Questões de Concurso Público Transpetro 2018 para Engenheiro Júnior - Naval

Foram encontradas 49 questões

Q1090211 Engenharia Naval
Considere os dados abaixo, relativos à obtenção das linhas de carga de um navio: • Calado de verão: 7,2 m • Deslocamento no calado de verão: 24.300 t
• TPC correspondente ao deslocamento de verão: 25 t
Se o pontal moldado do navio é igual a 10,5 m, qual o valor aproximado, em m, da borda livre mínima em água doce?
Alternativas
Q1090212 Engenharia Naval
Um navio de 4.250 toneladas de deslocamento, flutuando em água do mar (γ = 1,025 t/m3 ), possui um tanque de serviço de óleo combustível (γ = 0,85 t/m3 ) parcialmente cheio em sua praça de máquinas. A geometria desse tanque tem a forma de um paralelepípedo de comprimento l = 6 m, largura b = 10 m e altura h = 8 m. Sabe-se que o comprimento e a largura do tanque são, respectivamente, paralelos aos eixos longitudinal e transversal do navio.
Qual o valor, em mm, da ascensão vertical do centro de gravidade do navio, provocada pelo efeito de superfície livre do líquido desse tanque?
Alternativas
Q1090213 Engenharia Naval
As características de estabilidade de uma unidade marítima flutuante intacta são consideravelmente afetadas quando temos uma avaria com alagamento de seus compartimentos. Nesse contexto, os efeitos sobre a estabilidade transversal dessa unidade podem ser estudados segundo dois métodos: o método da perda de flutuabilidade e o método do peso acrescentado.
Segundo o método da perda de flutuabilidade, a perda da área do plano de linha d’água, correspondente ao compartimento alagado, provoca a diminuição da(o)
Alternativas
Q1090214 Engenharia Naval
A Figura abaixo mostra a curva de TPC (toneladas por centímetro de imersão) de um navio em função dos valores de seus respectivos calados.
Imagem associada para resolução da questão

Se o navio estiver flutuando no calado de 6,5 m e carregar 90 toneladas de carga, o valor, em centímetros, correspondente ao acréscimo no calado será, aproximadamente, igual a
Alternativas
Q1090215 Engenharia Naval
Um navio de 200 m de comprimento e 16 m de boca tem um coeficiente de bloco de 0,75, quando flutua no calado de 8 m, sem banda e sem trim, em água doce (γfw = 1 t/m3 ).
Para que o navio flutue nas mesmas condições, em água salgada (γsw = 1,025 t/m3 ), com o mesmo calado de 8 m, deve-se adicionar a bordo uma carga, em toneladas, aproximadamente igual a
Alternativas
Q1090216 Engenharia Naval
No estudo de interação casco-hélice, pode-se relacionar a velocidade do navio (Vs) com a velocidade de avanço do hélice (Va) através da expressão
Dados w - coeficiente de esteira t - coeficiente de redução da força propulsora
Alternativas
Q1090217 Engenharia Naval
Um parâmetro utilizado na descrição de um estado de mar é a altura significativa das ondas (H1/3), definida como a média das ondas 1/3 maiores. Esse parâmetro pode ser determinado através do momento espectral Imagem associada para resolução da questão do espectro de energia das ondas. Nesse contexto, se o momento espectral m0 é igual a 4 m2 , qual o valor da altura significativa das ondas (H1/3), em metros?
Alternativas
Q1090218 Engenharia Naval
A viga prismática do tipo I apresentada na Figura abaixo está submetida a um esforço de cisalhamento transversal V = 230 kN.
Imagem associada para resolução da questão

Se todas as dimensões da viga estão em milímetros, qual o valor da tensão de cisalhamento máxima, em MPa, na seção transversal dessa viga?
Alternativas
Q1090219 Engenharia Naval
Considere a Curva de Estabilidade Estática (CEE) de um navio onde são apresentados os valores de braços de endireitamento (GZ) em função dos ângulos de inclinação transversal.
Imagem associada para resolução da questão

Com base nessa curva, verifica-se que o ângulo correspondente à imersão do convés do navio é aproximadamente igual a
Alternativas
Q1090220 Engenharia Naval
Ao atracar num terminal portuário, um navio apresentava a seguinte condição de deslocamento e centros de gravidade: Δ = 14000 t, LCG = 1,2 m e KG = 8 m.
Durante a estadia do navio no terminal, foram realizadas as seguintes operações:
Imagem associada para resolução da questão

Com base nessas informações, os valores de KG e LCG, ambos em metros, do navio na condição de partida do terminal portuário é, aproximadamente, igual a
Alternativas
Q1090221 Engenharia Naval
Durante a realização do teste de inclinação de um navio, um peso de 30 toneladas foi movimentado transversalmente de uma distância de 15 metros. Como resultado, obteve-se, para essa movimentação, um valor de altura metacêntrica transversal (GMT) igual a 1 metro.
Se o pêndulo de 4 metros de comprimento utilizado nesse teste apresentou uma deflexão de 10 centímetros, qual o valor aproximado do deslocamento do navio, em toneladas, na condição de teste?
Alternativas
Q1090222 Engenharia Naval
A Figura abaixo ilustra um conjunto de imagens sequenciais de um trem de ondas gerado em um tanque de provas.
Imagem associada para resolução da questão

A posição ao longo do tanque é dada pelo eixo horizontal. Cada imagem representa a superfície do tanque em um determinado instante de tempo, avançando no sentido vertical. Como o batedor de ondas está posicionado à esquerda, as ondas se propagam da esquerda para a direita. As duas linhas correspondentes à velocidade de grupo indicam o deslocamento da frente de onda e do final do trem de onda, como vistos no tanque. A linha correspondente à velocidade de fase acompanha o deslocamento de uma crista de onda.
Desconsiderando os efeitos de fundo do tanque, qual a velocidade de grupo, em m/s, se a velocidade de fase for igual a 1,6 m/s?
Alternativas
Q1090223 Engenharia Naval
No projeto de hélices propulsores, a utilização do diagrama de Burril tem como principal propósito
Alternativas
Q1090224 Engenharia Naval
Considere a Figura abaixo, onde são apresentadas as distribuições de empuxo e de peso ao longo do comprimento (L) de um navio.
Imagem associada para resolução da questão

Com base nessas distribuições, verifica-se que o esforço cortante e o momento fletor serão nulos, respectivamente, nas proximidades das posições
Alternativas
Q1090225 Engenharia Naval
Um elemento estrutural de um navio tem as seguintes funções:
• Primária: transferir verticalmente as cargas atuantes nos conveses e plataformas para a estrutura do fundo do navio, onde serão equilibradas pelas forças de empuxo. • Secundária: fazer a amarração da estrutura na direção vertical.
Essas funções são referentes ao elemento estrutural denominado
Alternativas
Q1090226 Engenharia Naval
O ciclo de ar-padrão Otto é um ciclo ideal que consiste em quatro processos reversíveis em série: compressão, adição de calor, expansão e rejeição de calor.
Dentre esses processos, são isentrópicos
Alternativas
Q1090227 Engenharia Naval
No modelo de ciclo de potência a vapor idealizado pelo ciclo Rankine, a adição de calor na caldeira e a rejeição de calor no condensador se dão por processos
Alternativas
Q1090228 Engenharia Naval
Na elaboração do arranjo geral dos compartimentos de um navio, deve-se ter atenção aos requisitos de habitabilidade estabelecidos pelas Sociedades Classificadoras que buscam preservar o bem-estar e o conforto dos passageiros e dos tripulantes.
Nesse contexto, deve ser levada em consideração, EXCETO, a
Alternativas
Q1090229 Engenharia Naval
Considere uma barcaça de óleo combustível em forma de paralelepípedo, imersa em água marinha, possuindo 30 m de comprimento, 6 m de boca, 2,5 m de calado e 4 m de pontal. Sabe-se que as densidades da água do mar e da água doce são iguais, respectivamente, a 1,025 t/m3 e 1 t/m3 .
Qual o valor do deslocamento da barcaça, em toneladas, quando é transportada da praia onde estava fundeada para um porto fluvial sem desembarque de carga?
Alternativas
Q1090230 Engenharia Naval
A Figura representa a seção mestra de um navio de deslocamento de projeto de 20.000 toneladas. Estão representados, para cada linha de flutuação, o calado em pés e o deslocamento equivalente em toneladas.
Imagem associada para resolução da questão

Qual a reserva de flutuabilidade do navio, em percentagem, quando o mesmo navega com calado de 20 pés?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: C
4: A
5: D
6: A
7: C
8: D
9: E
10: C
11: C
12: B
13: A
14: B
15: C
16: B
17: A
18: B
19: E
20: C