Questões de Concurso Público Petrobras 2014 para Engenheiro(a) de Equipamentos Júnior - Inspeção

Foram encontradas 50 questões

Q462434 Mecânica
Ferro apresenta uma transição de fase de ferrita para austenita a 912 ° C. A dilatação térmica é uma técnica muito empregada para estudar essa transição de fase. Um corpo de prova, com o formato de pequeno cilindro feito de ferro, é colocado em um forno, e seu comprimento é medido em função de um aumento linear da temperatura.

Durante um aquecimento da temperatura ambiente até 1.200 ° C, constata-se que o comprimento do corpo de prova
Alternativas
Q462435 Mecânica
Um operário comprou uma barra metálica feita de uma liga de cobre com 15% em massa de zinco em solução sólida. A única fase presente nesse metal é cúbica de face centrada, sendo que a barra foi adquirida na condição recristalizada. O operário precisou dobrar a barra para ajustá-la num determinado equipamento. Como o procedimento não foi bem sucedido, ele precisou desdobrá-la, descobrindo, então, que precisava fazer um esforço muito maior que o utilizado no primeiro dobramento.
O engenheiro responsável pela área compreendeu rapidamente o que tinha ocorrido e explicou que, nesse caso, a barra sofreu um endurecimento durante o dobramento, causado pela
Alternativas
Q462436 Mecânica
Um engenheiro precisava de chapas de alumínio comercialmente puro de 2 mm de espessura. O estoque da empresa carregava chapas de 2,5 mm e 4 mm de espessura de alumínio recristalizado. Como a empresa tinha um bom laminador, o engenheiro resolveu laminar a frio uma chapa de cada espessura e, depois, recristalizar as duas chapas laminadas na mesma temperatura e pelo mesmo tempo.
Após o tratamento térmico de recristalização, amostras foram retiradas de cada peça para caracterização metalográfica, e o engenheiro observou que a(s) chapa(s) com espessura inicial de
Alternativas
Q462437 Mecânica
O ensaio Jominy é um dos mais empregados para definir a temperabilidade de um aço. O gráfico abaixo apresenta o resultado do ensaio Jominy em três aços distintos.

                                       imagem-001.jpg

Após análise do resultado desse ensaio, constata-se que o(s) aço(s)
Alternativas
Q462438 Mecânica
Dois metais A e B apresentam um diagrama de equilíbrio de fases à pressão de uma atmosfera, como apresentado abaixo.

                                       imagem-002.jpg

Em relação ao que é apresentado no diagrama, considere as afirmativas a seguir.

I - O resfriamento de uma liga contendo 25% de B começará com a formação da fase sólida β.
II - O resfriamento de uma liga contendo 25% de B começará com a formação da fase sólida α.
III - As fases líquido, α e β estão em equilíbrio simultâneo em uma única temperatura.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q462439 Mecânica
Aços inoxidáveis possuem grande quantidade de cromo como elemento de liga, podendo ser produzidos como aços austeníticos, ferríticos e martensíticos. Sob determinadas condições de tratamentos térmicos, o cromo causa a formação de fases indesejáveis que reduzem a resistência à corrosão ou deterioram as propriedades mecânicas do aço.
Um tratamento térmico NÃO poderá formar as seguintes fases nos aços inoxidáveis ricos em cromo:
Alternativas
Q462440 Mecânica
Considere o diagrama de equilíbrio de fases do sistema ferro-carbono apresentado a seguir, com valores aproximados das concentrações de carbono dos principais pontos e sem as indicações das fases presentes, para responder à questão .

                                       imagem-003.jpg

O uso desse diagrama permite deteminar como condição de tratamento que um aço
Alternativas
Q462441 Mecânica
Considere o diagrama de equilíbrio de fases do sistema ferro-carbono apresentado a seguir, com valores aproximados das concentrações de carbono dos principais pontos e sem as indicações das fases presentes, para responder à questão.

                                       imagem-003.jpg

A quantidade de perlita formada pela austenitização de um aço ao carbono contendo 0,25% C seguida de resfriamento lento, em massa, é de
Alternativas
Q462442 Mecânica
Um aço com 0,4% em massa de carbono é aquecido na região bifásica e resfriado muito rapidamente em água com sal.
A microestrutura observada no microscópio ótico é constituída de duas fases, a saber:
Alternativas
Q462443 Mecânica
Um aço ao carbono foi tratado termicamente num forno com atmosfera descarbonetante por 1 hora a 600 ° C. Após o tratamento térmico, observou-se uma profundidade de descarbonetação de 0,223 mm. Sabe-se que a profundidade de descarbonetação – x – pode ser aproximada por x2 = α D t , em que t é o tempo de permanência na temperatura de tratamento, D é o coeficiente de difusão do carbono, e α é uma constante associada à geometria da peça de aço.
Sabendo-se que a energia de ativação para a difusão do carbono na ferrita é de 99.500 J/mol, e que a constante dos gases R = 8,314 J/mol.K, qual é a profundidade de descarbonetação se o tratamento desse aço for realizado a 700 °C, por uma hora?
Alternativas
Q462444 Mecânica
A curva TTT representa uma transformação de fase, ou mais de uma, em função da temperatura e do tempo. Essa curva é obtida através de tratamentos isotérmicos. No caso dos aços, o tratamento corresponde a uma austenitização em temperaturas elevadas, seguida de um resfriamento muito rápido para uma temperatura intermediária e manutenção nessa temperatura por um tempo suficientemente longo para que a transformação ocorra. A transformação da austenita em perlita costuma apresentar uma forma em C, demorando para ocorrer em temperaturas muito elevadas e muito baixas.
Essa forma em C é resultado de um processo de nucleação e crescimento em que a
Alternativas
Q462445 Mecânica
Aços de construção mecânica são ligas de ferro e carbono com adição de elementos de liga capazes de aumentar a resistência mecânica pela precipitação de carbonetos ou pelo aumento da temperabilidade.
Nesses aços, os elementos que favorecem a precipitação de carbonetos são os seguintes:
Alternativas
Q462446 Mecânica
A Figura abaixo apresenta um diagrama TTT (Transformação - Temperatura - Tempo) de um aço com quatro propostas distintas de resfriamentos iniciados de uma mesma temperatura de austenitização e numerados de 1 a 4.

                                       imagem-004.jpg

Um engenheiro precisa tratar termicamente duas peças desse aço para obter duas microestruturas distintas: a primeira microestrutura é composta de bainita e martensita, enquanto a segunda microestrutura apresenta somente perlita.
Que programas de resfriamento esse engenheiro deverá propor para essas duas microestruturas?
Alternativas
Q462447 Mecânica
A transformação martensítica gera uma fase metaestável nos aços, a qual apresenta propriedades mecânicas muito especiais. Em relação às características presentes nas transformações martensíticas, considere as afirmativas a seguir.

I - A transformação martensítica em aços faz com que eles fiquem mais maleáveis porque o carbono se precipita na forma de carbonetos durante a transformação.
II - A transformação martensítica em aços faz com que eles fiquem mais duros porque o carbono permanece em solução.
III - Aços que sofrem a transformação martensítica ficam mais dúcteis porque o carbono permanece em solução.
IV- A transformação martensítica em aços faz a estrutura cúbica de face centrada da austenita se transformar em tetragonal de corpo centrado.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q462448 Mecânica
Os tratamentos térmicos dos aços dependem fortemente da adição de solutos capazes de aumentar o campo austenítico ou o campo ferrítico e de precipitar carbonetos.
Para aumentar o campo austenítico e favorecer a temperabilidade, o aço poderá ter os seguintes elementos de liga estabilizadores da austenita:
Alternativas
Q462449 Mecânica
A temperatura de austenitização de aços hipo-eutetoides está diretamente associada à linha A3 (ou Ae3) do diagrama de equilíbrio de fases do aço.
O aço que apresentará a menor temperatura de austenitização será o
Alternativas
Q462450 Mecânica
Aços inoxidáveis duplex são uma categoria muito especial de aços inoxidáveis de grande aplicação na indústria do petróleo por apresentarem excelente resistência à corrosão.
A microestrutura desses aços é constituída de maneira preponderante pelas seguintes fases:
Alternativas
Q462451 Mecânica
Diversos compósitos têm sido empregados pela indústria na construção de plataformas marítimas e nos sistemas de extração de petróleo.
O compósito que envolve a participação de uma matriz polimérica e uma fibra cerâmica é o
Alternativas
Q462452 Mecânica
Ensaios de tração são relativamente simples de serem realizados e permitem uma avaliação extremamente interessante das propriedades de um material. Os resultados de um ensaio de tração para três materiais distintos estão apresentados na Tabela abaixo.

                                       Limite de               Limite de                      Módulo de
                                       Escoamento           Resistência                   Youn(GPa)
                                       (MPa)                    Mecânica (MPa)
                  Material P           540                           900                         211
                  Material Q          540                           605                           26
                  Material R           900                           970                         116

O material que apresenta a maior capacidade de absorver energia elástica e o material que mais se deforma para uma dada tensão aplicada são, respectivamente,
Alternativas
Q462453 Mecânica
A fabricação de fornos para temperaturas acima de 800 °C requer o uso de metais resistentes na região quente do forno.
A seguinte liga de metais pode ser empregada nessa região:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: B
5: D
6: E
7: D
8: E
9: B
10: B
11: E
12: C
13: C
14: B
15: D
16: E
17: B
18: B
19: C
20: C