Questões de Concurso Público BNDES 2013 para Profissional Básico - Arquivologia

Foram encontradas 40 questões

Q301187 Arquivologia
Na análise tipológica dos documentos de arquivos, não é suficiente, para o arquivista, conhecer a estrutura da espécie documental. É necessário relembrar os princípios fundamentais que regem a organização dos arquivos.

Esses princípios que constituem o marco principal da arquivística são:
Alternativas
Q301188 Arquivologia
A grande especificidade dos documentos de arquivo, que os diferencia dos documentos das bibliotecas e dos museus, é a organicidade.

Por isso, arquivisticamente, só se entende o documento unitário (unidade mínima) dentro de um conjunto de outros documentos tipologicamente iguais e que somente em conjunto podem documentar uma
Alternativas
Q301189 Arquivologia
A partir do ciclo vital, existe o entendimento de que a função arquivística é um todo indivisível, desde a administração dos documentos até o arranjo e a descrição dos fundos.

Nesse sentido, função arquivística consiste em
Alternativas
Q301190 Arquivologia
Ao iniciar o processo de organização de acervos, em um departamento específico do BNDES, o arquivista encontra uma documentação antiga com indícios de ordenação da seguinte forma: 13-54-02, 16-67-13, 20-25-47, 09-26-67...

Imediatamente, o arquivista deve reconhecer que se trata de uma ordenação que utilizou o método de arquivamento
Alternativas
Q301191 Arquivologia
O responsável pelo arquivo tem de classificar o documento que contém a seguinte informação:

Ilustríssimo Diretor
Devolvo a V.Sa. os processos referentes às trans- ferências, estornos, subvenções e provisão, tendo em vista não serem mais necessários a este serviço.
Atenciosamente,
Marcos Leal (Secretário da presidência)

Utilizando a Tabela de Classificação de Documentos, o referido responsável estabelece o seguinte assunto:
Alternativas
Q301192 Arquivologia
A microfilmagem de documentos particulares e oficiais de instituições federais, estaduais e municipais é autorizada em todo o território nacional por meio da Lei no 5.433 de 08/05/1968.

Todo arquivista que atua em centros micrográficos deve saber que o reconhecimento de firma de autoridades que autenticarem os documentos oficiais arquivados é
Alternativas
Q301193 Arquivologia
A partir da massa documental acumulada é possível efetivar o arranjo da documentação. Muitas vezes, o arquivista estabelece o arranjo com base no organograma da instituição, como apresentado abaixo.

Imagem 001.jpg

Diante desse organograma, que tipo de arranjo o arquivista deve projetar?
Alternativas
Q301194 Arquivologia
Para a realização do processo de arranjo, se não for conservada a classificação que o documento já possuía na primeira idade, o arquivista deve analisar o material em termos de proveniência, história da entidade, origens funcionais, tipo de material e conteúdo.

Dos cinco requisitos apresentados, os três primeiros referem-se a
Alternativas
Q301195 Arquivologia
O arranjo deve ser baseado na forma administrativa da instituição. Para muitos pesquisadores, contudo, sem a formação em Arquivologia, seria mais conveniente que o arranjo fosse cronológico, temático ou geográfico.

Esse arranjo, no entanto, faria desaparecer a percepção da razão de ser do documento, porque
Alternativas
Q301196 Arquivologia
Um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos tem de impedir que um documento sigiloso seja eliminado, sendo que os documentos sigilosos para serem submetidos ao processo de avaliação e receberem a devida destinação têm de se tornar
Alternativas
Q301197 Arquivologia
Um arquivista reconhece que, quando um Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos é extinto ou suspenso, esse sistema deve ficar acessível para consulta, e novos documentos não devem ser incluídos.

No entanto, de acordo com as diretrizes de destinação, os documentos já inseridos no SIGAD poderão ser
Alternativas
Q301198 Arquivologia
A partir do seguinte diagrama de organização de documentos:

Classe
Subclasse
Unidade de arquivamento
Item documental

um arquivista consegue identificar que a unidade de arquivamento representa o documento considerado para fins de
Alternativas
Q301199 Arquivologia
Com o objetivo de evitar os riscos provenientes da obsolescência tecnológica, é possível realizar uma técnica de simulação de determinado hardware ou software por intermédio de software, permitindo que um computador moderno possa executar programas antigos, desenvolvidos originalmente para outra plataforma.

Essa técnica é conhecida como
Alternativas
Q301200 Arquivologia
O inventário é um instrumento de pesquisa muito utilizado em todos os arquivos públicos, pois descreve os conjuntos documentais de maneira sumária, facilitando a consulta e o acesso aos documentos.

A montagem de um inventário é formada por uma sequência de verbetes, que são:
Alternativas
Q301201 Arquivologia
A descrição arquivística denominada multinível implica grande trabalho com o acervo por parte dos arquivistas, levando o usuário a ter acesso aos vários campos e subcampos da informação pesquisada.

Assim, cada nível do arranjo corresponde a um nível de descrição da seguinte forma:
Alternativas
Q301202 Arquivologia
Ao adotar procedimentos de microfilmagem para preservação de seu acervo documental, o BNDES deve estar em sintonia com a Resolução no 10 do CONARQ em relação aos símbolos ISO nas sinaléticas.

Assim, o arquivista que desenvolve atividades em setores micrográficos deve reconhecer o símbolo

Imagem 002.jpg

que significa
Alternativas
Q301203 Arquivologia
A Resolução no 25 do CONARQ, que dispõe sobre a adoção de Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados, considera a gestão arquivística de documentos

o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.

A esse respeito, a Resolução no 25 define que a Gestão Arquivística de Documentos tem como objetivo principal o recolhimento de documentos para guarda permanente ou, então, a sua
Alternativas
Q301204 Arquivologia
A descrição arquivística é uma tarefa muito difícil e exige padrões específicos para o seu desenvolvimento. O CONARQ editou a Resolução no 28 que dispõe sobre a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) onde são apresentadas várias orientações para uma eficiente descrição.

Além disso, com o propósito de facilitar a identificação de cada instituição, imprescindível em todos os níveis de descrição arquivística, a NOBRADE adotou uma norma específica para essa finalidade, e que deve ser utilizada pelo arquivista no momento da descrição, que é a
Alternativas
Q301205 Arquivologia
A partir de 1971, o BNDES tornou-se empresa pública e, como todas as empresas públicas, teve que adotar o Código de Classificação de Documentos de Arquivo que serve para toda a Administração Pública relativa à atividade-meio, a partir de orientações emanadas pelo CONARQ.

Nesse sentido, o desenvolvimento de um código de classificação de documentos para as atividades-fim do BNDES tem que ser de competência do
Alternativas
Q301206 Arquivologia
O arquivista do BNDES ao receber documentos arquivísticos digitais por transferência ou para recolhimento tem de reconhecer que as informações desses documentos devem estar
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: E
4: E
5: D
6: D
7: A
8: D
9: C
10: A
11: A
12: E
13: C
14: C
15: A
16: E
17: A
18: E
19: A
20: B