Questões de Concurso Público UNIRIO 2016 para Médico - Cirurgia Torácica

Foram encontradas 10 questões

Q1097531 Medicina

Uma paciente de 26 anos apresenta quadro de fraqueza generalizada pela manhã, com piora ao longo do dia, mas sem impedimento para realizar suas funções.


Considerando-se a classificação de Osserman, essa paciente é classificada como

Alternativas
Q1097533 Medicina

Paciente jovem dá entrada na emergência com quadro taquidispneico, cianótico, com sudorese profusa, hipotenso, saturando a 70% em ar ambiente. Vem sentindo dor torácica súbita há cerca de 2 horas. Ao exame com hipertimpanismo em hemitórax esquerdo, constata-se ausência de ruídos adventícios e murmúrio vesicular abolido desse lado.


Após suporte com oferta de O2 , a conduta a ser seguida é a seguinte: 

Alternativas
Q1097536 Medicina

Um paciente em pós-operatório de transplante pulmonar evolui com piora do padrão ventilatório com retenção de secreção, seguindo para ventilação assistida no 21º dia pós-transplante.


Associe as colunas correlacionando os possíveis resultados da broncoscopia às condutas médicas esperadas.


I - Grande quantidade de secreção purulenta em brônquios distais

II - Estenose da anastomose brônquica, com redução da luz em cerca de 60%

III - Úlceras em mucosa de paredes brônquicas difusas, com secreção clara


P - Aplicação de stent brônquico

Q - Toalete brônquico e antibioticoterapia

R - Suspender corticoterapia e imunossupressores

S - Suporte clínico e prescrição de antivirais

Alternativas
Q1097542 Medicina

Paciente de 23 anos, vítima de acidente automobilístico há três meses, passou por período de internação prolongada em CTI devido à TCE. Permaneceu em coma sob ventilação assistida por 30 dias. Hoje, apresenta-se deambulando com dificuldade, verbalizando poucas palavras sem formar frases, mas já com autonomia alimentar e controle de esfíncteres, e sentando-se. Apresentou piora clínica da ventilação com presença de tosse não produtiva e estridulosa com dispneia. Retornou para avaliação médica com radiografia de tórax sem alterações específicas e exames laboratoriais dentro da normalidade.


Para definição diagnóstica, o exame a ser realizado nesse paciente é o seguinte:

Alternativas
Q1097544 Medicina

Um paciente de 52 anos, etilista e tabagista de longa data, com diagnóstico de carcinoma escamoso do esôfago, foi submetido à ressecção com abordagem trans-hiatal. No terceiro dia de pós-operatório, é identificado um derrame pleural à direita, até o terço médio, sem repercussão clínica. Submetido à toracocentese, evidenciou-se saída de líquido pleural de aspecto leitoso, com as seguintes características bioquímicas iniciais: pH = 7,8; LDH = 283; glicose = 91; proteínas = 5,8; com citometria 92% linfócitos e 8% PMN e colesterol total 250.


Diante do quadro descrito, a hipótese diagnóstica e a melhor conduta no momento são, respectivamente, 

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: B
4: E
5: B