Questões de Concurso Público Transpetro 2012 para Químico de Petróleo Júnior

Foram encontradas 23 questões

Q258107 Engenharia Química e Química Industrial
Considere que um sistema a temperatura de 30 °C e a pressão de 1 atm é formado por 2 mols de um gás ideal. Suponha que o sistema seja isobárico e que o volume do gás sofra um aumento, assumindo o dobro de seu valor inicial.
Nessas condições, a temperatura desse gás irá
Alternativas
Q258114 Engenharia Química e Química Industrial
Observe as afirmações a seguir relacionadas com importantes conceitos da termodinâmica
I - Entalpia é uma grandeza cuja variação depende apenas do estado inicial e final do sistema.
II - A variação de energia de um sistema é função do calor e do trabalho realizado.
III - O trabalho realizado por um sistema não é uma função de estado, pois independe de como a mudança foi produzida.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q258115 Engenharia Química e Química Industrial
Um gás executa um ciclo termodinâmico quando é submetido a sucessões repetitivas de transformações termodinâmicas. Associe os ciclos termodinâmicos às transformações que neles ocorrem.
Ciclo Termodinâmico:
 I - Carnot
II - Diesel
III - Otto

Transformações:
P - Duas adiabáticas e duas isobáricas
Q - Duas adiabáticas e duas isotérmicas
R - Duas adiabáticas e duas isocóricas
S - Duas adiabáticas, uma isobárica e uma isocórica

Estão corretas as associações
Alternativas
Q258116 Engenharia Química e Química Industrial
Gás natural, cuja composição molar é 90% de metano, 7% de etano e 3% de propano, escoa no interior de uma tubulação de 0,05 m 2 de área de seção transversal, com velocidade uniforme igual a 0,28 m/s, na temperatura de 25 °C e pressão de 200 kPa.
Qual é a vazão mássica do gás natural nesse escoamento, expressa em kg/s, considerando comportamento ideal do gás. Dado constante universal dos gases R= 8,31 j/(mol-k)
Alternativas
Q258117 Engenharia Química e Química Industrial
Ar escoa em regime turbulento no interior de uma tubulação, que é aquecida pelo lado externo por vapor d'água.
Nessa situação, o coeficiente de transferência de calor por convecção NÃO será afetado pelo(a)
Alternativas
Q258118 Engenharia Química e Química Industrial

O fluido quente de um trocador de calor de correntes paralelas entra a 160 °C e sai a 80 °C, e o fluido frio entra a 20 °C e sai a 60 °C.
Qual é a diferença média logarítmica das temperaturas expressa em °C?

Dado: Tabela de logaritimos neperianos, aproximados na primeira decimal. Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q258119 Engenharia Química e Química Industrial
Imagem 042.jpg

A figura ilustra uma transformação de 1.000 mols de um gás ideal que recebe do meio externo uma quantidade de calor igual a 22 x 10 5 J. No estado B, a temperatura do gás é igual a 362 K.

Na transformação apresentada na figura, a quantidade de trabalho realizado e a variação da energia interna deste gás, expressas em 10 5 J, são, respectivamente, Dado Constante universal dos gases = 8,31 J/(mol.K)
Alternativas
Q258120 Engenharia Química e Química Industrial
Existem vários tipos de trocadores de calor e suas aplicações dependem das características dos fluidos bem como da escala.
Nos trocadores de calor do tipo serpentina, a
Alternativas
Q258123 Engenharia Química e Química Industrial
A palavra termodinâmica se origina do grego therme, que significa calor, e, dynamis, que representa força. A aplicação na área das ciências exatas e das engenharias é uma importante ferramenta para o estudo da energia e da relação entre as propriedades da matéria. Considere as afirmações baseadas nos conceitos da termodinâmica.
I - Em reações exotérmicas sob pressão constante, há redução da energia total do sistema, o que significa que a entalpia dos produtos (HP) será menor que a entalpia dos reagentes (HR), sendo a variação da entalpia de reação negativa Imagem 044.jpg
II - Processos irreversíveis e que ocorrem em um sistema isolado adiabaticamente apresentam sempre valores de entropia crescentes até atingirem o chamado valor máximo de entropia, obtido no equilíbrio do sistema (onde dS = 0).
III - A energia livre de Gibbs, padrão de formação de uma dada substância, corresponde à variação de entalpia livre da reação de formação da citada substância, em valores de pressão de 1 atm e na temperatura T, a partir de componentes na sua forma elementar, puros e estáveis, nas mesmas pressão e temperatura.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q258128 Engenharia Química e Química Industrial
Um gás ideal a 27 °C se expande reversivel e isotermicamente de 20 L a 60 L em um sistema que contém 2 mols desse gás em sua composição.
O trabalho, em joules, trocado com o ambiente durante tal processo de expansão, é
Dados: Constante universal dos gases R= 8,31 J.K−1.mol−1  1 L.atm = 101,3 J ln 3 = 1,1
Alternativas
Q258129 Engenharia Química e Química Industrial
Imagem 051.jpg

A figura mostra um manômetro diferencial, onde o fluido A é salmoura, B é óleo, e o fluido manométrico é mercúrio. Sendo h1 = 40 cm, h2 = 120 cm, h3 = 90 cm e h4 = 15 cm, qual é a diferença de pressão entre os pontos A e B, expressa em kPa?  Dados:  Massa específica da salmoura ρsalmoura = 1200 kg/m³  Massa específica do mercúrio ρHg = 13600 kg/m³  Massa específica do óleo ρóleo = 800 kg/m³  Aceleração da gravidade g = 10 m/s2
Alternativas
Q258130 Engenharia Química e Química Industrial
A teoria para o cálculo da força de empuxo está diretamente relacionada ao Princípio de Archimedes que diz: todo corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, é sujeito a uma força vertical aplicada pelo fluido, com sentido
Alternativas
Q258131 Engenharia Química e Química Industrial
Para o armazenamento de um produto, são utilizados tanques de 60.000 L, que são cheios até 96% de seu volume nominal. O produto chega aos tanques através de uma tubulação de 0,008 m2 de área de seção transversal, escoando a uma velocidade de 1 m/s.

Se o tempo total gasto por dia para o intervalo entre o enchimento dos tanques é de duas horas (tempo morto), o número de tanques preenchidos em um dia é igual a
Alternativas
Q258132 Engenharia Química e Química Industrial
A sigla NPSH vem da expressão em inglês Net Positive Suction Head, cuja tradução literal para a língua portuguesa não expressa clara e tecnicamente o que significa na prática. No entanto, é de vital importância para fabricantes e usuários de bombas o conhecimento do comportamento dessa variável. Analise as afirmações a seguir a respeito de NPSH.
I - Em termos técnicos, o NPSH é defi nido como a altura total de sucção referida à pressão atmosférica local, existente no centro da conexão de sucção, somada à pressão de vapor do líquido.
II - As perdas de carga no escoamento pela tubulação de sucção influenciam no valor do NPSH disponível.
III - Quando o NPSH requerido for maior do que o NPSH disponível, ocorrerá cavitação da bomba.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q258133 Engenharia Química e Química Industrial
Benzeno, que tem viscosidade igual a 0,64 x 10-3 Pa.s e densidade igual a 0,88 g/cm3 , escoa em uma tubulação de 10 cm de diâmetro, a uma velocidade de 0,6 m/min.

Para tal situação, o Número de Reynolds e o regime de escoamento são:
Alternativas
Q258134 Engenharia Química e Química Industrial
A destilação fracionada é uma das operações mais empregadas em indústrias de grande porte. Consiste em uma operação de separação de misturas por intermédio de vaporizações e condensações sucessivas
Alternativas
Q258135 Engenharia Química e Química Industrial
Existem três tipos convencionais de colunas de destilação: colunas com pratos e borbulhadores, colunas com pratos perfurados e colunas com recheios, que funcionam com a finalidade de promover ao máximo o contato entre as fases líquida e vapor. No entanto, há algumas vantagens e desvantagens em cada tipo.

As colunas com recheio
Alternativas
Q258136 Engenharia Química e Química Industrial
Um fluido escoa em uma tubulação linear de diâmetro nominal igual a 25 mm, que tem duas válvulas do tipo globo, de modo a controlar o fluxo. Devido a modificações na planta, as válvulas globo foram substituídas por três válvulas borboleta e foi necessária a instalação de dois joelhos retos. A seguir, é dada a tabela de comprimentos equivalentes de um fabricante para alguns componentes de tubulações.
Imagem associada para resolução da questão


Sabendo-se que as propriedades do fluido, o diâmetro e o comprimento da tubulação, bem como as condições operacionais não foram alterados, a perda de carga após as modificações
Alternativas
Q258137 Engenharia Química e Química Industrial
Nas torres de destilação fracionada, existem dois tipos de refluxo, o externo e o interno, que acarretam razões de refluxo externa e interna.

A razão de refluxo interna
Alternativas
Q258138 Engenharia Química e Química Industrial
Uma coluna de destilação é alimentada por uma mistura que contém benzeno (PE1atm=80 °C) e xileno(PE1atm=138°C) em proporção mássica 60:40. A vazão de alimentação é igual a 2.000 kg/h. A vazão mássica da corrente de topo contém 1.000 kg/h de um dos componentes, ao passo que a corrente de fundo contém 750 kg/h do outro componente. De acordo com os dados, a vazão mássica total, expressa em kg/h, da corrente de

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: A
5: D
6: C
7: E
8: C
9: E
10: E
11: B
12: E
13: A
14: D
15: A
16: E
17: C
18: D
19: D
20: D