Questões de Concurso Público Transpetro 2012 para Engenheiro Júnior - Automação

Foram encontradas 15 questões

Q262937 Engenharia Eletrônica
Um sistema dinâmico foi modelado segundo a equação diferencial a seguir, na qual a função forçante é a tensão u(t) e a variável independente é a intensidade de corrente i(t).

Imagem 003.jpg

A função de transferência do sistema elétrico é

Alternativas
Q262942 Engenharia Eletrônica
O Controlador Lógico Programável (CLP) é definido como dispositivo capaz de armazenar instruções destinadas a sistemas automatizados.

É uma característica do CLP

Alternativas
Q262946 Engenharia Eletrônica
O filtro passa-baixas é o nome comum dado a um circuito eletrônico que permite a passagem de baixas frequências e atenua a amplitude das frequências maiores do que a frequência de corte. Ele consiste em um circuito eletrônico simples dotado de um resistor em série e em um capacitor paralelo com a carga. A frequência de corte é determinada pela escolha da resistência e da capacitância.

Admitindo uma resistência Imagem 018.jpg uma capacitância Imagem 019.jpg o valor da frequência de corte, em hertz, é

Alternativas
Q262947 Engenharia Eletrônica
Um circuito elétrico tem uma função de transferência dada por G(s) = Imagem 020.jpg

Para que o sistema seja estável, é necessário e suficiente que

Alternativas
Q262950 Engenharia Eletrônica
O controlador frequentemente utilizado em sistemas de controle em malha fechada é o

Alternativas
Q262956 Engenharia Eletrônica
Sistemas controladores pneumáticos e hidráulicos têm larga aplicação na automação industrial. Considere as afirmativas a seguir, que comparam os dois tipos de sistemas controladores.

I – O ar não tem propriedades lubrificantes e sempre contém vapor d’agua, enquanto que o óleo é lubrificante e permite transferir calor gerado no sistema para um trocador de calor conveniente.

II – As potências de saída dos sistemas pneumáticos são consideravelmente superiores às dos sistemas hidráulicos.

III – A precisão dos atuadores pneumáticos é deficiente nas baixas velocidades, enquanto que a precisão dos atuadores hidráulicos é satisfatória em todas as velocidades.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q262962 Engenharia Eletrônica
Um filtro é uma estrutura capaz de atenuar ou rejeitar certa faixa de frequência de um sinal, permitindo a passagem das demais frequências, e tem, entre outras, inúmeras aplicações em engenharia elétrica, eletrônica e de telecomunicações.

Uma vantagem dos filtros ativos, construídos usando-se amplificadores operacionais, é que tais filtros

Alternativas
Q262963 Engenharia Eletrônica
Imagem 042.jpg

O circuito acima é composto de dois amplificadores operacionais ideais e idênticos, cujas fontes de tensão simétricas de alimentação não foram representadas no circuito. Dois resistores de valor R e dois capacitores de valor C, também ideais, foram acrescentados para compor o circuito.

Qual a função matemática que o circuito representa?

Alternativas
Q262964 Engenharia Eletrônica
Imagem 048.jpg

O circuito mostrado na figura é composto de um amplificador operacional (OP), com alto ganho de tensão, devidamente polarizado, e sua saída aciona um diodo emissor de luz (LED). O resistor R limita a corrente máxima permitida no LED.

Sabendo-se que a entrada “Vi” do operacional recebe uma tensão senoidal de valor de pico igual a 30 V, qual é o nível, em volts, dessa tensão necessário para acender o LED?

Alternativas
Q262965 Engenharia Eletrônica
Imagem 049.jpg

O circuito da figura é um controlador de intensidade luminosa, na qual uma lâmpada incandescente é usada como carga. Para realizar essa função, usam-se dispositivos eletrônicos conhecidos como Triac e Diac, representados na mesma figura. O circuito de controle é feito através de uma malha defasadora RC, com R variável, que atrasa a tensão no capacitor em relação à tensão da rede de alimentação.

Nesses termos, o Triac é disparado

Alternativas
Q262966 Engenharia Eletrônica
Imagem 050.jpg

O circuito eletrônico digital acima representa um contador binário e é construído usando-se 4 J-K flip-flops (FF 0,1, 2 e 3), tipo T (entradas J e K ligadas a “1” lógico). Quando a entrada clear recebe um pulso “0”, leva a “0” todas as saídas Q dos flip-flops do circuito. Um trem de pulsos, representado no circuito, excita a entrada Clock do primeiro flip-flop, e, a cada descida do pulso de Clock, o flip-flop muda de estado.

Com base no circuito e nas considerações acima, identifica-se que o circuito representa um contador módulo

Alternativas
Q262967 Engenharia Eletrônica
Imagem 051.jpg

O circuito eletrônico digital da figura é um multiplex com canais de informação I 0 , I 1 , I 2 e I 3 , variáveis de seleção X e Y, e saída multiplexada S.

A seguir, vê-se um quadro com os valores das variáveis X e Y e cinco possíveis saídas.

Imagem 052.jpg

A representação da Saída Multiplexada S é a saída

Alternativas
Q262968 Engenharia Eletrônica
Imagem 053.jpg

O circuito eletrônico digital acima, composto de diodos ideais, representa uma porta lógica de duas entradas X e Y e uma saída Z. Conforme mostrado na figura, a lógica que é usada é a lógica negativa, na qual o nível de tensão para “0” lógico vale 0V e para “1” lógico vale -5V. A tabela a seguir relaciona os valores das entradas X e Y com possíveis valores de saída.

Imagem 054.jpg

A saída que corresponde à saída Z do circuito é a

Alternativas
Q262970 Engenharia Eletrônica
Os métodos usados para preparar adequadamente a função de transferência de um sistema, visando à determinação de seus polos e zeros, constitui poderoso ferramental matemático para o estudo da estabilidade de sistemas elétricos e eletrônicos.

Dentro desse contexto, sabendo-se que um dado sistema apresenta a seguinte função de transferência

Imagem 056.jpg

quais os valores de seus polos?



Alternativas
Q262971 Engenharia Eletrônica
Com o objetivo de facilitar o cálculo da função de transferência de um sistema complexo, é comum representá-lo pelo seu diagrama em blocos. Com base em seu diagrama original, é possível reorganizar ou rearranjar esses blocos obedecendo a regras específicas denominadas álgebra de blocos. Dessa forma, comparando-se as equações correspondentes, podem ser criados diagramas equivalentes.

O par que representa os diagramas em blocos original e equivalente é

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: E
5: B
6: C
7: B
8: D
9: E
10: E
11: B
12: B
13: D
14: D
15: C