Questões de Concurso Público IBGE 2013 para Analista - Ciências Contábeis

Foram encontradas 34 questões

Q534369 Contabilidade Pública
Nos termos das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, o sistema contábil público estrutura-se nos Subsistemas de Informações Orçamentárias, de Informações Patrimoniais e de Compensação. 
Nesse contexto, o Subsistema de Compensação subsidia a Administração com informações sobre
Alternativas
Q534370 Contabilidade Pública

Encontra-se no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público a seguinte definição:

conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador e represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.

Constata-se que essa é a definição de

Alternativas
Q534371 Contabilidade Pública
O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público conceitua mensuração como o processo que consiste em
Alternativas
Q534372 Contabilidade Pública
No processo de mensuração, os registros contábeis das transações das entidades do setor público devem
Alternativas
Q534374 Contabilidade Pública
Os registros contábeis das transações das entidades do setor público, de acordo com as normas contábeis vigentes para tal setor, especificamente o Manual de Contabilidade aplicada a tais entidades, devem ser efetuados considerando, além das relações econômicas, as relações
Alternativas
Q534375 Contabilidade Pública
As alterações ocorridas no patrimônio das entidades do setor público, nos termos do Manual de Contabilidade aplicada a tais entidades, consistem em variações quantitativas e qualitativas.
Em relação a essas variações no patrimônio, considere as afirmativas abaixo. I - Variações qualitativas são aquelas em que ocorrem permutações de mesmo valor dos elementos do patrimônio, ou seja, que não alteram o valor do patrimônio líquido. II - Variações quantitativas são aquelas em que ocorrem transações no setor público que aumentam ou diminuem o patrimônio líquido. III - Variações qualitativas e quantitativas são aquelas em que ocorrem permutações de mesmo valor dos elementos do patrimônio que podem alterar o valor do patrimônio líquido.
É correto o que se afirma em
Alternativas
Q534376 Contabilidade Pública
O contador de uma entidade do setor público, antes de encerrar o Balanço Patrimonial de 2012, constatou que no Ativo Circulante estão evidenciadas as seguintes contas e respectivos saldos contábeis Imagem associada para resolução da questão
Nos termos do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, considerando-se exclusivamente as informações recebidas, o valor total que deve ser mensurado ou avaliado pelo valor original atualizado até a data do encerramento do balanço/2012, em reais, é
Alternativas
Q534377 Contabilidade Pública
O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, na parte IV - Plano de Contas Aplicado ao Setor Público -, trata, dentre outros assuntos técnicos, do sistema contábil e de seus respectivos subsistemas. Nesse contexto, as informações fornecidas à Administração sobre o resultado nominal fazem parte do Subsistema de informações
Alternativas
Q534378 Contabilidade Pública
Nos termos das normas em vigor para o setor público, as demonstrações contábeis assumem papel fundamental, por representarem importantes saídas de informações, geradas pela Contabilidade do aludido setor público, promovendo a transparência de seus resultados orçamentário, financeiro, econômico e patrimonial. Nesse contexto, a Lei no 4.320/64, em seu art. 104, estabelece que
uma das demonstrações contábeis evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, durante o exercício financeiro, resultante ou independente da execução orçamentária, e indica o resultado patrimonial do exercício.
O trecho acima transcrito da Lei supracitada refere-se à Demonstração
Alternativas
Q534379 Contabilidade Pública
De acordo com a NBC T 16.5, para suportar as informações, as entidades do setor público devem manter procedimentos uniformes de registros contábeis, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico, em rigorosa ordem cronológica.
Em tal contexto, os registros contábeis realizados e as informações apresentadas devem representar fielmente o fenômeno contábil que lhes deu origem, indicando, nas entidades do setor público, a característica do registro e da informação contábil da
Alternativas
Q534380 Contabilidade Pública
No que tange à formalização dos registros contábeis, as Normas Contábeis Aplicadas ao Setor Público, ao estabelecerem que os registros contábeis devem ser realizados e as informações devem ser apresentadas de modo a não privilegiar interesses específicos e particulares de agentes e/ou entidades, estão contemplando a característica do registro e da informação contábil da
Alternativas
Q534381 Contabilidade Pública
Mudanças relevantes ocorreram nas Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, provocadas pelas novas normas contábeis em vigor para o aludido setor. Nesse novo contexto, a despesa orçamentária executada passa a ser demonstrada por destinação de recursos no(a)
Alternativas
Q534382 Contabilidade Pública
De acordo com as normas contábeis em vigor, aplicadas ao setor público, o deficit financeiro é apurado no(a)
Alternativas
Q534383 Contabilidade Pública
Em relação ao Balanço Orçamentário no setor público, nos termos das normas contábeis em vigor, considere as afirmativas a seguir.
I - Os valores de refinanciamento da dívida mobiliária e saldos de exercícios anteriores para as receitas são destacados no Balanço Orçamentário.
II - A despesa com a amortização da dívida de refinanciamento é destacada no Balanço Orçamentário.
III - A despesa orçamentária passa a ser demonstrada por tipo de crédito e não mais por empenho, liquidação e despesa paga.
É correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Q534384 Contabilidade Pública

Nos termos do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a análise e a verificação do Balanço Orçamentário objetivam preparar os indicadores para fundamentar a avaliação da gestão orçamentária.

No contexto dessa avaliação, no Balanço Orçamentário ocorrerá a Capitalização quando houver a seguinte situação:

Alternativas
Q534385 Contabilidade Pública
Na constituição da provisão para causas trabalhistas em que o fato gerador da obrigação já ocorreu e há uma estimativa a ser desembolsada, o registro contábil no subsistema patrimonial é o seguinte:
Alternativas
Q534386 Contabilidade Pública
As normas vigentes para a Contabilidade do Setor Público, consubstanciadas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, estabelecem, quanto às formalidades do registro contábil, que tais entidades devem manter procedimentos uniformes de registros contábeis, por meio de processo manual, mecanizado ou eletrônico, em rigorosa ordem cronológica, como suporte às informações em Sistema de Informação Contábil refletido em plano de contas.
Com referência ao plano de contas, as normas estabelecem que o mesmo deve ter por base a teoria patrimonialista. Estabelecem, também, a classificação das contas contábeis sob diversos aspectos e ainda que a conta contábil, quanto à variação da natureza do seu saldo, pode ser
Alternativas
Q534387 Contabilidade Pública
Uma entidade do setor público planeja adquirir um ônibus, com vida útil econômica estimada em 5 anos, com o objetivo de transportar servidores que moram no interior. É preciso, porém, analisar o efeito da depreciação desse bem, calculada pelo método da soma dos dígitos, no patrimônio da entidade.
Nesse contexto, o reconhecimento do valor dessa depreciação terá impacto no subsistema
Alternativas
Q534388 Contabilidade Pública
A NBC T16.10 (Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Púbico), aprovada pela Resolução CFC no 1.137/2008 e com nova redação dada pela Resolução CFC no 1.437/2013, define valor realizável líquido como sendo o(a)
Alternativas
Q534389 Contabilidade Pública
De acordo com os termos da NBC T16.10 (Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em Entidades do Setor Púbico), aprovada pela Resolução CFC no 1.137/2008 e da nova redação dada pela Resolução CFC no 1.437/2013, as disponibilidades, quando em moeda estrangeira, devem ser convertidas à taxa de câmbio vigente na data do(a)
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: E
4: B
5: A
6: C
7: B
8: E
9: E
10: C
11: C
12: C
13: C
14: D
15: C
16: D
17: A
18: A
19: D
20: A