Questões de Concurso Público CEFET-RJ 2014 para Médico - Área Clínica

Foram encontradas 21 questões

Q422641 Medicina
Sr. X ocupa alto cargo na estrutura administrativa da República e vem a ser acometido de mal súbito em município situado no interior do Estado Delta. Dada sua alta hierarquia, tem o seu atendimento realizado com a máxima presteza, com ambulância de última geração, tendo ocupado imediatamente o único leito disponível no hospital para onde foi enviado, superando uma longa fila de pacientes em idêntica ou pior situação.

Nos termos dos princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde, regulados pela Lei nº 8.080/1990, a hipótese em tela revelaria confronto com o da(o)
Alternativas
Q422642 Medicina
Sr. Y é Governador do Estado Gama e pretende organizar o serviço de saúde de sua terra natal com padrões de primeiro mundo. De início, verifica qual a organização existente e procura mecanismos para sua atualização, bem como projeta um plano de cargos e salários para os integrantes da carreira de Saúde.

Nos termos da Lei nº 8.080/1990, a direção do Sistema Único de Saúde é única, sendo exercida em cada esfera de governo pelo
Alternativas
Q422644 Medicina
Nos termos da Lei nº 8.142/1990, a Conferência de Saúde atua em cada esfera de governo e deve, com a representação de vários segmentos sociais, reunir-se a cada
Alternativas
Q422645 Medicina
Nos termos do Decreto federal nº 7.003/2009, o laudo pericial deve conter o(a)
Alternativas
Q422646 Medicina
Paciente apresenta quadro de dor de garganta, iniciada há aproximadamente 2 dias, relata que teve febre baixa (37,8 °C), iniciada há 24 horas, com obstrução nasal associada. No exame físico, verifica-se que o paciente encontra-se em bom estado geral, a orofaringe está hiperemiada, edemaciada e com exsudato sobre as amígdalas.

Nesse caso, a etiologia mais provável e o tratamento adequado são:
Alternativas
Q422647 Medicina
Paciente relata início de otalgia em orelha direita 2 dias após mergulho no mar. Nega sintomas prévios nasais e febre. No exame físico, apresenta bom estado geral, dor à mobilização da orelha, hiperemia, edema do conduto auditivo externo, com secreção, e debris sobre a membrana timpânica.

Nesse caso, a hipótese diagnóstica mais provável e o tratamento adequado são, respectivamente,
Alternativas
Q422648 Medicina
Uma das principais causas de olho vermelho e irritado é a conjuntivite.

Qual é o principal agente etiológico das conjuntivites infecciosas?
Alternativas
Q422649 Medicina
Paciente de 40 anos, previamente sadio, apresenta dor ao redor da orelha e erupções vesiculares na região do pavilhão auricular, que evoluíram para paralisia facial grau IV (House-Brackmann).

Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Alternativas
Q422650 Medicina
Para o diagnóstico de hipertensão arterial sistêmica, inicialmente é necessário
Alternativas
Q422651 Medicina
O tétano acidental acomete, principalmente, indivíduos não imunizados, ou que deixam de manter a imunidade adequada com as doses de reforço. A contaminação geralmente se dá após uma lesão aguda mesmo pequena, que não faz com que o indivíduo procure atendimento médico.

O tempo médio para instalação da doença após a lesão, e o sintoma inicial que geralmente ocorre são:
Alternativas
Q422652 Medicina
Um paciente que tenha histórico de sífilis secundária tratada terá os seguintes resultados em pesquisas laboratoriais de testes não treponêmicos e treponêmicos:
Alternativas
Q422653 Medicina
A fisiopatologia do diabetes mellitus (DM) tipo 2 envolve fatores genéticos e ambientais. O DM tipo 2 caracteriza-se por 3 alterações fisiológicas: secreção reduzida de insulina, resistência periférica à insulina e produção hepática excessiva de glicose. Inicialmente, a secreção de insulina é aumentada e depois cai por razões ainda desconhecidas.

Qual das características abaixo está relacionada ao aumento da resistência periférica à insulina?
Alternativas
Q422654 Medicina
A lesão formada após a infecção pelo bacilo da tuberculose geralmente é periférica, acompanhada de linfadenopatia hilar ou paratraqueal, podendo não ser detectável na radiografia de tórax. Na maioria dos casos, essa lesão é curada espontaneamente

A característica e o nome dado a essa lesão são:
Alternativas
Q422655 Medicina
A rubéola pós-natal apresenta as seguintes manifestações clínicas que ajudam a orientar o diagnóstico e a diferenciá-la de outras doenças exantemáticas:
Alternativas
Q422656 Medicina
Na avaliação de um paciente com cefaleia, a avaliação do caráter da dor, a localização, duração, evolução temporal e as condições que a produzem, exacerbam ou aliviam auxiliam no diagnóstico.

Os pacientes que apresentam quadro de enxaqueca intensa frequentemente apresentam os seguintes sintomas associados:
Alternativas
Q422657 Medicina
Ao atender um paciente com diagnóstico de Dengue é preciso ficar atento para os sinais de alerta.

São sinais de alerta em pacientes com Dengue:
Alternativas
Q422658 Medicina
A asma brônquica é uma doença caracterizada por hiper-reatividade da árvore traqueobrônquica. Algumas condições podem contribuir para o aumento dessa reatividade de forma transitória.

Qual a condição que eleva a reatividade brônquica por maior período, podendo chegar a várias semanas?
Alternativas
Q422660 Medicina
A nefrolitíase é uma doença prevalente na população mundial e com caráter hereditário.

Qual o tipo de cálculo mais frequente em pacientes com nefrolitíase?
Alternativas
Q422661 Medicina
Uma taquiarritmia caracterizada por atividade atrial desorganizada, sem ondas P distintas no eletrocardiograma de superfície, demonstrando no ECG uma linha de base ondulante com amplitude e frequência variadas (de 350 a 600 bpm), com resposta ventricular relativamente lenta em relação à frequência atrial e geralmente irregular é chamada de
Alternativas
Q422664 Medicina
As gastrenterites virais são responsáveis por um grande número dos casos de doenças diarreicas agudas.

Qual agente etiológico é frequentemente relacionado às gastrenterites virais em adultos?
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: B
6: A
7: A
8: E
9: E
10: B
11: C
12: C
13: A
14: A
15: D
16: D
17: E
18: E
19: B
20: E