Questões de Concurso Público Banco da Amazônia 2015 para Técnico Científico - Medicina do Trabalho

Foram encontradas 10 questões

Q559563 Medicina
O Código de Ética Médica veda que o profissional de medicina, no exercício da função de auditor médico,
Alternativas
Q559575 Medicina

A probabilidade de uma pessoa ter uma determinada doença é 0,5%. Um teste clínico é utilizado para diagnosticar essa doença e tem sensibilidade de 90% e especificidade 90%.

A probabilidade de uma pessoa não ter a doença, dado que o teste deu positivo, é de

Alternativas
Q559577 Medicina

Em recente Congresso Brasileiro de Direito Médico, patrocinado pelo Conselho Federal de Medicina, realizado em Brasília, DF, uma ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça afirmou que o “Judiciário está enveredando pelo sistema político e exarando decisões porque estamos em um país onde os dois outros poderes (Executivo e Legislativo) estão faltando com os seus compromissos constitucionais”. Ainda segundo a magistrada, “o país tem 500 mil ações referentes à saúde, e essas demandas estão ligadas a internações em UTI, cirurgias emergenciais, fornecimento de próteses, medicamentos, tratamentos no exterior, aumento de mensalidade e restrições de planos de saúde, entre outras [...] Há muita transformação da sociedade brasileira e pouca atualização no sistema de saúde [...] Nesse cenário de desassistência ainda há o problema das terceirizações na Medicina, entregando-se a saúde à iniciativa privada monitorada pelo Estado, com diminuição do quadro de profissionais permanentes substituídos pelos contratados [...]”

Pelo teor da conferência proferida pela ilustre ministra, depreende-se que

Alternativas
Q559578 Medicina

Uma mulher jovem procurou serviço de clínica médica queixando-se de febre, emagrecimento, inapetência, dor nas articulações, fraqueza e desânimo para as atividades habituais. O exame parasitológico de rotina foi negativo, o hemograma solicitado pelo facultativo revelou anemia severa e o FAN foi positivo.

Diante do quadro apresentado, a hipótese diagnóstica mais consistente é a de

Alternativas
Q559580 Medicina

Certo paciente procurou serviço médico especializado em dermatologia informando ser portador de uma lesão verrucosa escura, localizada no braço esquerdo, já há muitos anos. Nos 3 últimos meses, contudo, ele vem percebendo algumas alterações no contorno da lesão, que se vem apresentando cada vez mais irregular, no seu aspecto, com diferentes tonalidades de preto, marrom e vermelho, e no seu aumento volumétrico, especialmente quanto ao diâmetro. O dermatologista, após exame circunstanciado, retirou um pequeno fragmento para exame histopatológico, visando à confirmação de sua impressão clínica.

A suspeita diagnóstica mais adequada ao quadro acima descrito é a de que se trata de um(a)

Alternativas
Q559582 Medicina

Paciente do sexo feminino procurou serviço médico de emergência com taquicardia, tremores de extremidades e sensação de mal-estar. Na anamnese de admissão, revelou que vem sofrendo dessas crises com frequência mais acentuada há dois meses. Vem sentindo calor, rubor facial e as extremidades quentes. Além disso, seus catamênios estão irregulares, com hipermenorreia, e tem emagrecido sistematicamente. Trouxe consigo ultrassonografia pélvica recente, que não registra alterações no aparelho reprodutor, e apresenta exoftalmia ao exame físico.

A hipótese diagnóstica mais condizente com o quadro apresentado é a de

Alternativas
Q559583 Medicina

Uma paciente jovem compareceu ao serviço de emergência queixando-se de dor intensa na região lombar D, de início súbito, acompanhada de disúria, dor à micção, náuseas e vômitos. Ao exame físico, achava-se agitada, sudoreica e com palidez cutâneo-mucosa, apirética, eupneica e anictérica. O exame dos aparelhos cardiovascular e pulmonar nada revelou de interesse clínico. O abdome encontrava-se plano, peristáltico, indolor à palpação, sem visceromegalias, e o punho percussão positiva na região lombar D. Foram solicitados exames de raios X simples do abdome e dos sedimentos urinários.

A descrição do quadro apresentado corresponde ao diagnóstico de

Alternativas
Q559585 Medicina

Paciente do sexo masculino, com 35 anos de idade, deu entrada na emergência hospitalar com febre alta, adinamia, prostração e tosse pouco produtiva. No seu histórico pessoal, revelou manutenção de relações sexuais desprotegidas desde os 15 anos e uso sistemático de drogas injetáveis por via venosa. Ao exame físico, revelou-se febril, emagrecido, com tiragem intercostal e estertores crepitantes de bases pulmonares. No hemograma de admissão, constatou-se baixa acentuada na contagem dos leucócitos, entre outras irregularidades sanguíneas.

A hipótese diagnóstica que se impõe diante do quadro apresentado é de

Alternativas
Q559597 Medicina
Na classificação do diabetes mellitus, constitui critério para o diagnóstico do tipo de diabetes a observação do seguinte:
Alternativas
Q559599 Medicina

Homem, 69 anos, hipertenso, relata que aproximadamente 5 horas antes de sua admissão hospitalar, iniciou quadro de dor precordial de forte intensidade, opressiva, irradiada para a região cervical esquerda, acompanhada de dispneia. Ficou em repouso, obtendo alívio parcial da dor torácica, contudo permaneceu com dispneia. Tem história de tabagismo de longa data, e “bronquite” diagnosticada após os 50 anos de idade. Com a persistência do desconforto torácico e da dispneia, procurou setor de urgência de um Hospital.

Exame físico na admissão: Paciente orientado, referindo dispneia e leve desconforto torácico. Ritmo cardíaco regular. Bulhas normofonéticas. Presença de terceira bulha (B3) e turgência jugular patológica. Estertores crepitantes à ausculta das bases pulmonares e sibilos difusos.

PA: 158 x 88 mmHg. FC: 88 bpm. FR: 25 irpm

Eletrocardiograma: Ritmo sinusal. Intervalo PR em torno de 226 ms. Infradesnivelamento do segmento ST (em torno de 2 mm), com inversão da onda T em parede anterior (D1, aVL e de V1 a V6).

Enquanto aguarda os resultados dos demais exames, além de ácido acetilsalicílico, nitrato e medidas de suporte clínico, está indicado o uso de

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: D
5: A
6: D
7: E
8: C
9: D
10: D