Questões de Concurso Público Banco da Amazônia 2018 para Técnico Científico - Medicina do Trabalho

Foram encontradas 21 questões

Q890602 Segurança e Saúde no Trabalho

Os riscos ambientais presentes nos locais de trabalho devem ser monitorados, conforme as normas legais, como, por exemplo, a NR 15. Um dos riscos físicos que gera maior preocupação é o Nível de Pressão Sonora Elevado (NPSE) ou “ruído”, que, além de causar diversos tipos de alteração da homeostase, pode também causar perda da audição.


Conforme a definição da NR 15, os ruídos de impacto são sons com

Alternativas
Q890603 Segurança e Saúde no Trabalho

Para prevenir as pneumoconioses, é preciso, além do acompanhamento médico periódico dos trabalhadores, a adoção de medidas que evitem o contato do trabalhador com as poeiras respiráveis, sejam elas fibrogênicas ou não fibrogênicas.


As partículas com maior chance de atingir as vias respiratórias inferiores, quando são identificadas em altos índices nas medições ambientais do trabalho, são aquelas com mediana do diâmetro aerodinâmico inferior a

Alternativas
Q890604 Segurança e Saúde no Trabalho

Médico do trabalho em serviço de saúde, com estrutura para atendimentos de emergência, recebe trabalhador com relato de ingestão acidental de pesticida do tipo carbamato, há 20 minutos. No momento, apresenta náuseas, cólicas abdominais, fasciculação muscular, sialorreia e broncorreia.


A(s) conduta(s) a ser(em) adotada(s) imediatamente após a avaliação e a garantia de que as vias aéreas estão pérvias é(são):

Alternativas
Q890605 Segurança e Saúde no Trabalho

As mudanças ocorridas no mundo do trabalho, nas últimas décadas, resultaram em riscos emergenciais para a saúde dos trabalhadores. Nesse contexto, surgem os chamados riscos psicossociais, que seriam a raiz do quadro de exaustão emocional, desumanização e reduzida realização pessoal no trabalho, que configuram a Síndrome de Burnout.


Avaliando-se o grau de demanda psicológica e o grau de controle sobre a atividade laboral, qual situação representa um risco maior para o surgimento dessa síndrome?

Alternativas
Q890607 Segurança e Saúde no Trabalho

Atualmente, as expressões de desgaste de estruturas do sistema musculoesquelético atingem várias categorias profissionais e têm várias denominações, entre as quais lesões por esforços repetitivos (LER) e distúrbios osteo-musculares relacionados ao trabalho (DORT).


Qual é, respectivamente, a forma clínica e a localização da lesão, incluídas nesse grupo de agravos?

Alternativas
Q890608 Segurança e Saúde no Trabalho

As pneumopatias, relacionadas etiologicamente à inalação de poeiras em ambientes de trabalho, são genericamente designadas como pneumoconioses (do grego, conion = poeira).


O tipo de pneumoconiose, as poeiras causadoras desse problema e os processos anatomopatológicos subjacentes estão apresentados, respectivamente, em:

Alternativas
Q890609 Segurança e Saúde no Trabalho

A perícia médica é atribuição privativa de médico, podendo ser exercida por civil ou militar, desde que investido em função que assegure a competência legal e administrativa do ato profissional.


O exame médico-pericial visa a definir o nexo de causalidade (causa e efeito) entre

Alternativas
Q890610 Segurança e Saúde no Trabalho

De acordo com a Classificação Brasileira de Procedimentos em Fonoaudiologia, para a investigação de perdas auditivas de origem ocupacional, deve ser realizada, na audiometria tonal limiar, a pesquisa de limiares psicoacústicos para tons puros, por via aérea e via óssea, tanto no exame de referência quanto no sequencial.


As alterações nesses exames sequenciais, sugestivos de dano ocupacional relacionado ao ruído, são as que apontam

Alternativas
Q890611 Segurança e Saúde no Trabalho

Um operário de uma fundição de metais, com 50 anos de idade, apresentou os seguintes achados clínicos no exame periódico: cefaleia, irritabilidade, dor abdominal, perda de memória recente, parestesias de membros inferiores além de disfunção sexual erétil.


Diante da suspeita de intoxicação por metais no ambiente de trabalho, o agente que provoca as reações acima descritas é o

Alternativas
Q890612 Segurança e Saúde no Trabalho

O sistema de trabalho em turnos e noturno por ir contra a natureza humana, eminentemente diurna, traz prejuízos para a saúde do trabalhador, tanto nos aspectos físicos e psíquicos, como nos emocionais e sociais.


São alterações descritas em trabalhadores que atuam nesse sistema de trabalho:

Alternativas
Q890613 Segurança e Saúde no Trabalho
A inspeção sanitária de ambientes de trabalho é desenvolvida por um conjunto de ações observado no processo de trabalho e é a essência das ações da vigilância em saúde do trabalhador.
Essas inspeções devem ser
Alternativas
Q890614 Segurança e Saúde no Trabalho

Um funcionário de uma empresa de mudanças interestaduais acidentou-se durante o serviço. Como consequência desse acidente, após avaliação médica, o funcionário foi declarado incapacitado para o exercício de sua função.


Nos termos da lei de regência, o benefício por incapacidade a que ele terá direito será pago a contar do seguinte dia do afastamento do trabalho:

Alternativas
Q890615 Segurança e Saúde no Trabalho

Nos termos da NR 7, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) deve incluir, dentre outras medidas, a realização obrigatória de exames médicos.


Esses exames compreendem avaliação clínica, abrangendo

Alternativas
Q890616 Segurança e Saúde no Trabalho

Nos termos da NR 9, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) deverá estar descrito em um documento-base contendo todos os aspectos indicados nessa norma.


Todas as alterações e complementações que constarem desse documento deverão ser apresentadas e discutidas, quando existente na empresa, na

Alternativas
Q890617 Segurança e Saúde no Trabalho
Nos termos do Decreto n° 3.048/1999, o trabalhador que exerce atividade de movimentação de mercadorias nas instalações de uso público — incluindo recebimento, conferência, transporte interno, abertura de volumes para conferência aduaneira, entre outros —, e ainda carregamento e descarga de embarcações, quando efetuados por aparelhamento portuário, e que integre a capatazia, é considerado um trabalhador
Alternativas
Q890618 Segurança e Saúde no Trabalho

De acordo com o Decreto n° 3.298/1999, há um processo de duração limitada e com objetivo definido, que é permitir que a pessoa com deficiência de qualquer natureza, agente causal ou grau de severidade, alcance o nível físico, mental ou social funcional ótimo, proporcionando-lhe os meios de modificar sua própria vida.


Podendo compreender medidas visando a compensar a perda de uma função ou uma limitação funcional e a facilitar ajustes ou reajustes sociais, esse processo recebe o nome de

Alternativas
Q890619 Segurança e Saúde no Trabalho
O Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (QUALISS) tem como objetivo avaliar a qualidade das(os)
Alternativas
Q890620 Segurança e Saúde no Trabalho

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS é referência básica para cobertura mínima obrigatória da atenção à saúde nos planos privados de assistência à saúde, contratados a partir de 1° de janeiro de 1999.


Sobre as coberturas mínimas dos planos de saúde, tem-se que o(s)

Alternativas
Q890621 Segurança e Saúde no Trabalho

De acordo com a Lei n° 9.656/1998, serviços prestados em instituições integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) a beneficiários de planos de saúde deverão ser ressarcidos à instituição federal pelas operadoras desses planos.


A identificação do atendimento a beneficiário de plano privado, realizado pelo SUS, é de competência

Alternativas
Q890622 Segurança e Saúde no Trabalho

A ANS mantém estatísticas a respeito do perfil dos beneficiários de planos de saúde no Brasil.


No mercado de planos de saúde, em 2017, a maior fatia desse negócio era representada pelo seguinte tipo de contratação:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: D
5: E
6: B
7: C
8: B
9: C
10: A
11: A
12: E
13: C
14: E
15: C
16: E
17: D
18: E
19: C
20: C