Questões de Concurso Público LIQUIGÁS 2012 para Profissional Júnior - Desenvolvimento de Aplicações

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Q476241 Programação
Considere o seguinte trecho de código em linguagem Java.

                   class S {
                        private int Tamanho;
                        private int[] sArray;
                        private int top;
                   //--------------------------------------------------------------
                        public S(int s) // constructor
                        {
                                 Tamanho = s;
                                 sArray = new long[Tamanho]; // create array
                                 top = -1;
                         }
                   //--------------------------------------------------------------
                         public void coloca(int j)
                         {
                                 sArray[++top] = j;
                        }
                   //--------------------------------------------------------------
                         public long tira()
                         {
                                  return sArray[top--];
                        }
                   //--------------------------------------------------------------
                   } // end class S

Esse trecho implementa uma classe que corresponde a uma
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Q476243 Programação
Considere o seguinte trecho de código em HTML.

Trechos ,imagem-011.jpg ou regiões do imagem-017.jpg podem ser marcados com diferentes tags, que permitem especificar suas imagem-020.jpg bem como permitem definir as âncoras de navegação.

Pode-se dizer que a(s) âncora(s) para navegação definida(s) sobre o texto está(ão) no(s) trechos(s) 

Alternativas
Q476250 Programação
Considere o seguinte trecho de código implementado em Java:

      class ArraySort
      {
                   private double [] a;
                   private int nElems;
                   // outras funcoes omitidas
                   // …
                   public void Sort()
                   {
                                int in, out;
                                for (out = nElems-1; out > 1; out--)
                                             for (in = 0; in < out; in++)
                                                          if (a[in] > a[in+1])
                                                                        swap(in, in+1);
                    } // fim da Sort
                    private void swap (int x, int y)
                    {
                                 double temp = a[x];
                                 a[x] = a[y];
                                 a[y] = temp;
                     }
       } // fim da classe ArraySort

O código apresenta a implentação de uma classe ArraySort, que contém um método denominado Sort, cuja finalidade é implementar a
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Q476251 Programação
Considere o seguinte trecho de código na linguagem Java.

              class ContaBancaria {
                       protected double saldo;
                       public Conta(double SaldoInicial) // constructor
                       {
                            saldo = SaldoInicial;
                       }
                            public void deposito(double valor)
                       {
                            saldo = saldo + valor;
                       }
                            public void retirada(double valor)
                       {
                            saldo = saldo - valor;
                       }
              } // fim da classe ContaBancaria
              public class ContaBancariaExt extends ContaBancaria {
                       public void display()
                       {
                            System.out.println(“Saldo = ” + saldo);
                        }
               } // fim da classe ContaBancariaExt

Um programa que utilize a classe ContaBancariaExt e crie uma instância (objeto) dessa classe:
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Q476254 Programação
Inicialmente, aplicações www utilizavam apenas páginas estáticas previamente armazenadas e estruturadas segundo regras de linguagens de marcação como o HTML. Com o passar do tempo, as páginas puderam passar a ser geradas dinamicamente, com base em algum processamento realizado no servidor. Também se tornou possível incrementar as tecnologias e a capacidade de processamento no ambiente dos clientes. Linguagens de script, por exemplo, puderam passar a ser embutidas nas páginas e executadas no ambiente do cliente, em seu navegador. Outra forma mais independente de dotar o cliente de um poder de processamento é permitir que ele possa executar pequenos trechos de código em linguagens de programação como Java, por exemplo. O navegador pode receber esses trechos de código como um recurso independente, sem a necessidade de embutir o código em uma página HTML, e a aplicação passa a contar com um ambiente mais extenso para a sua execução (que passa a incluir uma máquina virtual).

Esses pequenos trechos de código executáveis em uma máquina virtual no cliente ficaram conhecidos como
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Q476257 Programação
Várias linguagens orientadas a objetos surgiram ao longo do tempo, como SmallTalk, C++, Java e C#.
A característica essencial das linguagens orientadas a objetos é de que elas incluem facilidades para permitir a
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Q476260 Programação
As aplicações WWW foram originalmente projetadas para não manter qualquer tipo de estado. No entanto, com a evolução e o aumento da complexidade das aplicações, desenvolvedores começaram a sentir a necessidade de manter informações que pudessem persistir mais tempo do que apenas o intervalo de uma interação. Nesse sentido, uma determinada técnica permite ao servidor enviar um pequeno conjunto de informações que fica armazena- do no cliente. Toda a vez que o browser do cliente interagir com esse servidor, ele enviará as informações contidas nesse conjunto, o que permitirá ao servidor, entre outras coisas, identificar o cliente, saber suas preferências e efetuar correlações com operações feitas anteriormente.

A esse pequeno conjunto de informações armazenado no cliente, dá-se o nome de
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Q476269 Programação
Com a proliferação de aplicações e serviços utilizados na Internet, o conjunto geral de marcadores presente na linguagem HTML começou a se tornar restritivo, e a necessidade de extensões para criar novos tipos de marcadores começou a surgir. Uma das soluções adotadas pelo W3C foi padronizar uma nova linguagem com a capacidade de ser extensível, sobre a qual rótulos pudessem ser criados de acordo com a necessidade das aplicações. De fato, tal linguagem é muito mais uma metalinguagem, no sentido de que, a partir dela, outras linguagens (até mesmo a própria HTML) com suas marcações poderiam ser geradas.

Essa metalinguagem é conhecida como
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Q476284 Programação
De uma forma geral, um compilador é um programa que recebe como entrada o texto de um programa (fonte) em uma certa linguagem e produz como saída outro texto de programa em uma linguagem diferente da utilizada no fonte. Para isso, compiladores são estruturados internamente em uma série de módulos que produzem, em sequência, representações intermediárias do programa fonte ou de suas partes.
A quebra do texto do programa fonte em unidades básicas da linguagem denominadas de tokens é realizada pelo módulo denominado
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Respostas
1: B
2: C
3: E
4: E
5: C
6: A
7: B
8: C
9: B