Questões de Concurso Público Petrobras 2018 para Engenheiro de Meio Ambiente Júnior
Foram encontradas 10 questões
Considerando as particularidades dos órgãos envolvidos em um incidente, o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) adota nove princípios que permitem assegurar o deslanche rápido, coordenado e efetivo dos recursos, minimizando a alteração das políticas e dos procedimentos operacionais próprios das instituições envolvidas. Um desses princípios considera que para que não haja perda de controle, nas ações operacionais, cada profissional envolvido no incidente não pode se reportar a um número muito grande de pessoas. Sendo assim, o SCI considera que o número de indivíduos que uma pessoa pode ter sob sua supervisão com efetividade é , no máximo, 7, sendo que o ótimo écinco. Para que esse princípio seja sempre mantido, àmedida que os recursos forem chegando, torna-se necessária a expansão da estrutura do SCI.
A descrição acima corresponde a qual princípio?
No Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), há um documento ou conjunto de documentos que contém estratégias e requisitos mínimos de planejamento das ações que serão empregadas no atendimento às situações de emergência.
Esse documento, que integra os planos de ação previamente elaborados para atender à ocorrência de acidentes com produtos químicos, é a(o)
Segundo a legislação brasileira, as mercadorias perigosas são estabelecidas por classes.
A classe 5 corresponde a
A NBR ISO 31.000/2009 define os princípios e as diretrizes para gestão de riscos. O processo de gestão de riscos baseado nesse instrumento legal segue as etapas de: análise de riscos, avaliação de riscos, identificação de riscos, definição do contexto e tratamento de riscos, conforme ilustrado no fluxograma abaixo, adaptado dessa norma.
A etapa de análise de riscos é aquela na qual se busca compreender a natureza do risco e determinar o nível de risco, discutindo todas as possibilidades de ocorrência de um eventual acidente, na tentativa de evitar que ele aconteça.
No fluxograma apresentado na norma, essa etapa aparece
na parte
Diversas são as técnicas utilizadas no estudo de risco. Existe uma técnica de raciocínio indutivo, que faz um exame estruturado e sistemático de um produto, processo ou sistema, existente ou planejado, e busca identificar os perigos e problemas de operação para pessoas, equipamentos, ambiente e/ou objetivos organizacionais. É uma técnica qualitativa baseada no uso de palavras-guia, as quais questionam como a intenção do projeto ou as condições de operação podem não ser atingidas a cada etapa do projeto, processo ou sistema.
Essa técnica acima descrita é conhecida por
O GHS é o sistema harmonizado globalmente para a classificação e rotulagem de produtos químicos. Esse sistema toma forma a partir de uma meta, definida na ECO/92, de criação de um sistema globalmente harmonizado de classificação de perigos e um sistema compatível de rotulagem, incluindo folha de informação de segurança de produto e símbolos facilmente compatíveis.
Visando a atender a esse sistema, foi criada, no Brasil, a NBR 14.725 que, em sua parte 3, define os critérios de rotulagem. Observe o pictograma abaixo:
Segundo a norma em tela, esse pictograma refere-se a
O programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA) é um programa de gestão de riscos preconizado pela NR 09, obrigatório para empresas e instituições subordinadas à CLT. É um programa de higiene ocupacional focado em agentes químicos, físicos e biológicos.
Um exemplo de agente físico presente nos ambientes de trabalho são os(as)