Questões de Concurso Público IBGE 2013 para Tecnologista - Biblioteconomia

Foram encontradas 35 questões

Q363727 Biblioteconomia
Segundo a NBR 10520, da ABNT, as citações diretas, com extensão de até três linhas, devem ser.
Alternativas
Q363728 Biblioteconomia
Segundo a NBR 14724, da ABNT, a estrutura de teses, dissertações ou trabalhos acadêmicos compreende três conjuntos de elementos, conforme sua disposição: pré-textuais, textuais e pós-textuais. Associe cada um desses conjuntos com alguns de seus respectivos elementos, apresentados a seguir.

I - Elementos pós-textuais
II - Elementos textuais
III - Elementos pré-textuais

P - Referências, Glossário e Apêndice(s)

Q - Errata, Folha de Aprovação e Resumo em língua estrangeira

R - Introdução, Desenvolvimento e Conclusão

S - Epígrafe, Resumo na língua vernácula e Índice

As associações corretas são:
Alternativas
Q363729 Biblioteconomia
Compete ao bibliotecário estabelecer políticas, objetivos, metas, procedimentos e regras no contexto da unidade de informação.

Tal incumbência, que deve ser conduzida em perfeita harmonia com a missão institucional, situa-se, mais adequadamente, no âmbito de que função administrativa ou gerencial?
Alternativas
Q363730 Biblioteconomia
Segundo a NBR 6029, da ABNT, a epígrafe deve .
Alternativas
Q363731 Biblioteconomia
De acordo com a NBR 6027, da ABNT, o Sumário de uma obra em vários volumes deve ser incluído.
Alternativas
Q363732 Biblioteconomia
O ponto de acesso principal para os Anais do XIII Simpósio Nacional de Geografia Urbana (SIMPURB 2013), realizado no Rio de Janeiro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre 18 e 22 de novembro de 2013, sob o tema “Ciência e Ação Política: por uma abordagem crítica”,
Alternativas
Q363733 Biblioteconomia
O benchmarking é um processo continuado de avaliação e comparação dos resultados obtidos, por exemplo, através de determinado serviço de informação.

Esse processo, apoiado na valorização da cultura organizacional e em códigos de conduta, objetiva elevar o nível de qualidade do serviço, ultrapassando perfomances modelares, a partir da identificação de:
Alternativas
Q363734 Biblioteconomia
No processo de representação descritiva de um documento, o bibliotecário emitiu uma ficha em que constam o nome do autor, como entrada principal, o título e a data de publicação, seguidos do relatório da pesquisa biobibliográfica, com indicação das fontes consultadas, precedidas de códigos identificadores dos dados recuperados nessas fontes, e a notação de autor. Essa ficha, em suporte físico ou em formato eletrônico, deverá compor um catálogo auxiliar, fundamental para o catalogador, denominado catálogo.
Alternativas
Q363735 Biblioteconomia
Considerando as grandes áreas funcionais da biblioteca relacionadas à gestão de serviços, aquela que tem papel fundamental na melhoria contínua da qualidade e do nível de produtividade, mediante a participação de seu principal beneficiário (o usuário/cliente) é a área de.
Alternativas
Q363736 Biblioteconomia
As metodologias para avaliação de coleções, segundo o modelo clássico de Lancaster (1977), foram classificadas em três categorias: quantitativas, qualitativas e fatores de uso.

Essa última categoria utiliza como fonte de informação as:
Alternativas
Q363737 Biblioteconomia
Os sistemas de Disseminação Seletiva da Informação (DSI) podem ser classificados conforme o modo como associam o perfil do usuário, o recurso informacional e os perfis com interesses similares. Tais sistemas podem determinar a relevância de um recurso, associando-o ao perfil do usuário, ou associando-o aos perfis do usuário e dos usuários com interesses afins.

Esses processos caracterizam, respectivamente, os sistemas de DSI baseados em
Alternativas
Q363738 Biblioteconomia
Ao formular uma série de hipóteses sobre as fontes que podem conter as respostas solicitadas pelos usuários, o bibliotecário acaba por estabelecer um dos componentes da estratégia de busca, que é a escolha dos recursos informacionais. Esses recursos serão validados ou não no processo de busca, e envolvem, dentre outros, as fontes especiais e as básicas.

Nesse sentido, a fonte básica mais importante e comum a todas as bibliotecas, que é imprescindível à função social que desempenha, é o(a).
Alternativas
Q363739 Biblioteconomia
No MARC 21, o campo que contém notas indicando a presença de uma bibliografia, discografia, filmografia ou outras referências no item, e o campo que contém uma nota indicando que mais de uma obra bibliográfica está contida no item físico, quando de sua publicação, são, respectivamente, os campos.
Alternativas
Q363740 Biblioteconomia
Assistência prestada ao usuário, por demanda, de modo efetivo e com caráter intensamente pessoal, consubstanciada na informação, dentro ou fora da biblioteca.

O conceito apresentado acima aplica-se, precisamente, ao(à).
Alternativas
Q363741 Biblioteconomia
A bibliografia que arrola obras de geografia física, relativas ao território brasileiro e restritas a documentos cartográficos, publicadas entre setembro de 2012 e setembro de 2013, é classificada como:
Alternativas
Q363742 Biblioteconomia
Considere os seguintes dados de identificação de um documento em meio eletrônico.

imagem-002.jpg
De acordo com o previsto na NBR 6023, da ABNT, a referência correta para o documento, a partir dos dados indicados e apenas com os elementos essenciais é:
Alternativas
Q363743 Biblioteconomia
Como parte de um processo seletivo para o cargo de bibliotecário, um candidato elaborou o seguinte resumo de um artigo para publicação em periódico científico:

                                                           Resumo
Apresenta estudo sobre a prevalência de sobrepeso e obesidade em 3.317 crianças e 3.943 adolescentes das regiões Sudeste e Nordeste, agrupados por faixas etárias, a partir de dados da pesquisa sobre padrões de vida, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1997. Elege duas variáveis: sobrepeso, em adolescentes, e obesidade, em crianças e adolescentes, que foram definidas, operacionalmente, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde. Compara as prevalências por faixa etária, sexo e região geográfica coberta pelo teste z, considerando 0,05 como nível de significância estatística. Como resultados obtidos, apresenta as variações da prevalência de sobrepeso e de obesidade em crianças e adolescentes, por região; e, agrupando os dados das duas regiões, evidencia a ocorrência dessas variações por gênero. Conclui, demonstrando que a prevalência de obesidade é menor no Nordeste, com significância estatística entre crianças e adolescentes com idades entre 2 e 17 anos, o que também se verificou com a prevalência de sobrepeso entre os adolescentes; e afirma que nas outras faixas etárias não houve diferença estatisticamente significante entre os sexos. Ao final, alerta que a comparação dos resultados com os de outros estudos é difícil pela diversidade de critérios utilizados na classificação nutricional.

De acordo com os requisitos para a redação e a apresentação de resumos, previstos na NBR 6028, da ABNT, o que está INCORRETO no resumo?
Alternativas
Q363744 Biblioteconomia
A liderança, conceito-chave na administração de recursos humanos, diz respeito à capacidade de os gestores
Alternativas
Q363745 Biblioteconomia
Dentre as abordagens contemporâneas em Biblioteconomia, destacam-se três grandes tendências: mediação, competência informacional e os estudos sobre;
Alternativas
Q363746 Biblioteconomia
Segundo Lyytinen (1987), o objetivo primordial da mode- lagem de informação é desenvolver uma descrição estável e coerente do significado dos dados, ou seja, um esquema conceitual.

Nesse sentido, a modelagem da informação difere da modelagem de dados com vista ao acesso e à(ao).
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: D
5: D
6: B
7: C
8: E
9: C
10: E
11: D
12: D
13: A
14: B
15: B
16: E
17: C
18: E
19: D
20: E