Questões de Concurso Público Transpetro 2012 para Técnico de Manutenção Júnior - Elétrica
Foram encontradas 36 questões
Considere o circuito resistivo da figura acima, alimentado por duas fontes de tensão contínuas. Com base nos valores da figura, qual a tensão, em V, no nó marcado pela letra X?
O circuito elétrico da figura acima é formado por uma fonte de tensão alternada que alimenta duas impedâncias, cujos valores são dados no circuito.
O valor do fasor de tensão V1 , em volts, medido sobre o resistor de 20 ohms, é
Duas cargas elétricas estão posicionadas a uma certa distância uma da outra, conforme mostra a figura acima. Num ponto intermediário P, é colocada uma carga de prova positiva.
Qual o valor da carga Q, em µC, para que a resultante das forças em P seja nula?
Uma fonte de tensão monofásica senoidal (Fonte CA), com valor de pico de 200 V e frequência de 60 Hz, está ligada em série com uma fonte de tensão contínua (Fonte CC), com valor de 50 V. As duas fontes alimentam uma carga puramente resistiva, conforme apresentado na figura acima.
Qual o valor eficaz da tensão, em volts, na carga resistiva?
Qual o ângulo, em radianos, entre a tensão de linha VAB (tensão entre as fases A e B) e a tensão de fase VAN (tensão entre a fase A e o neutro) da fonte?
Partindo do circuito em repouso, qual a quantidade mínima de acionamentos do botão de impulso B1 necessária para que o circuito se encontre no seu estado final?
I - Os módulos das tensões de fase da carga são iguais.
II - As correntes de linha são iguais às correntes de fase da carga para cada fase, respectivamente.
III - O somatório das correntes de linha é nulo.
De acordo com essa classe de serviço especificada, composta pela classe de função e pela classe de objeto protegido, à qual tipo de proteção se aplica o fusível utilizado?
I - Não é permitido que emendas de condutores fiquem localizadas no interior de eletrodutos.
II - É permitido, em cômodos pequenos como despensas e depósitos, que a iluminação por ponto de luz na parede substitua a iluminação por ponto de luz no teto.
III - É permitido, em habitações pequenas como quitinetes e suítes, que todos os pontos de luz e todas as tomadas de correntes da habitação pertençam a um mesmo circuito terminal.
Está correto o que se afirma em
No circuito da figura acima, a leitura feita pelo voltímetro é zero.
De acordo com as informações apresentadas, o valor, em ohms, da resistência Rx é
Sabendo-se que a potência ativa consumida pela carga é de 2,0 kW, então, o valor, em kVAr, da potência reativa dessa carga é
O valor do fator de potência médio do motor, para esse ponto de operação, é
Sabendo-se que, para elevar a velocidade de operação, a frequência da tensão passou para 52 Hz, então, para manter o torque aplicado à carga, o valor, em volts, da tensão gerada pelo inversor é
A figura acima mostra o esquema de acionamento de um motor de indução que permite fazer a reversão de rotação desse motor manualmente.
Para que esse esquema funcione, conforme descrito acima, o diagrama do circuito de controle é
A figura acima mostra um transformador ideal alimentando uma carga cuja impedância é Z2 . A relação de transformação normalizada do transformador é 1:n, conforme indicado na figura.
A impedância equivalente, vista do lado da fonte, em função da impedância Z2 e da relação de transformação, é
A figura acima mostra o esquema de acionamento de um motor de indução trifásico de 12 terminais. Os terminais 10, 11 e 12 estão ligados em estrela internamente e, por isso, não aparecem na figura. A sequência de acionamento é a seguinte: inicialmente, são acionados os contatores K1 e K3, em seguida, passado um determinado tempo, sai o contator K3 e entram os contatores K2 e K4.
De acordo com as informações apresentadas, o esquema de acionamento descrito desse motor é o de uma chave
Para essa tensão, a luva de borracha utilizada pelo eletricista deve ter uma classe de isolamento de, no mínimo,
O capacitor do circuito elétrico, mostrado na figura acima, está inicialmente descarregado. Fechando-se a chave ch 1, deixando a chave ch 2 aberta, faz-se a medida V1 com o voltímetro posicionado, conforme a figura, depois que a tensão no capacitor tiver atingido o estado estacionário. Em seguida, abre-se a chave ch 1, fecha-se a chave ch 2 e, com o voltímetro, faz-se a medida V2 quando o capacitor atingir, pela segunda vez, o regime permanente.
Os valores, em V, das medidas V1 e V2 , respectivamente, são