Questões de Concurso Público Petrobras 2018 para Enfermeiro do Trabalho Júnior

Foram encontradas 11 questões

Q885037 Segurança e Saúde no Trabalho
Estão dispensados(as) de seguir a NR 4:
Alternativas
Q885038 Segurança e Saúde no Trabalho
Segundo a NR 4, em seu artigo 4.2.2, as empresas que possuam mais de 50% (cinquenta por cento) de seus empregados em estabelecimentos ou setores com atividade cuja gradação de risco seja de grau superior ao da atividade principal deverão dimensionar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho em função do
Alternativas
Q885039 Segurança e Saúde no Trabalho

A NR 4 determina que todas as empresas devem registrar seus Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) mesmo para os SESMT que tenham apenas um membro. Tal registro deverá ser requerido ao órgão regional do MTE.


Para dar entrada no requerimento desse registro, é preciso incluir os seguintes dados, EXCETO:

Alternativas
Q885040 Segurança e Saúde no Trabalho

A Convenção no 155, da Organização Internacional do Trabalho, sobre Segurança e Saúde dos Trabalhadores e o Meio Ambiente de Trabalho, concluída em Genebra, em 22 de junho de 1981, determina que deverá ser exigida dos empregadores, na medida em que for razoável e possível, garantia de que determinados aspectos do trabalho que estejam sob seu controle sejam seguros, e não envolvam risco algum para a segurança e a saúde dos trabalhadores.


Está em DESACORDO com a razoabilidade e a possibilidade de exigir garantia do empregador o seguinte aspecto:

Alternativas
Q885041 Segurança e Saúde no Trabalho
Para um bom sistema de gestão da Saúde e da Segurança do Trabalho (SST) é fundamental
Alternativas
Q885042 Segurança e Saúde no Trabalho

Texto 1

Crime de Perigo – art. 132 do código penal: “Expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”. A pena para este caso varia de 3 meses a 1 ano, se o fato não constituir crime mais grave.


Texto 2

Súmula 229 do Supremo Tribunal Federal: “A indenização acidentária não exclui a do direito comum, em caso de dolo ou culpa grave do empregador.”


Texto 3

Lei no 8213, de 24 de julho de 1991 (Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social): “Art. 121. O pagamento, pela Previdência Social, das prestações por acidente do trabalho não exclui a responsabilidade civil da empresa ou de outrem.”


Considerando-se os textos legais transcritos, em caso de acidente de trabalho

Alternativas
Q885043 Segurança e Saúde no Trabalho
Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido,
Alternativas
Q885044 Segurança e Saúde no Trabalho
Novas tecnologias podem acarretar novas situações de risco para a saúde do trabalhador.
Uma nova tecnologia que tem levado à realização de estudos e pesquisas, inclusive com cooperação internacional, para avaliar seus riscos e seu impacto na saúde do trabalhador é a
Alternativas
Q885045 Segurança e Saúde no Trabalho
Dentre os requisitos de verificação de um sistema de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, pode-se destacar como sendo um de seus elementos principais o seguinte:
Alternativas
Q885047 Segurança e Saúde no Trabalho
Existem materiais utilizados em instalações de saúde que podem oferecer risco biológico, sendo classificados conforme o seu potencial de infectividade.
São considerados semicríticos os materiais que entram em contato com a(os)
Alternativas
Q885048 Segurança e Saúde no Trabalho
A NR-32 estabelece diretrizes básicas para a implementa- ção de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores de serviços de saúde.
Uma medida de prevenção obrigatória para trabalhadores desses serviços, é que
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: B
4: D
5: A
6: C
7: A
8: B
9: D
10: A
11: B