Questões de Concurso Público Innova 2012 para Engenheiro de Equipamento Júnior - Elétrica
Foram encontradas 32 questões
A Figura acima ilustra um circuito composto de uma fonte de tensão contínua e resistores. Os valores conhecidos da tensão da fonte e das resistências estão dispostos na própria Figura.
Qual deve ser o valor, em ohms, da resistência R para que a corrente no resistor de 15 Ω seja nula (I = 0 A)?
Qual deve ser a potência reativa do banco de capacitores, em volt-ampère reativo, de forma a obter-se o resultado desejado?
Nessa situação, o técnico deve
A Figura acima ilustra duas máquinas síncronas acopladas pelos seus eixos de rotação, sendo um motor síncrono conectado ao sistema elétrico A (Motor Síncrono A) e um gerador síncrono que alimenta o sistema elétrico B (Gerador Síncrono B). O sistema elétrico A tem frequência de 50 Hz, e o sistema elétrico B tem frequência de 60 Hz.
Se o Motor Síncrono A tem 20 polos, quantos polos deve ter o Gerador Síncrono B para que alimente o sistema elétrico B com frequência de 60 Hz?
Em uma instalação elétrica de baixa tensão, considere I z a capacidade de condução de corrente dos condutores utilizados no circuito, I n a corrente nominal do disjuntor de proteção e I p a corrente de projeto do circuito, todas em ampères e nas condições previstas para sua instalação.
Para a correta coordenação entre os condutores utilizados no circuito e o disjuntor de proteção dessa instalação, qual relação, entre as correntes supracitadas, deve ser atendida?
No circuito da Figura acima, a fonte é ideal, de sequência positiva e o fasor da tensão Va é 120 ∠ 20o V.
Sabendo-se que a impedância Zw é 60 ∠ 30o , então, o fasor da corrente Ix, em ampère, é
O valor, em Ω.m, da resistividade desse solo é
Um motor de indução trifásico de rotor bobinado aciona uma carga cujo torque é constante e a velocidade é variável. A Figura ao lado mostra as curvas torque-velocidade para três pontos de operação do conjunto.
De acordo com as informações apresentadas, a variação de velocidade do motor é feita por
A Figura acima mostra o circuito π-equivalente de uma linha de transmissão longa monofásica. A impedância longitudinal e a admitância transversal por unidade de comprimento são z e y, respectivamente.
Considerando-se que o comprimento total da linha seja L, então, o valor da impedância Zπem função de z, y e L é
A Figura acima mostra uma linha de transmissão a vazio quando uma barra metálica provoca um curto-circuito entre as fases b e c. A resistência elétrica da barra é de 60 Ω e o curto é sustentado por um tempo indeterminado.
O fasor, em kA, da corrente de sequência positiva durante o curto-circuito é
A Figura acima mostra, parcialmente, o diagrama unifilar de um sistema elétrico de potência. Os geradores estão operando em suas tensões nominais e a diferença angular entre suas tensões é de 30o .
O valor, em MW, da potência transmitida pela linha é
A Figura acima mostra parcialmente o diagrama unifilar de um sistema de potência, juntamente com o sistema de proteção.
O número de zonas de proteção desse sistema é
A Figura acima mostra, de forma simplificada, o circuito de um sistema No-break. Quando a rede elétrica está operando normalmente, a tensão de linha de entrada é dada por vab (t) = 100πcos(ωt), e o banco de baterias é recarregado pelo retificador com uma tensão, cujo valor médio é 10% superior ao valor da tensão do banco.
De acordo com as informações apresentadas, o valor, em volts, da tensão do banco de baterias é
Considerando que o raio do círculo equivalente à área dessa malha é igual a 25 m e que a malha está enterrada a uma profundidade inferior a 25 cm, de forma a ser possível desconsiderar essa profundidade, então, o valor, em ohms, da resistência de aterramento dessa malha é
O valor, em kVAr, da potência total do banco de capacitores a ser utilizado para corrigir esse fator de potência para o valor desejado é
O aterramento elétrico de uma instalação é feito por um conjunto de 4 hastes enterradas verticalmente e alinhadas, conforme mostrado na Figura 1. No Quadro 1, as resistências próprias e mútuas do sistema são apresentadas em função da resistividade aparente do solo ρa .
a Supondo que ρa = 425 Ω.m , então, o valor, em ohms, da resistência equivalente desse sistema de aterramento é
O circuito da Figura acima é composto por uma carga trifásica equilibrada com conexão triângulo. A fonte trifásica que alimenta essa carga é também equilibrada, com sequência de fase ABC, constituindo assim um sistema trifásico simétrico. Conhecendo as correntes de fase ( ¡ab, ¡bc e ¡ca ), deseja-se determinar, através de uma expressão genérica, a corrente de linha ¡a a partir da corrente , ¡ab a corrente de linha ¡b a partir da corrente ¡bc e a corrente de linha ¡c a partir da corrente ¡ca .
Sendo a corrente de linha genérica a se determinar ¡L e a respectiva corrente de fase utilizada ¡F , qual é a expressão genérica que determina as correntes de linha do sistema apresentado?
Para essa situação, segundo a referida norma, qual o comprimento máximo, em metros, permitido para o trecho contínuo e retilíneo de tubulação?
A Figura acima ilustra um rotor com 0,25 metro de raio que possui um enrolamento de apenas uma espira. Esse rotor é feito de material não magnético e possui comprimento de 2,0 metros, sendo, dessa forma, o comprimento longitudinal da espira, e está situado em um campo magnético uniforme com densidade de fluxo magnético igual a 0,5 Tesla. Uma corrente de 100 ampères circula pela espira. Os sentidos do campo magnético e da corrente em cada condutor estão mostrados na Figura. Considere o ângulo a de 30o entre o eixo referencial e o eixo que atravessa o centro do rotor alinhado com os condutores da espira. O eixo referencial é ortogonal ao eixo alinhado com o sentido do campo magnético.
Qual o torque, em Newton . metro, aplicado no rotor para essa situação?