Questões de Concurso Público Transpetro 2012 para Engenheiro Júnior - Segurança

Foram encontradas 46 questões

Q287454 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação a caldeiras, verifica-se que
Alternativas
Q287455 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR 33 estabelece os requisitos mínimos em relação à segurança e à saúde dos trabalhadores em espaços confinados.

Uma das medidas técnicas de prevenção consiste em
Alternativas
Q287456 Segurança e Saúde no Trabalho
Nos edifícios em construção com oito ou mais pavimentos, a partir do térreo ou de altura equivalente, é obrigatória a instalação de pelo menos um elevador de passageiros, devendo seu percurso alcançar toda a extensão vertical da obra.

O elevador de passageiros deve ser instalado a partir da conclusão da laje de piso do
Alternativas
Q287457 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR 35 (Trabalho em altura), considera-se trabalhador capacitado para trabalho em altura aquele que tenha sido aprovado após treinamento com uma determinada carga horária mínima.

O tipo de treinamento e a carga horária mínima para a capacitação desse funcionário são, respectivamente,
Alternativas
Q287458 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação a máquinas e ferramentas, verifica-se que
Alternativas
Q287461 Segurança e Saúde no Trabalho
Em uma indústria em final de construção, ao consultar a NR 10 (Segurança em instalações e serviços em eletricidade), um engenheiro elétrico verifica a necessidade de que essa indústria venha a constituir prontuário de instalações elétricas.

O motivo para a constituição desse prontuário é que a carga instalada é superior, em kW, a
Alternativas
Q287462 Segurança e Saúde no Trabalho
A NBR ISO 19011:2002 (Diretrizes para auditoria de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental), na tabela I, estabelece os parâmetros necessários para que um profissional seja considerado um auditor.

No parâmetro treinamento em auditoria, quantas horas de treinamento o profissional deve ter?
Alternativas
Q287463 Segurança e Saúde no Trabalho
De acordo com o que se encontra nas normas sobre Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (Requisitos OHSAS 18001: 2007), define-se perigo como
Alternativas
Q287464 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação a Diretrizes sobre Sistemas de Gestão de Segurança e a Saúde no Trabalho da OIT, considere as afirmativas abaixo.

I - A política nacional em matéria de sistemas de gestão da SST deveria estabelecer os princípios e os procedimentos para promover a participação dos trabalhadores e de seus representantes em nível da organização.

II - O empregador deveria assegurar que os trabalhadores e seus representantes fossem consultados, informados e capacitados em todos os aspectos de SST relacionados ao seu trabalho, incluídas as disposições relativas a situações de emergência.

III - Os objetivos em matéria de segurança e de saúde no trabalho devem ser aprovados pelos trabalhadores na comissão de fábrica, ratificados pela direção da empresa e, posteriormente, comunicados a todos os funcionários de cargos e níveis pertinentes à organização.

É correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Q287465 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR 16 (Atividades e Operações Perigosas), as embalagens para líquidos inflamáveis classificam-se em determinados tipos de grupos, conforme o nível de risco apresentado.

O grupo de embalagens do tipo I é classificado como de risco

Alternativas
Q287466 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NBR ISO 31000:2009 (Gestão de Riscos – Princípios e Diretrizes), constata-se que gestão de risco é(são)
Alternativas
Q287467 Segurança e Saúde no Trabalho
Há uma técnica que exige, necessariamente, uma equipe multidisciplinar de especialistas, com conhecimento e experiências nas suas áreas de atuação, avaliando as causas e os efeitos de possíveis desvios operacionais.

Utilizando palavras guias, de forma a que o grupo chegue a um consenso e proponha soluções para o problema, essa técnica é denominada
Alternativas
Q287468 Segurança e Saúde no Trabalho
O documento que define a política e as diretrizes de um sistema de gestão, tendo em vista a prevenção de acidentes em instalações ou em atividades potencialmente perigosas, é denominado
Alternativas
Q287469 Segurança e Saúde no Trabalho
Há uma técnica dedutiva que permite identificar as causas básicas de acidentes e de falhas num determinado sistema, além de possibilitar a estimativa da frequência com que uma determinada falha pode ocorrer.

Essa técnica é denominada
Alternativas
Q287470 Segurança e Saúde no Trabalho
Com relação aos riscos social e individual, considere as afirmativas abaixo.

I - O risco social refere-se ao risco para um determinado número ou agrupamento de pessoas expostas aos danos decorrentes de um ou mais cenários acidentais.

II - A estimativa do risco social em um estudo de análise de riscos requer as informações quanto ao tipo de população, aos efeitos em diferentes períodos (diurno, noturno), às respectivas condições meteorológicas e às características das edificações onde as pessoas se encontram, de forma que eventuais proteções possam ser levadas em consideração.

III - O risco individual é relativo a uma pessoa, presente na iminência de um perigo, considerando-se a natureza do dano que pode ocorrer e o período de tempo em que esse dano pode acontecer.

IV - Para o cálculo do risco individual num determinado ponto da vizinhança de uma planta industrial, pode-se assumir que as contribuições de todos os eventos possíveis são somadas; assim, o risco individual total num determinado ponto pode ser calculado pelo somatório de todos os riscos individuais nesse ponto.

São corretas as afirmações
Alternativas
Q287471 Segurança e Saúde no Trabalho
A sistematização da técnica é feita através da aplicação de uma planilha de registro. Nessa planilha, são expressos os dados qualitativos das avaliações de riscos que são gerados através da expressão matemática frequência x consequência.

Essa técnica de análise de risco é denominada
Alternativas
Q287472 Segurança e Saúde no Trabalho
Há uma técnica de análise de riscos que se aplica somente a equipamentos ou a outros sistemas, não cabendo nessa ferramenta a inclusão de falhas operacionais ou humanas. Ela se limita, com profundidade de detalhamento, ao sistema “físico”. Um de seus principais objetivos é o cálculo de probabilidades de falhas de montagens, subsistemas e sistemas, a partir das probabilidades individuais de falha de seus componentes.

A técnica de análise de risco descrita é a
Alternativas
Q287473 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NBR 11681:1998 (Mangueiras de incêndio – Requisitos e métodos de ensaio), a mangueira de incêndio destinada à área industrial, em que é desejável resistência maior à abrasão e à pressão de trabalho de 1.370 kPa (14 kgf/cm2 ), é a de tipo
Alternativas
Q287474 Segurança e Saúde no Trabalho
Existe uma simbologia para a identificação dos tipos de extintores de incêndio portáteis.

Associe o tipo de extintor ao seu agente.

Imagem 003.jpg

As associações corretas são:
Alternativas
Q287475 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NBR 14276:2006 (Brigada de incêndio – Re- quisitos), é considerado habilitado a ser instrutor de incêndio o profissional que possuir determinada formação com uma carga horária mínima.

O(s) curso(s) obrigatório(s) e sua(s) respectiva(s) carga(s) horária(s) mínima(s) é(são): prevenção e combate a incêndio e

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: D
5: E
6: E
7: E
8: B
9: D
10: A
11: D
12: C
13: D
14: A
15: E
16: B
17: E
18: D
19: E
20: E