Questões de Concurso Público Petrobras 2015 para Profissional Júnior - Engenharia do Meio Ambiente

Foram encontradas 44 questões

Q867891 Engenharia Ambiental e Sanitária

O desmatamento e a queimada correspondem a dois graves problemas ambientais que têm contribuído para a degradação de nossos biomas.


Em relação aos impactos ambientais causados no Brasil por esses dois problemas, considere as afirmativas a seguir.


I - A prática cultural da queimada está relacionada, principalmente, à necessidade de obtenção de carvão vegetal para geração de energia.

II - O bioma da caatinga concentra o maior número de focos de queimadas do país, devido à baixa umidade do seu clima, na maior parte do ano.

III - Na Amazônia, as queimadas concentram-se principalmente no arco de desmatamento, que corresponde à area de expansão da fronteira agrícola.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Q867892 Engenharia Ambiental e Sanitária

Mas esta exuberante diversidade biológica global vem sendo dramaticamente afetada pelas atividades humanas ao longo do tempo – e hoje a perda de biodiversidade é um dos problemas mais contundentes a acometerem a Terra. A crescente taxa de extinção de espécies – que se estima entre mil e 10 mil vezes maior que a natural – demonstra que o mundo natural não pode mais suportar tamanha pressão.

Disponível em:<http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira>. Acesso em: 21 jan. 2015.


NÃO constitui(em) ameaça(s) à biodiversidade o(a)

Alternativas
Q867893 Engenharia Ambiental e Sanitária

A superfície terrestre pode ser dividida em regiões de grande extensão, chamadas biomas, onde se desenvolveu predominantemente um determinado tipo de vida em função do clima, do solo e de outros fatores. Um dos principais biomas terrestres possui temperatura pouco variável ao longo do ano, precipitação elevada e distribuída ao longo do ano, alta umidade relativa do ar, grande estratificação animal na direção vertical e alta biodiversidade .


O bioma acima descrito é o(a)

Alternativas
Q867894 Engenharia Ambiental e Sanitária

A atmosfera é o reservatório de carbono, em que o nutriente das plantas se encontra na forma de dióxido de carbono. O carbono sintetizado pelos produtores é, em condições naturais, devolvido à atmosfera praticamente nas mesmas taxas por meio do seu processo de respiração.


No ciclo biogeoquímico do carbono

Alternativas
Q867895 Engenharia Ambiental e Sanitária

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a área que circunda a Terra, próxima ao equador, onde os ventos originários dos hemisférios norte e sul se encontram.


A localização da ZCIT

Alternativas
Q867896 Engenharia Ambiental e Sanitária

A precipitação na forma líquida pode ser classificada de acordo com o seu mecanismo de formação.


O tipo de precipitação que ocorre quando o ar quente e úmido, vindo do oceano para o continente, é forçado a transpor barreiras de montanhas, elevando-se e resfriando-se, permitindo a condensação é denominado chuva

Alternativas
Q867897 Engenharia Ambiental e Sanitária

Uma bacia hidrográfica, situada em área rural, tem 750 mm de precipitação anual. A evapotranspiração no local é estimada em 250 mm por ano.


Sabendo-se que a vazão anual no exutório é 300 mm, o coeficiente de escoamento de longo prazo da bacia é

Alternativas
Q867898 Engenharia Ambiental e Sanitária

Uma bacia hidrográfica é monitorada há mais de trinta anos, sendo possível concluir que as precipitações anuais têm uma média aproximada de 720 mm. Um posto de medição fluviométrica na foz dessa bacia faz registros diários de vazão pelos mesmos trinta anos, apresentando uma vazão média de, aproximadamente, 450 m3 /s.


Sabendo-se que tal seção transversal drena uma área de 31.536 km2 da bacia, a evapotranspiração média anual da bacia, em mm, é de

Alternativas
Q867899 Engenharia Ambiental e Sanitária

O comportamento hidrológico das bacias hidrográficas apresenta modificações, ao longo do tempo, devido, entre outras causas, às mudanças de padrão de uso da terra. Considere uma área de vegetação original de grande porte que foi desmatada e urbanizada.


Um impacto hidrológico que poderá ser notado nessa bacia é o aumento da(o)

Alternativas
Q867900 Engenharia Ambiental e Sanitária

A formação dos solos é resultado da ação combinada do clima, natureza dos organismos presentes, material de origem, relevo e idade.


O estágio de sucessão mais avançado é o(a)

Alternativas
Q867901 Engenharia Ambiental e Sanitária
A parcela do solo responsável por sediar fenômenos de troca de íons determinantes da fertilidade dos solos e da boa nutrição vegetal é denominada
Alternativas
Q867902 Engenharia Ambiental e Sanitária

A quantidade de água que pode ser contida em um solo depende de sua porosidade. Em uma amostra de 1.000 cm3 de um solo arenoso, verificou-se que o volume das partículas sólidas contidas na amostra é de 600 cm3 .


Sendo assim, a porosidade do solo examinado é de

Alternativas
Q867903 Engenharia Ambiental e Sanitária

As instalações e sistemas de armazenamento de derivados de petróleo e outros combustíveis configuram-se como empreendimentos potencialmente causadores de impactos ambientais. No caso de eventos de acidentes ou vazamentos de derivados de petróleo e outros combustíveis em postos revendedores ou de abastecimento, a legislação ambiental brasileira preconiza os procedimentos a serem adotados.

A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.


I - Os responsáveis pelo estabelecimento e pelos equipamentos e sistemas, quando da constatação ou conhecimento de quaisquer acidentes ou vazamentos, deverão comunicar o fato imediatamente ao órgão ambiental competente.

II - Além dos arrendatários ou responsáveis pela operação do estabelecimento, equipamentos e sistemas, os proprietários também responderão solidariamente pela adoção de medidas para controle da situação emergencial.

III - Visando a orientar as medidas de prevenção de acidentes e ações imediatas para controle de situações de emergência, os proprietários ou responsáveis pela operação dos estabelecimentos, dos equipamentos e sistemas deverão promover o treinamento de seus respectivos funcionários.


De acordo com a legislação ambiental brasileira, está correto o que se afirma em

Alternativas
Q867904 Engenharia Ambiental e Sanitária
No Brasil, o documento de porte obrigatório no transporte terrestre de produtos perigosos, utilizado para cada produto transportado, o qual contém as informações sobre o expedidor, a classificação do produto perigoso, os riscos que apresenta e os procedimentos em caso de acidentes, é denominado
Alternativas
Q867905 Engenharia Ambiental e Sanitária
A camada de ozônio tem a capacidade de bloquear as radiações solares sobre a Terra, principalmente a radiação ultravioleta, sendo a sua destruição potencialmente causadora de efeitos adversos na saúde humana, como o câncer de pele, doença cuja incidência vem aumentando. Os gases utilizados como refrigerante em freezers, aparelhos de ar-condicionado e geladeiras, causadores da destruição da camada de ozônio, pertencem à família dos
Alternativas
Q867906 Engenharia Ambiental e Sanitária

Segundo as previsões oriundas de pesquisas científicas, diversos são os efeitos ou as consequências dos chamados problemas ambientais em escala global.


Nesse sentido, segundo estudos científicos, a elevação do nível dos oceanos é um efeito associado a um problema ambiental em escala global denominado

Alternativas
Q867907 Engenharia Ambiental e Sanitária

Uma das consequências da atuação antrópica para o meio ambiente é a poluição dos corpos hídricos, a qual pode evoluir para o processo de degradação conhecido como eutrofização.


Nesse sentido, uma das medidas preventivas cujo objetivo é evitar ou minimizar esse problema da eutrofização dos corpos hídricos é a(o)

Alternativas
Q867908 Engenharia Ambiental e Sanitária

Uma das fases do Ciclo de Projeto de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo contempla um processo que inclui o recolhimento e o armazenamento de todos os dados necessários para calcular a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (ou remoções de CO2). Esse processo deve estar de acordo com o plano estabelecido na metodologia indicada no Documento de Concepção de Projeto registrado.


Tal fase é denominada

Alternativas
Q867909 Engenharia Ambiental e Sanitária

Parte da incerteza associada às previsões das tendências de aquecimento global relaciona-se à compreensão e quantificação dos diversos mecanismos de retroalimentação que podem ocorrer em resposta às alterações do clima.


No mecanismo de retroalimentação,

Alternativas
Q867910 Engenharia Ambiental e Sanitária

Salinização de Áreas Irrigadas Degrada Terras do Nordeste


A longa estiagem está produzindo um efeito devastador no solo de áreas irrigadas do Nordeste, a salinização: 30% dessas áreas já foram atingidas.

Disponível em:<http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/07/salinizacao-de-areas-irrigadas-degrada-terras-do-nordeste.html>. Acesso em: 21 jan. 2015.


A notícia acima apresenta um problema particular de poluição do solo conhecido como salinização, que possui como uma das formas de prevenção a (o)

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: E
5: B
6: A
7: C
8: E
9: D
10: C
11: C
12: B
13: E
14: B
15: E
16: B
17: A
18: D
19: A
20: C