Questões de Concurso Público LIQUIGÁS 2013 para Engenheiro Júnior - Mecânica

Foram encontradas 49 questões

Q425404 Engenharia Mecânica
As Figuras abaixo ilustram os diagramas p-v e T-s do ciclo padrão de ar Diesel. Tal ciclo é composto de processos internamente reversíveis e é o ciclo ideal para o motor de ignição por compressão.

imagem-001.jpg
As propriedades constantes indicadas no gráfico, representadas por x1, x2, x3 e x4 correspondem, respectivamente, a
Alternativas
Q425405 Engenharia Mecânica
As Figuras abaixo ilustram os diagramas p-v e T-s do ciclo padrão de ar Diesel. Tal ciclo é composto de processos internamente reversíveis e é o ciclo ideal para o motor de ignição por compressão.

imagem-001.jpg
No diagrama p-v, a área delimitada pelos pontos 1-2-a-b-1 corresponde ao
Alternativas
Q425406 Engenharia Mecânica
O diagrama de fases de uma substância pura é muito utilizado em termodinâmica.

Ele é resultado da projeção da superfície p-v-T, para a substância pura, sobre o plano
Alternativas
Q425407 Engenharia Mecânica
A temperatura crítica de uma substância pura é frequentemente indicada na superfície p-v-T correspondente e representa a temperatura
Alternativas
Q425408 Engenharia Mecânica
O número de Reynolds é um dos parâmetros adimensio- nais mais importantes na Mecânica dos Fluidos.

Tal parâmetro, Re=x/y, representa uma medida da relação entre os efeitos x e y, tal que
Alternativas
Q425409 Engenharia Mecânica
Para obter o fator de atrito de um escoamento completamente desenvolvido em tubos circulares, pode-se utilizar o Diagrama de Moody.

Tal diagrama, frequentemente utilizado quando se trabalha com perda de carga, indica que, entre os regimes de escoamento laminar e escoamento plenamente turbulento, o fator de atrito depende do número de
Alternativas
Q425410 Engenharia Mecânica
Nos compressores rotativos, operando em regime permanente, a transferência de calor do fluido de trabalho durante o processo de compressão, normalmente é pequena porque a vazão é muito grande, e não existem con- dições para propiciar a transferência de calor.

Dessa forma, o processo de compressão num compres- sor rotativo pode ser considerado
Alternativas
Q425411 Engenharia Mecânica
A bomba alternativa é uma máquina que transfere ao fluido bombeado a energia mecânica recebida de seu propulsor, sem passar pelo estágio intermediário da energia cinética, como ocorre nas bombas centrífugas.

SILVA, N. F. Bombas Alternativas Industriais: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Interciência/Petrobras, 2007, p.3.

A descrição feita no texto acima permite concluir que
Alternativas
Q425412 Engenharia Mecânica
Um engenheiro mecânico de manutenção de uma refinaria, em função de falhas seguidas de uma transmissão por correias trapezoidais de um motor elétrico de 50 HP, está verificando a possibilidade de trocá-las por um acionamento por corrente.

O acionamento por corrente
Alternativas
Q425413 Engenharia Mecânica
Considere-se um eixo não rotativo de aço, de seção transversal circular sem nenhum detalhe construtivo, bi-apoiado em suas extremidades. Ele tem diâmetro d, comprimento L = 2 m e tem limite de fadiga Se = 150.106 Pa. Esse eixo é submetido a um carregamento transversal vertical totalmente alternado - 20000 N ≤ F ≤ 20000 N, em L = 1 m.

Sabendo-se que as tensões cisalhantes podem ser desprezadas, com relação ao cálculo contra falha por fadiga, na seção crítica, a(o)
Alternativas
Q425414 Engenharia Mecânica
Em uma planta industrial, um redutor de engrenagens cilíndricas de dentes retos é utilizado para adequar a rotação de um motor elétrico às necessidades de velocidade angular e de torque de um equipamento de bombeamento de fluidos.

Sabendo-se que o módulo de uma engrenagem de dentes retos é definido como a razão do diâmetro primitivo pelo seu número de dentes, e que a redução é feita em duas etapas, com valor de redução total = (RT), tem-se que
Alternativas
Q425415 Engenharia Mecânica
Considere o projeto de um vaso de pressão cilíndrico, com pressão interna acima da pressão atmosférica, de paredes finas, feito de aço, para operar a temperatura ambiente, para uma região do costado que não sofra a influência de bocais de entrada/saída de gases.

Nesse projeto, as tensões NÃO apresentarão a seguinte característica:
Alternativas
Q425416 Engenharia Mecânica
A NR 13 (Manual Técnico de Caldeiras e Vasos de Pressão), sobre algumas definições importantes sobre Caldeiras e Vasos de Pressão, NÃO dispõe o seguinte:

Alternativas
Q425417 Engenharia Mecânica
A flexão de uma viga sujeita a um carregamento transversal é tal que a região acima da linha neutra fica sujeita a tensões de compressão, e a região abaixo da linha neutra fica sujeita a tensões de tração.

Dessa forma, o diagrama que mostra a distribuição dessas tensões normais no regime elástico atuantes na seção transversal da viga é
Alternativas
Q425418 Engenharia Mecânica
Em um ponto da seção transversal de um eixo de seção circular sujeito a torção pura, o ângulo entre a direção da tensão normal máxima nele atuante e a direção axial do eixo é de
Alternativas
Q425419 Engenharia Mecânica
Em uma barra de 20 cm de comprimento e 4 cm2 de área de seção transversal, atua uma força axial de 1,0 kN.

Se, após carregada, a barra apresenta uma deformação de 0,1 mm, a tensão média atuante na seção transversal, em MPa, e a deformação específica, em μ, serão, respectivamente, de
Alternativas
Q425420 Engenharia Mecânica
Sobre uma balança no interior de um elevador é colocado um objeto de massa igual a 10 kg.

Considerando-se g = 10m/s2 , o peso, em N, indicado pela balança quando o elevador sobe acelerado a 2 m/s2 , é de
Alternativas
Q425421 Engenharia Mecânica
A um tambor de raio R = 80 cm e momento de inércia de massa de 50 kgm2 é enrolado um cabo de massa desprezível.

Se o cabo é desenrolado de modo que o tambor apresenta uma aceleração angular de 2 rad/s2 , a força, em N, aplicada ao cabo para vencer a inércia do tambor, é de
Alternativas
Q425422 Engenharia Mecânica
Um motor apoiado em 4 molas idênticas, cada uma com rigidez k, entra em ressonância ao girar com uma velocidade de rotação de 200 rad/s.

Para retirar o motor da ressonância, optou-se por reduzir em 20% a frequência natural do sistema.

Para isso, a rigidez k de cada mola deve ser
Alternativas
Q425423 Engenharia Mecânica
Um motor apoiado em 4 molas idênticas, cada uma com rigidez k, entra em ressonância ao girar com uma velocidade de rotação de 200 rad/s.

Considerando-se as deformações das molas apenas na direção vertical e de pequenas amplitudes, os possíveis movimentos vibratórios (graus de liberdade) desse motor são:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: C
5: C
6: D
7: D
8: A
9: C
10: A
11: B
12: D
13: E
14: B
15: B
16: D
17: C
18: B
19: D
20: C