Questões de Concurso Público Innova 2012 para Médico do Trabalho Júnior

Foram encontradas 38 questões

Q287052 Segurança e Saúde no Trabalho
Um trabalhador de 54 anos, lotado no serviço de vigilância noturna, procurou o serviço de medicina ocupacional da empresa com queixas polimorfas: dificuldade em conciliar o sono durante o dia, irritabilidade no trato social, inclusive com sua própria família, e ardor epigástrico intenso e episódico, que é aliviado com a ingesta alimentar. Ao exame físico, apresentou-se lúcido, orientado no tempo e no espaço, mucosas normocoradas, facies ansiosa, hipertensão arterial moderada acompanhada de taquicardia, e atitude antálgica, com a mão direita pousada sobre o abdome superior.


Uma hipótese diagnóstica plausível para esses sinais e sintomas é a de

Alternativas
Q287054 Segurança e Saúde no Trabalho
Determinada convenção da Organização Internacional do Trabalho atribui a um ente organizacional certas competências, como, por exemplo: identificar e avaliar os riscos à saúde nos locais de trabalho; promover a vigilância da saúde dos trabalhadores e dos fatores e práticas de trabalho que possam afetá-la; participar de programas de melhorias nas práticas de trabalho e nas inspeções de novos equipamentos; prover assistência na adoção de medidas de reabilitação profissional; colaborar na difusão de informações, na formação e na educação em matéria de saúde, higiene no trabalho e ergonomia, além de participar na análise de acidentes do trabalho e de doenças profissionais.


O ente a que se refere a convenção é

Alternativas
Q287055 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a NR 17:1990, relativa à Ergonomia, nas atividades de processamento eletrônico de dados, o número máximo de toques reais exigidos pelo empregador não deve ser superior a 8.000 por hora trabalhada.


Para os efeitos dessa NR, considera(m)-se toque real

Alternativas
Q287056 Segurança e Saúde no Trabalho
Por definição largamente aceita e empregada na literatura especializada de higiene do trabalho, o grupo dos aero- dispersóis compreende substâncias químicas dispersas no ar atmosférico do meio ambiente de trabalho, em decorrência de inúmeros processos industriais.


Os fumos metálicos, por exemplo, são

Alternativas
Q287057 Segurança e Saúde no Trabalho
O treinamento dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), em primeiro mandato, é possível de ser realizado no prazo

Alternativas
Q287058 Segurança e Saúde no Trabalho
Os produtos químicos utilizados no local de trabalho devem ser classificados quanto aos perigos para a segurança e a saúde dos trabalhadores, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS), da Organização das Nações Unidas. Seus rótulos ou etiquetas devem conter os seguintes elementos: identificação e composição do produto químico, pictograma(s) de perigo, palavra(s) de advertência, frase(s) de perigo, frase(s) de precaução e informações suplementares.


Esses cuidados dispostos na regulamentação específica são obrigatórios e se referem à

Alternativas
Q287059 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 15:1978, entre outros atributos, define situações que expõem os trabalhadores a exercício insalubre em seus locais de trabalho.


A concentração ou a intensidade máxima ou mínima, relacionada à natureza do agente e ao tempo de exposição a ele, sem que haja dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral, caracteriza uma situação tecnicamente conhecida como

Alternativas
Q287060 Segurança e Saúde no Trabalho
Diante das sucessivas queixas dos trabalhadores de uma indústria sobre cãibras nos seus membros inferiores, ocorreu uma determinação superior no sentido de reavaliar os níveis calóricos no interior do galpão, situado próximo a uma expressiva fonte emissora de calor. O objetivo era detectar uma possível sobrecarga térmica sobre os trabalhadores ali lotados. Para possibilitar o cálculo do Índice Bulbo Úmido Termômetro de Globo (IBUTG), foram aferidas a temperatura de globo (tg= 32,5 °C), a temperatura de bulbo úmido natural (tbn=28,7 °C) e a temperatura de bulbo seco (tbs=37,5 °C).


O IBUTG calculado foi de

Alternativas
Q287062 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 32:2005 (Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde) estabelece que a todos os trabalhadores de serviços de saúde deve ser fornecido gratuitamente, entre outras vacinas previstas no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), um programa de imunização ativa contra as seguintes doenças:

Alternativas
Q287063 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Lei no 8.974/1995, as normas de segurança e os mecanismos de fiscalização no uso das técnicas de engenharia genética na construção, cultivo, manipulação, transporte, comercialização, consumo, liberação e descarte de organismos geneticamente modificados (OGM), visando a proteger a vida e a saúde do homem, dos animais e das plantas bem como o meio ambiente, constituem o campo de abrangência e de competência da

Alternativas
Q287064 Segurança e Saúde no Trabalho
Há uma instituição de abrangência nacional, cuja finalidade é promover a proteção da saúde da população. Essa proteção se dá não só através do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária — incluindo-se os ambientes, os processos, os insumos e as tecnologias a eles relacionados —, como também através do controle de portos, aeroportos e fronteiras.


Essa instituição denomina-se

Alternativas
Q287065 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Instrução Normativa INSS/PRES no 31, de 10/09/2008, a caracterização do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP) entre o trabalho e o agravo compete à(ao)

Alternativas
Q287066 Segurança e Saúde no Trabalho
Os princípios da universalidade, da prevenção, da precedência das ações de promoção, proteção e prevenção sobre as ações de assistência, reabilitação e reparação, além dos princípios do diálogo social e da integralidade, são fundamentos norteadores da

Alternativas
Q287067 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a NBR ISO 19011:2002, as auditorias internas são conduzidas pela própria organização, ou em seu nome, para análise crítica pela direção e para outros propósitos internos, podendo formar a base para uma autodeclaração de conformidade da organização.


Esse tipo de operação denomina-se auditoria de

Alternativas
Q287068 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a Portaria MS/GM no 2.048, de 05/11/2002, deve-se dar assistência, num primeiro nível de atenção, aos pacientes portadores de quadros agudos de natureza clínica, traumática ou ainda psiquiátrica, que possam levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte. Essa assistência deve incluir atendimento e/ou transporte adequado a um serviço de saúde hierarquizado, regulado e integrante do Sistema Estadual de Urgência e Emergência.


Esse tipo de atendimento é considerado como

Alternativas
Q287069 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com a NBR ISO 9001:2008, da ABNT, a alta direção de uma empresa deve assegurar que os requisitos do cliente sejam determinados e atendidos, com o propósito de aumentar a satisfação desse público.


Esse enfoque significa que o foco da política de qualidade deve privilegiar

Alternativas
Q287070 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR 30 (Plataforma e Instalações de Apoio), cada operador de instalação deverá constituir uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) a bordo da plataforma pela qual é o responsável, sempre que o número de empregados nela lotado seja igual ou maior que

Alternativas
Q287071 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo o Anexo 12 da NR 15, exposição ao asbesto é a exposição no trabalho às fibras de asbesto respiráveis ou à poeira de asbesto em suspensão no ar.


As fibras respiráveis de asbesto são definidas como aquelas que possuem diâmetro

Alternativas
Q287072 Segurança e Saúde no Trabalho
Com vistas a obter a certificação em OSHAS 18001:1999, uma empresa metalúrgica solicitou que um engenheiro de segurança do trabalho analisasse as condições a que estavam expostos os operários. O engenheiro logo percebeu que, no setor de corte de chapas a frio, o nível de ruído era extremamente elevado por conta das máquinas pesadas e dos compressores em atividade. Além disso, notou que o ruído era transmitido através da estrutura do piso do galpão, chegando até os trabalhadores, apesar de eles usarem protetores auriculares com CA. O engenheiro, então, elaborou um projeto constituído de duas medidas técnicas principais: exteriorização dos compressores e aplicação de calços de borracha em todo o maquinário do referido setor de trabalho.


Sendo assim, ao serem implementadas, essas medidas são consideradas como uma ação

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: E
4: E
5: C
6: B
7: D
8: C
9: B
10: D
11: C
12: D
13: A
14: D
15: A
16: E
17: A
18: A
19: B
20: C