Questões de Concurso Público Banco da Amazônia 2018 para Técnico Científico - Medicina do Trabalho
Foram encontradas 9 questões
Paciente de 61 anos, com hesitação urinária, foi diagnosticado com câncer de próstata. Seus exames apontaram: PSA total: 14,5; toque retal: próstata endurecida em lobo esquerdo; biópsia de próstata guiada por ultrassom: adenocarcinoma de próstata; Gleason 9 (5+4); todos os fragmentos comprometidos em lobo esquerdo com cápsula prostática comprometida. Submetido à ressonância nuclear magnética, foi detectado comprometimento ganglionar regional e para-aórtico.
Diante desse quadro, constata-se que o paciente se encontra no estadiamento
Os critérios estabelecidos pelo Colégio Americano de Reumatologia (ACR, da sigla em inglês American College Rheumatology), de 1987, para artrite reumatoide (AR) são frequentemente utilizados como auxiliares no diagnóstico dessa doença e como base para os critérios de inclusão em muitos estudos de intervenção terapêutica. Esses critérios, entretanto, têm suas limitações, e já foi constatado que não apresentam bom resultado quando aplicados no início da doença. Diante dessa situação, em 2010, um grupo de trabalho conjunto da ACR e da Liga Europeia Contra o Reumatismo (EULAR, da sigla em inglês European League Against Rheumatism) desenvolveu uma nova abordagem para a classificação da AR com o intuito de diagnosticar a doença em uma fase mais precoce e, dessa forma, promover uma abordagem mais efetiva no controle evolutivo da doença.
Deixou de fazer parte dos critérios diagnósticos ACR/ EULAR 2010 o seguinte item:
A fibrilação atrial (FA) é a arritmia sustentada mais prevalente na população e representa um grande problema de saúde pública. Essa prevalência aumenta com o passar da idade, entretanto, a FA pode estar associada a um fator desencadeante agudo.
Dentre os fatores desencadeantes agudos, encontra-se a(o)
Paciente, em acompanhamento por neutopenia (< 500 neutrófilos), desenvolve uma mácula inocente que progride em 24 horas para uma lesão de aspecto necrótico, circular, indolor, encimada por uma crosta central enegrecida, associada a um halo eritematoso circunjacente, localizada no quadrante superior interno da mama esquerda.
A causa provável para essa intercorrência é
Diante dos novos acontecimentos, a população de Manaus entre 1 e 49 anos está sendo convocada a comparecer às Unidades de Saúde mais próximas das cidades, munida de sua carteira de vacinação para detectar se a vacinação contra o sarampo está em dia. Para quem não estiver, a recomendação é a aplicação imediata da vacina. O alerta veio da chefia de divisão de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de bloquear o avanço da doença. Sendo o sarampo uma doença de notificação compulsória imediata, outras doenças também exigem esse procedimento.
O agravo à saúde, cuja notificação compulsória pode ser feita em até 7 dias, é a(o)
Mulher de 22 anos procurou atendimento médico por apresentar febre, náuseas e dor no hipocrôndrio direito. Em sua história clínica, relata não usar preservativos e não ter parceiro sexual fixo. Ao exame especular, observa-se saída de secreção pelo orifício do colo uterino e, ao exame físico, dor na mobilização do colo.
Diante do quadro clínico, a complicação esperada para a infecção detectada é:
Homem de 38 anos, em consulta de rotina para acompanhamento, traz consigo uma MAPA com valores de vigília 137 x 86 mmHg. Durante a consulta, a pressão arterial averiguada é de 119 x 75 mmHg.
Assim, o diagnóstico desse paciente é:
Uma parte essencial da prática clínica é o diagnóstico das doenças. Por essa razão, pesquisas estão sempre buscando melhorar os testes diagnósticos. Na Tabela a seguir, são apresentados os resultados de uma pesquisa de um novo teste diagnóstico:
Qual é o valor encontrado para o cálculo da sensibilidade
desse teste diagnóstico?
Um gerente de produção de 45 anos, obeso, tabagista de 20 a 30 cigarros por dia, relata surgimento de dor precordial de forte intensidade durando mais que 15 minutos, em aperto, acompanhado de sudorese profusa e tontura. Atendido no serviço médico, foi realizado eletrocardiograma que apresentou no traçado alterações de natureza isquêmica em DI, aVL, e de V1 a V6.
O diagnóstico mais provável é o infarto agudo