Questões de Concurso Público Banco da Amazônia 2015 para Técnico Científico - Medicina do Trabalho
Foram encontradas 28 questões
O Ministério Público propôs ação em face da União Federal para proibir que determinado hospital de ponta na pesquisa médica, acrescendo novos tratamentos e medicamentos, mantivesse a contratação de inúmeros profissionais da área de saúde incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas por violação ao princípio do concurso público previsto na Constituição Federal.
Nesse caso o Poder Judiciário está realizando uma:
Um indivíduo é médico e recebe consulta sobre como organizar um serviço de medicina do trabalho para determinada empresa.
Nos termos da NR 04, aprovada pelo Ministério do Trabalho, a composição do serviço será realizada em conjunto com a engenharia de segurança e terá, além de Médico do Trabalho e Engenheiro de Segurança do Trabalho, no mínimo, necessariamente, os seguintes profissionais:
Nos termos da NR 05, aprovada pelo Ministério do Trabalho, as empresas devem organizar a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
O processo eleitoral redunda na indicação dos membros da referida comissão e, em caso de empate na votação dos candidatos, o critério de desempate estabelecido pela NR 05 é o de maior tempo de
O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) está presente em vários momentos da relação laboral do empregado.
Nos termos da NR 07, aprovada pelo Ministério do Trabalho, após o exame será emitido pelo médico:
De acordo com a NR 09 do Ministério do Trabalho, que estabelece o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), deverão ser adotadas as medidas necessárias suficientes para a eliminação, a minimização ou o controle dos riscos ambientais quando os resultados das avaliações quantitativas da exposição dos trabalhadores excederem os valores dos limites previstos na NR 15.
Na ausência desses valores, os valores limites de exposição ocupacional terão de ser os adotados pelo seguinte órgão internacional:
As perdas auditivas são altamente prevalentes na população, com estudos que demonstram até 50% de prevalência. Essa porcentagem se eleva quando consideramos exclusivamente faixas etárias mais elevadas. As causas são muito variadas. Considere-se um caso de perda auditiva progressiva neurossensorial, bilateral, com perfil tipo “rampa descendente”, acompanhada por histórico audiométrico, em um homem dos 45 aos 60 anos de idade, sem histórico de doenças otológicas, ou outras doenças gerais durante a vida.
Essa perda tem como diagnóstico mais provável o seguinte:
As pneumoconioses são doenças geralmente relacionadas a atividades de trabalho específicas. Muitas vezes podem ter consequências graves.
A siderose é um tipo de pneumoconiose causada pela exposição ocupacional a poeiras de
As lombalgias podem ter diversas causas. Considere-se um quadro em que há queixa de dor desproporcional à lesão encontrada, recorrência frequente, sem uma definição clara do movimento que provoca a dor — tudo isso associado a um momento de grande cobrança por resultados no trabalho.
Esse quadro indica um caso de lombalgia por
O fator ergonômico deve ser sempre considerado nas avaliações de saúde dos trabalhadores. Um ambiente que promova as condições adequadas para a realização da tarefa, permitindo o conforto e o bem-estar do trabalhador trará benefícios para sua saúde.
Nas avaliações ergonômicas do posto de trabalho, ao se
estudar o conforto do trabalhador, considerando-se o Manual
de Aplicação da NR 17, é imprescindível que seja
observado o seguinte:
Um trabalhador, atuante como motorista profissional, tem identificada em exame periódico, perda auditiva neurossensorial bilateral de moderada a grave, com média aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz, de 48dB em orelha direita e 53dB em orelha esquerda.
Qual deve ser a conduta do médico do trabalho relativa à aptidão deste trabalhador para o exercício de sua atividade remunerada como motorista?
Um pesquisador utilizou a técnica de teste de hipóteses em um estudo sobre pressão arterial sistólica e diastó- lica de mulheres com mais de 50 anos. A conclusão do trabalho foi rejeitar a hipótese nula, utilizando o nível de significância de 5%.
Se fossem utilizados os níveis de significância de 2,5% e 10%, a conclusão do trabalho em relação à hipótese nula seria, respectivamente, de que
Ao examinar trabalhadores suspeitos de portar pneumopatia ocupacional, não deve o perito médico esperar encontrar qualquer tipo de sinal patognomônico, exceto a crepitação, mais auscultada nas bases pulmonares, durante toda a inspiração. Esse fato se deve, muito provavelmente, à abertura repentina de pequenas vias aéreas parcialmente ocluídas por espessamento do interstício. Apesar do avanço tecnológico na área de diagnóstico por imagens, o diagnóstico definitivo de pneumoconiose ainda depende basicamente da interpretação do radiograma de tórax, devendo-se seguir a orientação da classificação internacional. E o complemento diagnóstico pode ocorrer com a espirometria, tanto para esclarecimento clínico dos sintomas respiratórios quanto para identificar os sujeitos com doença inicial, permitindo, assim, interromper a exposição e a consequente progressão da doença.
Considerado o esclarecimento, o par de doenças pulmonares profissionais é o seguinte:
Um paciente deu entrada no serviço de medicina do trabalho com as seguintes queixas: inchaço localizado e doloroso no braço direito, que vem apresentando piora há 3 semanas, dificuldade progressiva em movimentar o membro acometido, febre vespertina ou noturna de 37,9 ºC, acompanhada de sudorese abundante e perda de peso significativa no período de 6 meses, sem que ele tenha aderido a qualquer dieta ou praticado exercícios físicos. O exame físico revelou dor à palpação do membro superior direito, especialmente no seu terço médio-superior e aspecto de atrofia muscular localizada. O exame de raios X mostrou a presença de fístulas ósseas entremeadas com áreas de rarefação tecidual.
Uma hipótese diagnóstica plausível é a de
Os trabalhadores rurais habitualmente encarregados de promover e implementar a aplicação de inseticidas organofosforados e carbamatos nas lavouras produtivas devem ser submetidos ao controle biológico da exposição aos agrotóxicos.
Esse controle impõe a realização de dosagem da enzima
Um determinado trabalhador da indústria do vidro artesanal, atuante no setor há cerca de 15 anos, procurou um serviço de oftalmologia com queixa de dificuldade visual. O diagnóstico firmado após o exame especializado foi o de catarata.
Diante do quadro apresentado, verifica-se que a causa mais provável do desenvolvimento da doença foi a exposição continuada ao seguinte agente:
Os efeitos positivos de natureza antropométrica e neuromuscular compreendem