Questões de Concurso Público UNIRIO 2016 para Técnico em Audiovisual
Foram encontradas 30 questões
Os microfones possuem diferentes padrões de captação, fazendo com que cada tipo seja adequado a uma necessidade específica.
Sendo assim, quando não se deseja ver o microfone no enquadramento e busca-se captar o som de uma fonte primária a partir de 4 metros de distância, minimizando outros sons do ambiente, qual o tipo de microfone a ser utilizado?
Um sinal de áudio pode ser gravado por meio analógico ou digital. Cada um desses métodos possui vantagens e desvantagens, que trazem consequências diretas na qualidade do som captado e reproduzido.
Na gravação analógica, a onda sonora é contínua, resultando em
As câmeras do tipo DSLR são bastante populares atualmente tanto para trabalhos de fotografia manual quanto para filmagens.
O que diferencia esse tipo de câmera de outros modelos digitais é a presença de
A conexão digital AES/EBU permite que dados de áudio sejam transmitidos de forma rápida e confiável entre dispositivos profissionais compatíveis.
A transmissão de dados via AES/EBU
Ao montar e operar equipamentos de projeção audiovisual como projetores, caixas de som, tripés de iluminação, dentre outros, as questões de segurança são cruciais.
São medidas de segurança que sempre devem ser adotadas:
As câmeras de cinema podem diferir em design e utilizar películas de 8 mm, 16 mm ou 35 mm, mas todas possuem como partes comuns: corpo, chassi, objetiva e sistema de tração.
O chassi é:
Segundo Marcel Martin, “muito cedo a câmera deixou de ser apenas testemunha passiva, abandonando a função de registradora objetiva dos acontecimentos, para se tornar a sua testemunha ativa e a sua intérprete.” Grande parte do processo de criação artística e intelectual mediado pela câmera cinematográfica é devido ao emprego das propriedades das lentes para efeito estético. Sendo assim, relacione os tipos de lentes com as suas propriedades.
I - Grande angular
II - Teleobjetiva
III - Zoom
P - Produz uma imagem com profundidade de campo restrita e exige mais iluminação e rigor no controle do foco. Em uma ação de aproximação ou afastamento da câmera, tende a retardar a percepção de tempo.Q - Possui uma única distância focal, grande precisão ótica e luminosidade, produzindo um campo de visão semelhante ao do olho humano.
R - Proporciona um amplo ângulo de visão e grande profundidade de campo. Na fotografia em movimento, tende a acelerar a sensação de aproximação ou afastamento da câmera, e retardar movimentos laterais, como panorâmicas, por exemplo.
S - Tem distância focal variável, evitando a constante troca de objetivas durante a filmagem e, consequentemente, economizando o tempo, sendo utilizada também para efeitos de movimento, como chicotes, por exemplo.
T - Indicada para fotografar objetos de pequena dimensão a curta distância e com definição de detalhes. Tem profundidade de campo muito reduzida.
As associações corretas são:
A profundidade de campo é um conceito que se refere ao grau de nitidez entre o que está em primeiro plano, segundo plano e no plano de fundo da imagem.
Cabe ao operador de câmera controlá-la manipulando quais variáveis?
O cineasta controla o que é filmado e como algo é filmado. Uma imagem se forma quando padrões de luz e sombra são impressos em um material sensível. Sendo assim, é essencial controlar a exposição. Um dos componentes da câmera que auxilia nesse controle é a abertura do diafragma que é medida em f-stop.
Como a escolha da f-stop influi na exposição?
Para a projeção de um vídeo, é essencial levar em consideração o espaço físico onde vai acontecer o evento, particularmente porque o tamanho ideal da tela é proporcional ao tamanho do ambiente. Quanto maior for o local do evento, maior deverá ser o tamanho da imagem projetada, para que o público ao fundo não tenha dificuldade na visualização.
Sendo assim, quanto mais distante o projetor estiver da parede de projeção ou tela
Nas câmeras fotográficas digitais, as imagens são registradas em CCD e codificadas. Ao utilizar uma câmera digital, obtêm-se diversos efeitos alterando a velocidade, filtros, temperatura de cor e ISO, por exemplo.
O que o indicador “EV” sinaliza?
Na iluminação de uma cena, os refletores são posicionados de modo que desempenhem funções específicas, como: luz chave, luz de preenchimento e contraluz. Considerando uma iluminação de três pontos numa única pessoa em fundo escuro, relacione as funções abaixo aos efeitos que proporcionam.
I - Luz chave
II - Luz de preenchimento
III - Contraluz
P - Contribui para a impressão de tridimensionalidade da imagem, pois é usada para criar contorno e destacar o ator ou atriz do fundo.
Q - Usada para destacar o rosto e o brilho no olhar do ator ou atriz a partir do ponto de vista da câmera. É produzida por uma pequena fonte de luz direta.
R - Suaviza as sombras e busca não criar novas áreas sombreadas, por isso, geralmente é posicionada próxima à câmera e utiliza luz difusa.
S - Ilumina a área por trás do ator ou atriz, destacando o cenário. É posicionada em ângulo mais baixo do que a altura da câmera.
T - Principal fonte de luz da cena, cujo posicionamento determina o padrão de sombra na face do ator ou atriz.
As associações corretas são:
Henri Cartier-Bresson, na célebre frase “Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração”, chamou a atenção para a necessidade de alinhar a arte e a técnica. Tanto profissionais como amadores reconhecem que conhecer bem o equipamento é fator decisivo para um bom trabalho. Antes de qualquer sessão de fotos ou filmagem, o equipamento deve ser examinado e testado para garantir que esteja em boas condições de uso e funcionamento.
Alguns dos elementos que precisam de atenção antes de utilizar uma câmera fotográfica analógica são:
A temperatura de cor, medida em kelvin (K), é uma escala por analogia. Cada temperatura equivale a uma frequência do espectro eletromagnético, por isso, diferentes fontes de luz possuem distintas temperaturas de cor.
Sendo assim, a temperatura, em kelvin, de cor quente produzida por refletores artificiais de tungstênio é
Existem diversos softwares de edição não linear disponíveis no mercado, e novas tecnologias de transferência e manipulação de dados surgem para acompanhar as necessidades de alto desempenho e o volume cada vez maior de arquivos que circulam entre dispositivos e periféricos, como notebooks, câmeras e HDs externos. Entre essas novas tecnologias estão o USB 3.0 e a porta Thunderbolt.
Como essas duas tecnologias se diferenciam?
A luz difusa tem sombras atenuadas, com contornos mais suaves. Ela pode ser produzida por refletores específicos do tipo soft e também com o auxílio de reguladores.
São equipamentos utilizados para a difusão da luz: