Questões de Concurso Público EPE 2014 para Analista de Pesquisa Energética - Gás e Bioenergia

Foram encontradas 13 questões

Q414400 Engenharia de Petróleo
Considere a necessidade de consumo diário de um volume V de gás natural de uma cidade, distante D quilômetros por via marítima do ponto de produção do gás.
Analisando a influência de V e D no modal de distribuição, o modal escolhido seria, tipicamente, o modal
Alternativas
Q414401 Engenharia de Petróleo
Algumas questões peculiares conferem grande especificidade para o mercado de gás natural comparado aos demais combustíveis.

A indústria do gás natural apresenta algumas especificidades importantes que afetam a maneira como o preço final do gás é determinado. A primeira especificidade importante é a forte concorrência interenergética. Ou seja, o gás natural não possui mercado cativo. Caso o preço do gás seja estabelecido acima do preço de substituição dos combustíveis concorrentes, existe a tendência de troca do gás por outros energéticos.

ALMEIDA, E. F. de; FERRARO, M. C. (2013). Indústria do Gás Natural: Fundamentos Técnicos e Econômicos. Rio de Janeiro: Synergia. 2013. p. 198.

Considerando-se as características econômicas do mercado de gás natural e seu valor, em relação aos combustíveis substitutos, o preço do gás natural é
Alternativas
Q414402 Engenharia de Petróleo
Sejam as propriedades massa (M), índice de Wobbe (Wo), e poder calorífico superior (P) (este último em kJ/m3 ); e os subscritos DEST representando destino e ORIG, origem. No transporte do GNL por navios, o não isolamento total leva à vaporização e à perda de certa quantidade de material.
Sendo o GNL composto por uma mistura de hidrocarbonetos, admitindo-se que a densidade não sofra variações muito significativas, a carga líquida que chega ao destino apresenta
Alternativas
Q414404 Engenharia de Petróleo
O objetivo básico do processamento de gás natural é separar seus compostos em produtos com especificação definida e controlada, para que possam ser utilizados com alto desempenho em aplicações específicas, permitindo a incorporação de maior valor agregado aos produtos gerados.

VAZ, C. E. M.; MAIA, J. L. P.; SANTOS, W. G. dos. Tecnologia da indústria de gás natural. São Paulo: Edgard Blucher, 2008. p. 230.

Associe as etapas do processamento de gás natural (GN) às características dessas etapas.

I – Refrigeração a propano
II – Dessulfurização
III – Desidratação
IV – Compressão

P – Processado em um leito contendo óxidos de zinco ou ferro.
Q – Processado em um leito contendo peneira molecular.
R – Estimativas podem ser obtidas a partir do ciclo de Carnot reverso.
S – Exige elevado gasto de energia elétrica.
T – Ocorre, inevitavelmente, elevação da temperatura do gás.

As associações corretas são:
Alternativas
Q414405 Engenharia de Petróleo
A razão gás-líquido (RGL), definida como a razão entre a vazão de gás dividida pela vazão de líquido, na pressão de 1 atm e 20 °C, pode ser empregada para caracterizar um reservatório quanto a se tal reservatório é: (i) de óleo; (ii) de gás condensado ou (iii) de gás. Considere que na extração de um fluido de grandes profundidades, foi identificado gás natural em uma composição típica, porém, obteve-se um baixo valor de RGL.

Nessa situação, provavelmente,
Alternativas
Q414406 Engenharia de Petróleo
Embora avanços tenham sido feitos, a exploração de reservas não convencionais de gás natural ainda se depara com certos entraves.
Porém, a exploração de reservas não convencionais pode ser vantajosa se comparada às reservas convencionais, tendo-se como vantagem
Alternativas
Q414407 Engenharia de Petróleo
Na implantação de uma indústria, estuda-se como alternativas o uso de (i) GNC; (ii) óleo combustível; (iii) carvão, recebidos por caminhões em qualquer caso.
Como vantagem do gás natural frente aos demais combustíveis, em um cenário típico, deve-se esperar que o(a)
Alternativas
Q414415 Engenharia de Petróleo
Sabe-se que a infraestrutura de transporte de gás natural no Brasil está diretamente associada à matriz energética do produto no país. Em 2012, o Brasil contava com uma malha de distribuição de gás natural com extensão aproximada de 11,7 mil km, distribuída em 110 dutos.
Em relação a essa infraestrutura de transporte de gás natural no Brasil, considere as afirmativas a seguir.

I - A infraestrutura de transporte depende exclusivamente da produção nacional de gás natural e da importação desse gás da Bolívia.
II - Apesar de contar com um número maior de dutos, a extensão de dutos de transporte de gás natural é signi? cativamente menor do que a de dutos de transferência desse gás.
III - A distribuição de gás natural, apesar de sua extensão, não atinge todos os estados brasileiros.

É correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Q414416 Engenharia de Petróleo
Para se obter um diagnóstico da capacidade de transporte de gás natural, analisando-se eventuais restrições, são utilizados softwares de simulações termofluido hidráulicas. Essas simulações são realizadas em duas etapas: a primeira composta pela atualização do modelo de malhas de gasodutos, e a segunda formada pela simulação propriamente dita.
Nessa última etapa, utiliza-se o(a)
Alternativas
Q414418 Engenharia de Petróleo
Considere o diagrama de um sistema de escoamento de gás natural em gasoduto:
imagem-023.jpg
RTDT. Adaptado.

Estão excluídos das disposições do Regulamento Técnico de Dutos Terrestres a(o)
Alternativas
Q414419 Engenharia de Petróleo
O Regulamento Técnico ANP 2/2001 – Regulamento Téc- nico de Dutos Terrestres (RTDT) para movimentação de petróleo, derivados e gás natural – dispõe sobre a gestão da segurança operacional de dutos terrestres, autorizados ou concedidos a operar pela ANP.
No caso de haver conflito entre os termos do RTDT e as normas de outros órgãos – federal, estadual ou municipal –, legalmente habilitados para regular algum aspecto abrangido pelo RTDT, ocorrerá o seguinte:
Alternativas
Q414420 Engenharia de Petróleo
Segundo o Anuário Estatístico da ANP, em 2012, as importações brasileiras de gás natural aumentaram 24,8% em comparação a 2011, totalizando 13,1 bilhões de m3 , dos quais aproximadamente 3,0 bilhões de m3 foram provenientes da importação de GNL de países como Trinidad e Tobago, Catar e Nigéria.

Entre as facilidades encontradas nos terminais para recebimento de GNL importado, destaca-se a(o)
Alternativas
Q414422 Engenharia de Petróleo
No escoamento do gás natural produzido na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, até o continente, ocorre a formação de uma mistura bifásica, sendo a fase líquida separada da fase gasosa em coletores localizados no Terminal de Cabiúnas. A fase líquida é processada em uma Unidade de Processamento de Condensado de Gás Natural, enquanto a fase gasosa segue para processamento na Unidade de Processamento de Gás Natural, ambas localizadas no mesmo Terminal.

A mistura bifásica observada no escoamento do gás deve-se
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: A
4: D
5: B
6: D
7: E
8: C
9: D
10: D
11: E
12: B
13: C