Questões de Concurso Público Transpetro 2016 para Segundo oficial de Náutica

Foram encontradas 39 questões

Q735892 Engenharia Naval
Uma Linha de Posição (LDP) é o lugar geométrico de todas as posições que o navio pode ocupar, tendo efetuado certa observação em um determinado instante. Dentre os tipos de LDP, o que NÃO necessita de qualquer instrumento para ser obtido, sendo determinado por observação visual direta, a olho nu, é a
Alternativas
Q735893 Engenharia Naval

A Figura abaixo ilustra as marcações visuais (M1 , M2 e M3 ) de três objetos utilizados para a determinação da posição de um navio. 

Imagem associada para resolução da questão

Na determinação dessa posição, recomenda-se que a primeira marcação a ser observada e a marcação a determinar a hora da posição sejam, respectivamente,

Alternativas
Q735894 Engenharia Naval

Na Figura a seguir, estão enumerados alguns elementos da curva de giro de um navio.

Imagem associada para resolução da questão

Correspondem, respectivamente, ao diâmetro tático, ao avanço para 90º e ao ângulo de deriva os elementos:

Alternativas
Q735895 Engenharia Naval
Observando-se as curvas de giro de um navio para um mesmo valor de velocidade, verifica-se que o aumento do ângulo de leme provoca o aumento do
Alternativas
Q735897 Engenharia Naval

A Figura abaixo ilustra duas alturas angulares (α e β) obtidas por um observador a bordo de um navio com o rumo na direção do farol M.

Imagem associada para resolução da questão

Num determinado momento, esse observador mediu a altura angular α = 2º com a leitura do odômetro ODOM1 = 420'.Algum tempo depois, mediu a altura angular β = 3º com a leitura do odômetro ODOM2 = 425'.

Nessa condição, qual o valor, em milhas, da distância D da segunda posição ao farol M?

Alternativas
Q735898 Engenharia Naval
Em relação à navegação com o prático a bordo, considere as afirmativas a seguir.
I – A despeito dos deveres e obrigações do prático, sua presença a bordo diminui a responsabilidade do comandante ou do oficial de serviço de cumprir seus deveres e obrigações para com a segurança do navio.
II – O monitoramento da progressão do navio deve ser executado pela equipe do passadiço durante o período em que o prático tem a manobra, exatamente da mesma forma que é executado sob quaisquer outras condições.
III – Se houver qualquer dúvida em relação às intenções ou procedimentos do prático, o oficial encarregado do quarto de serviço de navegação deverá buscar esclarecimentos com o prático e, se a dúvida persistir, deverá informar imediatamente ao comandante.
É correto APENAS o que se afirma em
Alternativas
Q735899 Engenharia Naval
Certos sinais nas atividades de uma equipe do passadiço podem indicar que uma cadeia de erro está desenvolvendo-se.
Nesse caso, se dois sistemas, separados e independentes, utilizados na determinação da posição do navio, fornecerem, para o mesmo instante, duas posições não coincidentes, teremos uma indicação de desenvolvimento de uma cadeia de erro por
Alternativas
Q735900 Engenharia Naval
Um bom planejamento de uma travessia deve proporcionar ao Oficial de Quarto os recursos necessários para que ele possa conduzir a navegação segura do navio de berço a berço entre o porto de saída e o de chegada. Representa um aspecto INCORRETO a ser observado na elaboração desse planejamento:
Alternativas
Q735901 Engenharia Naval
O círculo de fundeio delimita a área dentro da qual o navio pode permanecer durante o período em que se encontrar fundeado.
O centro desse círculo é indicado pela posição do ferro, sendo o seu raio dado pelo comprimento do
Alternativas
Q735902 Engenharia Naval
Um navio navega com velocidade constante igual a 10 nós. Para obter essa velocidade, utiliza seu único propulsor (hélice de passo fixo) girando a 100 rpm constantes. Se o passo do hélice vale 4 metros, o valor, em metros, do recuo é, aproximadamente, igual a Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q735905 Engenharia Naval
A adoção de um padrão de cores para a segurança do trabalho, conhecida por aqueles que trabalham a bordo de navios, minimiza as ocorrências de acidente de trabalho e de exposição ao risco. Nesse contexto, utiliza-se a cor vermelha para tubulações de
Alternativas
Q735909 Engenharia Naval
Um Oficial de Náutica, ao fazer o acompanhamento da evolução das condições do tempo em uma determinada região, chegou à conclusão de que se aproximava uma frente fria.
Os sinais mais evidentes dessa aproximação são:
Alternativas
Q735910 Engenharia Naval

Os dados apresentados na Tabela a seguir foram extraí- dos da Tábua de Marés para um determinado porto.


Imagem associada para resolução da questão


Qual o valor aproximado, em metros, da altura de maré prevista nesse porto para as 04:00 horas do dia 10/10/2016?

Alternativas
Q735911 Engenharia Naval
Maré é a oscilação vertical da superfície do mar ou outra grande massa d’água sobre a Terra causada, primariamente, pelas diferenças na atração gravitacional da Lua e, em menor extensão, do Sol sobre os diversos pontos da Terra. Nesse contexto, a maior altura alcançada pelas águas em uma oscilação é definida como
Alternativas
Q735912 Engenharia Naval
Se o volume da carena de um navio flutuando em água salgada (Imagem associada para resolução da questão =1,025 t/m3 ) é igual a 20.000 m3, qual o valor, em toneladas, do seu deslocamento?
Alternativas
Q735914 Engenharia Naval
Um navio possui pontal de registro igual a 17 metros e flutua com calado médio de 12,5 metros, numa região definida como zona de verão. Sua borda livre de verão, calculada de acordo com os requisitos da Convenção Internacional das Linhas de Carga, de 1966, corresponde a 4,30 metros.
Nessa situação, a borda livre atual do navio é
Alternativas
Q735915 Engenharia Naval

Um navio de deslocamentos leve e máximo, respectivamente iguais a 9.500 toneladas e 24.000 toneladas, atraca em um terminal com os seguintes pesos a bordo:

Imagem associada para resolução da questão

Nessa condição, os valores, em toneladas, dos seus porte bruto atual e deslocamento em lastro são, respectivamente, iguais a

Alternativas
Q735916 Engenharia Naval
Qual o valor, em metros, da elevação virtual do centro de gravidade (GGV) de um navio, provocada pelo efeito de superfície livre de um tanque com a forma geométrica de um paralelepípedo, parcialmente cheio com óleo combustível? Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q735917 Engenharia Naval
Um navio desloca 10.000 toneladas e tem KG inicial de 4,5 metros. Qual o valor, em metros, do seu KG final, se um peso de 40 toneladas for movimentado verticalmente para cima, de um porão inferior (KG = 2,0 metros) para o convés superior (KG = 7,5 metros)?
Alternativas
Q735918 Engenharia Naval

Considere os dados hidrostáticos de um navio apresentados na Tabela abaixo.

Imagem associada para resolução da questão

Esse navio possui um calado médio de 3,40 metros e chega a um terminal de carga onde realiza operações de carga e de descarga, respectivamente, equivalentes a 600 toneladas e 275 toneladas.

Desprezando-se as variações de trim e banda do navio, qual o valor, em metros, da sua cota do metacentro transversal (KMT) ao final das operações?

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: C
5: D
6: E
7: A
8: B
9: D
10: D
11: B
12: E
13: B
14: A
15: E
16: D
17: D
18: D
19: C
20: B