Questões de Concurso Público CEFET-RJ 2014 para Engenheiro Eletricista

Foram encontradas 19 questões

Q421655 Engenharia Elétrica
imagem-001.jpg

No circuito da Figura 1, o capacitor é alimentado por duas fontes de tensão em série. Na Figura 2, são apresentadas as formas de ondas das tensões de ambas as fontes para um período da tensão da fonte 1, em radianos.

A forma de onda da corrente do capacitor I está representada em:

Dado:
Nas curvas apresentadas abaixo, Ix é apenas um valor de referência.
Alternativas
Q421656 Engenharia Elétrica
Deseja-se construir um resistor de 4Ω enrolando um fio em um cilindro de cerâmica. A resistividade do fio é igual a 2 x 10-6 Ω.m na temperatura em que será feita a aferição da resistência, e sua seção transversal é de 1 mm2.

O valor, em metros, do comprimento do fio para construir esse resistor é de
Alternativas
Q421657 Engenharia Elétrica
O circuito da Figura abaixo encontra-se com a chave S fechada e em regime permanente. Em um determinado instante, a chave S é aberta.

                        imagem-007.jpg

O valor da constante de tempo do circuito, após a abertura da chave, em resposta livre, em função dos dados apresentados, é
Alternativas
Q421658 Engenharia Elétrica
No circuito da Figura abaixo, deseja-se conectar um resistor entre os terminais x e y.

                  imagem-008.jpg

Para que a potência fornecida pela fonte ao novo componente seja máxima, então, o valor, em ohms, de sua resistência deve ser de
Alternativas
Q421659 Engenharia Elétrica
Uma esfera de raio a [m] uniformemente carregada está imersa completamente numa região ilimitada com permissividade ε0[F/m] e densidade volumétrica de carga dada por ρ = c/r [C/m3], onde c é uma constante positiva, e r é a r distância entre o centro da esfera e qualquer ponto dessa região a < r < ∞.
A expressão da carga q [C] da esfera, de modo que a intensidade de campo elétrico na região externa (r > a) seja independente de r, é:
Alternativas
Q421660 Engenharia Elétrica
Uma espira circular condutora de raio a [m] é colocada em uma região de campo magnético uniforme dado por B = uzBocos(ωt) [T], onde uz é o vetor unitário na direção z, ω é a frequência angular em rad/s, e t é o tempo em segundos, conforme mostrado na Figura abaixo.

                  imagem-009.jpg

A expressão da força eletromotriz induzida na espira, em volts, é:
Alternativas
Q421661 Engenharia Elétrica
Um núcleo magnético toroidal tem raio médio de 20 cm, seção reta circular com raio de 2 cm e permeabilidade relativa μr = 1.000. Esse núcleo é enrolado com 2.500 espiras de fio condutor através das quais circula uma corrente constante ( DC ) de I [ A ].

O valor da corrente I, em ampères, para produzir, no núcleo, um fluxo magnético de 2π10-6 [Wb] é:

Dado:
μ0 = 4π10-7[ H/m]
Alternativas
Q421662 Engenharia Elétrica
Um capacitor de placas circulares paralelas é preenchido com um dielétrico de permissividade ε0[F/m] e permeabilidade μ0 [H/m]. Considere-se que uma voltagem v(t)=Vocos(ωt)[V] é aplicada entre as placas, conforme mostra a Figura abaixo. Dado que o raio a [m] das placas circulares é muito maior que a distância d [m] entre estas (a>>d), a intensidade do campo elétrico, variável no tempo, no interior do capacitor, é essencialmente uniforme.

                        imagem-010.jpg

Dados:
ω: frequência angular em rad/s;
r: distância radial, em metro, em relação a um eixo imaginário (z) que passa pelos centros das placas.

Considerando-se a simetria circular das placas do capacitor, a expressão da intensidade de campo magnético H [A/m], na região entre as placas, em um raio r (r < a), é:
Alternativas
Q421663 Engenharia Elétrica
Dois capacitores de ar (permissividade ε0 [F/m]) de placas paralelas, ideais e idênticos, são conectados em série. Essa associação em série é mantida a uma diferença de potencial constante de 50 V até que os capacitores estejam completamente carregados; em seguida, a bateria de 50 V é desconectada da associação de capacitores, e uma folha plana dielétrica, com área idêntica à das placas dos capacitores, permissividade relativa εr = 10 e espessura igual a um décimo da separação de ar entre as placas do capacitor, é introduzida paralelamente entre as placas em um dos capacitores.

O valor da diferença de potencial, em volts, entre as placas do capacitor modificado pela introdução da folha dielétrica será de
Alternativas
Q421664 Engenharia Elétrica
No circuito RLC da Figura abaixo, todos os componentes são considerados ideais, a chave ch está aberta, e tanto o capacitor como o indutor estão inicialmente descarregados. A chave é fechada em t = 0, e fazem-se as medidas das correntes I1 e I2. Em seguida, espera- se o circuito entrar em regime permanente e fazem-se novamente as medidas de I1 e I2.

                  imagem-011.jpg

Os valores, em mA, de I2 em t = 0 e de I1 em regime permanente, respectivamente, são
Alternativas
Q421665 Engenharia Elétrica
O circuito puramente resistivo, mostrado na Figura abaixo, é alimentado por duas fontes de tensão contínua. As correntes de malhas i1 , i2 e i3, definidas na Figura, serão calculadas aplicando-se as leis de Kirchoff, pelo método das correntes de malhas.

                  imagem-012.jpg

O resultado da soma i1 + i2 + i3, em ampères, vale
Alternativas
Q421666 Engenharia Elétrica
Considere o circuito RLC da Figura abaixo como um sistema linear, tendo como entrada a fonte de tensão v(t) e, como saída, a corrente elétrica i(t) que circula na malha.

                  imagem-013.jpg

A função de transferência desse sistema é dada pela expressão:

            I(s) / V(s) = 10s / s2 + 103 s + 105

Com base nos valores da função, o valor, em Ω, da resistência R do circuito é de
Alternativas
Q421667 Engenharia Elétrica
O circuito elétrico da Figura abaixo mostra a associação de 3 impedâncias complexas, dadas em ohms.

                  imagem-014.jpg

A impedância equivalente, em ohms, entre os pontos 1 e 2 do circuito é
Alternativas
Q421671 Engenharia Elétrica
O esquema apresentado na Figura abaixo mostra um circuito para ensaio de medidas elétricas com uma bateria.

                        imagem-033.jpg

Variando-se o potenciômetro P para um primeiro ensaio, as medidas obtidas foram de 1 A no amperímetro e de 11,4 V no voltímetro. Num segundo ensaio, as medidas obtidas foram de 5 A no amperímetro e de 9 V no voltímetro.

Em face dos resultados obtidos, o valor da resistência interna da bateria, em ohms, é de
Alternativas
Q421673 Engenharia Elétrica
Uma espira retangular com resistência elétrica de 5Ω e área de 0,5 m2 é colocada no interior de um campo magnético uniforme de B [ T ].

Dado que o campo magnético é perpendicular ao plano da espira, e que a intensidade desse campo varia uniformemente à razão de 1 T/s (Tesla por segundo), a corrente induzida nessa espira, em ampères, é
Alternativas
Q421676 Engenharia Elétrica
Os valores das impedâncias de sequência positiva e zero de uma linha de transmissão ideal curta são j 70 Ω e j 250Ω, respectivamente.

Considerando-se essa linha idealmente transposta, então, o valor, em ohms, da impedância mútua entre fases é
Alternativas
Q421677 Engenharia Elétrica
A Figura abaixo mostra o diagrama unifilar simplificado de um sistema elétrico de potência. O diagrama mostra as impedâncias séries das linhas, a admitância em paralelo e as potências das cargas, em valor por unidade na base do sistema.

                  imagem-042.jpg

De acordo com essas informações, a matriz de admitâncias nodais desse sistema é
Alternativas
Q421678 Engenharia Elétrica
A reatância de dispersão de um transformador de 25 MVA, 13,8 kV / 138 kV, é 0,08 pu, na base do equipamento. Esse transformador é analisado em um sistema de potência em que os valores das grandezas de base utilizados são 138 kV e 100 MVA, no lado de alta tensão.

O valor por unidade da reatância do transformador na base do sistema é
Alternativas
Q421679 Engenharia Elétrica
A velocidade do vento que incide perpendicularmente nas pás de uma turbina eólica é constante e igual a 15 m/s. A relação entre a velocidade de incidência do vento e a velocidade tangencial da extremidade das pás da turbina é igual a 0,1, e a distância transversal do eixo da turbina às extremidades das pás é de 50 metros. Um gerador síncrono de 160 polos é conectado ao eixo da turbina através de uma caixa de engrenagens multiplicadora (elevadora), cuja relação de velocidade é 1:150.

De acordo com essas informações, o valor da frequência, em hertz, da tensão gerada é de

Dado:
π = 3,14
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: A
5: E
6: B
7: B
8: D
9: C
10: A
11: E
12: C
13: B
14: E
15: A
16: A
17: E
18: D
19: C