Questões de Concurso Público Transpetro 2011 para Técnico Químico

Foram encontradas 39 questões

Q170969 Química
Imagem 013.jpg

A reação de oxidação pelo ozônio Imagem 014.jpg seguida de hidratação é chamada de ozonólise. Nessa reação, adiciona-se zinco em pó, com intuito de consumir o peróxido de hidrogênio formado. A equação química acima representa a ozonólise do ciclopenteno formando a substância aqui denominada como X.

Sobre a reação e a substância X, conclui-se que a(o)
Alternativas
Q170970 Química
Atualmente os polímeros sintéticos são empregados em diversas áreas. O politereftalato é muito usado na fabricação de embalagens, garrafas de bebidas, varas de pescar entre outros. O kevlar, por ser um polímero de alta resistência e baixa densidade, é utilizado para produzir coletes à prova de balas e capacetes.

Imagem 016.jpg

Em relação a esses polímeros, afirma-se que
Alternativas
Q170971 Química
Imagem 017.jpg

Na figura acima, temos três esteroides: a testosterona, que é um hormônio masculino, a estrona, encontrada em urina de gestantes, e o colesterol, que é um potencial causador de obstruções coronárias.

Tanto os esteroides naturais quanto os artificiais caracterizam-se por apresentarem na sua estrutura quatro anéis ligados, como visto nas substâncias ilustradas.

Sobre essas substâncias, afirma-se que
Alternativas
Q170972 Química
Imagem 018.jpg

Os ésteres são substâncias amplamente encontradas na natureza, geralmente responsáveis pelo aroma agradável das frutas. O éster visto acima possui um delicioso cheiro de jasmim.

A nomenclatura dessa substância é
Alternativas
Q170973 Química
O propino ou metilacetileno, como é conhecido comercialmente, é um gás incolor e de odor característico. Na reação de hidratação desse gás, quando dissolvido em água com pH ácido, ocorre a produção de
Alternativas
Q170974 Química
A corrosão é resultado da ação do meio sobre um determinado material, causando sua deterioração. A formação da ferrugem se caracteriza por ser um processo de corrosão do ferro, onde os átomos de ferro sofrem oxidação, perdendo elétrons. A aplicação de uma camada de outro metal sobre o ferro o protege da oxidação.

Considere as reações de redução e os respectivos potenciais apresentados a seguir.

Imagem 019.jpg

O elemento que seria útil para a proteção do ferro é o
Alternativas
Q170975 Química
A corrosão externa é uma das grandes causas de vazamento em tubulações e reservatórios. Pinturas e revestimentos ajudam a minimizar esse desgaste. A galvanização consiste em uma proteção eficiente para tubulações de aço, onde uma camada de zinco é aplicada sobre a superfície da liga metálica. Essa camada atua como uma barreira, minimizando a ação da água e do oxigênio sobre o aço.

Sobre a galvanização, afirma-se que
Alternativas
Q170976 Química
Um técnico recebeu a incumbência de preparar solução aquosa de Imagem 021.jpg a partir de um frasco de ácido clorídrico recém-adquirido, que traz, em seu rótulo, as seguintes informações: densidade = 1,2 g/cm3 e contém 36,5 % em massa de Imagem 020.jpg

O volume da solução contida no frasco recém-adquirido que deve ser transferido para um cilindro graduado, visando ao preparo de 1,0 L de solução aquosa 0,15 mol L-1 , é
Alternativas
Q170977 Química
Um técnico tenta identificar um metal específico em um conjunto de três metais desconhecidos que estão sobre sua bancada. Num primeiro experimento, ele colocou cada um dos metais em solução aquosa de ácido clorídrico concentrado e verificou que dois não reagiram. Com aquele que reagiu completamente com o ácido, ele obteve, a partir de 0,0486 g do metal, 44,7 mL de gás hidrogênio, recolhido a 27 °C e na pressão de 1,1 atm.

Considerando os resultados desse experimento, o metal em questão pode ser
Alternativas
Q170978 Química
Um recipiente de vidro de volume igual a 30 L, bem vedado, contém em seu interior 56 g de gás Imagem 022.jpg e 16 g de gás Imagem 023.jpg na temperatura de 27 °C.

Considerando que os gases, nessas condições, não reagem entre si e têm comportamento ideal, a pressão total no interior do recipiente de vidro, em atm, é aproximadamente
Alternativas
Q170979 Química
Um balão contém em seu interior 2,0 L de gás He na temperatura de 25 °C. Esse balão foi introduzido em um recipiente com nitrogênio líquido para reduzir a temperatura do gás para –193 °C (80 K), mantendo a pressão inalterada.

Considerando o comportamento ideal do gás, o volume do balão será reduzido a aproximadamente
Alternativas
Q170980 Química
Cloreto de hidrogênio, de fórmula Imagem 024.jpg é uma substância composta que se ioniza quando dissolvida em água.

Imagem 025.jpg

De acordo com a teoria ácido-base de Bronsted e Lowry, nessa ionização, a espécie que doa um próton é o ácido, e a que recebe o próton é a base. Por tratar-se de uma reação reversível, o ácido com a sua base conjugada são, respectivamente,
Alternativas
Q170981 Química
Na temperatura ambiente, cloreto de sódio e sulfato de potássio são sais que, dissolvidos em água, liberam íons que não se hidrolisam. Acetato de potássio, bicarbonato de sódio e cloreto de amônio são sais que liberam íons quando dissolvidos em água; desses, há os que se hidrolisam e os que não se hidrolisam.

Imagem 031.jpg

Considerando os íons dos sais que reagem com a água (hidrólise) e os que não reagem, afirma-se que a solução aquosa de

Alternativas
Q170982 Química
Um técnico dispõe de dois frascos. Um contendo solução de KOH 0,5 mol L-1 e outro contendo solução de NaOH 1,5 mol L-1 . Ele transferiu 40 mL da solução de KOH e 60 mL da solução de NaOH para um cilindro graduado de 1,0 L, acrescentou água destilada até o traço de referência (1,0 L) e, em seguida, homogeneizou bem a mistura.

Com esses procedimentos, ele obteve uma solução final cuja concentração de OH- em quantidade de matéria (mol L-1 ) é
Alternativas
Q170983 Química
A separação de íons em solução por meio de precipitação seletiva é uma prática muito importante em química analítica. A abordagem que NÃO pode ser usada para separação de íons em solução é a(o)
Alternativas
Q170984 Química
Várias fases sólidas são usadas para obter-se separação entre espécies químicas tirando vantagem de pequenas diferenças em alguma propriedade de duas ou mais espécies químicas. Dentre essas propriedades, NÃO se inclui
Alternativas
Q170985 Química
A incerteza associada a um resultado analítico tem como origem os erros aleatórios de todas as etapas do processo. A correção de qualquer fonte de erro sistemático do processo se faz necessária para um cálculo de incerteza adequado.

Sobre os erros do processo analítico, pode-se afirmar que
Alternativas
Q170987 Química
A extração líquido-líquido é baseada na partição de um soluto entre duas fases líquidas imiscíveis com as quais possui diferentes afinidades. Um soluto tem a constante de distribuição entre clorofórmio e água Imagem 035.jpg

A percentagem de soluto que permanece em 50 mL de fase aquosa após a adição de 50 mL de clorofórmio e agitação vigorosa em um funil de separação é, aproximadamente,
Alternativas
Q170988 Química
Imagem 036.jpg

A inclinação de uma curva de calibração (curva analítica), mais conhecida como sua sensibilidade (m), é um parâmetro indicador da capacidade do método analítico em discriminar duas quantidades diferentes de um mesmo analito. Acima, estão tabelados os resultados em uma curva de calibração que relaciona fluorescência de quinino (em unidades arbitrárias de fluorescência - U.A.) e a concentração de quinino, em mg/L, em uma amostra de água tônica.

O valor da sensibilidade da curva analítica, em U.A. L/mg, é, aproximadamente,
Alternativas
Q170989 Química
Imagem 037.jpg
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: A
5: D
6: E
7: C
8: B
9: D
10: B
11: A
12: E
13: C
14: A
15: E
16: D
17: C
18: A
19: A
20: B