: A
8: C
9: E
10: D
11: D
12: B
13: A
14: B
15: E
16: A
17: C
18: C
19: D
20: A