Questões de Concurso Público UNIRIO 2019 para Médico - Clínica Médica

Foram encontradas 35 questões

Q1077972 Medicina
Paciente de 60 anos, sexo masculino, apresenta-se com edema de membros inferiores e astenia. Ao exame, encontram-se macroglossia e equimose cutânea ao redor dos olhos. Exames laboratoriais revelaram ureia 50 mg/dL, creatinina 2.0 mg/dL, glicose 98 mg/dL, hemograma com anemia normocítica e normocrômica. Imunoeletroforese de proteínas séricas com pico monoclonal; proteinúria de 24 h em faixa nefrótica e ecocardiograma transtorácico com ventrículos espessados com aparência brilhante e disfunção diastólica. O diagnóstico do paciente é de
Alternativas
Q1077973 Medicina
Paciente de 36 anos do sexo feminino inicia quadro de hipertensão, edema, hematúria e proteinúria subnefrótica. Foi realizada biópsia renal, que demonstrou proliferação mesangial com sementação lobular e interposição mesangial entre a membrana basal capilar e células endoteliais, produzindo um duplo contorno com aspecto de trilho de trem.
O quadro descrito pode ter como diagnóstico
Alternativas
Q1077974 Medicina
Mulher de 20 anos chega à emergência com queimadura em mãos. Durante o exame, tem perda da sensibilidade para dor e temperatura em membros superiores (mais proeminente à esquerda), ombros e nuca. A sensibilidade vibratória e o tato estão preservados. Possui também arreflexia de membros superiores. A RM de crânio confirmou o diagnóstico com dilatação do canal central da medula.
Além disso, a RM revelou achados de uma doença com associação frequente, que é a(o)
Alternativas
Q1077975 Medicina
Paciente de 35 anos, sexo feminino, com diagnóstico de cirrose hepática por colangite biliar primária, descreve cansaço aos pequenos esforços. Durante o exame físico, o oxímetro de pulso revelou queda da saturação quando a mesma ficou em ortostase.
A causa desse achado ao exame físico se deve a
Alternativas
Q1077976 Medicina
Paciente com DM tipo 2 é rastreado para possíveis complicações, sendo que a amostra de urina apresentou uma taxa de albumina-creatinina maior que 30 mg/g. PA 120 x 70 mmHg. Foi iniciado enalapril, porém o paciente apresentou angioedema, sendo necessária a interrupção desse medicamento.
A classe de droga de escolha nessa situação é
Alternativas
Q1077977 Medicina
Paciente de 20 anos, sexo feminino, negra, brasileira, com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico (LES), apresenta proteinúria nefrótica, hematúria e creatinina de 1.8 mg/dL (creatinina prévia normal). A biópsia renal revela glomerulonefrite classe III.
O imunossupressor de primeira linha para tratamento de indução é
Alternativas
Q1077978 Medicina
Paciente masculino de 50 anos, previamente hígido,apresenta quadro demencial progressivo. Exame físico demonstra língua despapilada e queilite angular. Durante a investigação, o hemograma revela Ht° 20% Hb 6g/dL,VCM 125 fL, HCM 30 pg, leucócitos 2.500/mm³ e plaquetas 70 mil/mm³.
O achado do sangue periférico relacionado a essa causa reversível de demência é
Alternativas
Q1077979 Medicina
Homem de 40 anos é encaminhado por causa de artrite em mãos. Na história patológica pregressa, tem diagnóstico de diabetes. Ao exame, encontra-se de relevante a presença de hiperpigmentação, ictus desviado e globoso e hepatomegalia.
Uma manifestação que também pode estar presente nesse paciente é
Alternativas
Q1077980 Medicina
Paciente 45 anos do sexo masculino com diagnóstico de DM tipo 2 em tratamento e bem controlado, apresenta, pela terceira vez, infecção do trato urinário. A droga que ele está usando e que causa esse efeito adverso é
Alternativas
Q1077981 Medicina

Paciente com insuficiência cardíaca congestiva tratada com furosemida, espironolactona, losartana e metoprolol com doses otimizadas, mantém-se sintomática, tendo-se optado por iniciar um inibidor da neprilisina associado a valsartana (com retirada do BRA anterior).

Essa droga é a(o)

Alternativas
Q1077982 Medicina
Homem de 50 anos, com história de síncope de repetição, realiza holter que evidencia taquicardia ventricular monomórfica não sustentada. O eletrocardiograma de base demonstra presença de onda épisilon, e a ressonância indica fibrose e gordura substituindo miocárdio nos ventrículos. O diagnóstico é
Alternativas
Q1077983 Medicina
Paciente de 35 anos do sexo feminino tem diagnóstico de HIV em uso de antirretroviral. A paciente abandonou o tratamento e procura a emergência com febre há 1 semana, tosse seca e dispneia progressiva. Ao exame está emagrecida, hipocorada 2+/4+, cianótica +/4+, anictérica.Candidíase oral. PA 100 x 62 mmHg, FC 120 bpm, FR 40irpm, TA 38.2 °C. RCR 2T sem sopros, MV universalmente audível, sem ruídos adventícios. Restante do exame sem alterações. Exames laboratoriais Hto 25% Hb 7g/dL,VCM 84 fL, HCM 30 pg, leucócitos 12.000/mm3 com 5%de linfócitos e plaquetas 160.000/mm3. LDH 500 UI/L. Gasometria arterial: pH 7.30, pO₂ 48 mmHg, pCO₂ 20 mmHg,HCO₃ 18 mEq/L e SatO₂ 80%. Radiografia de tórax sem alterações.
O tratamento do quadro respiratório deve ser feito com
Alternativas
Q1077984 Medicina
Paciente com diagnóstico de insuficiência cardíaca apresenta derrame pleural volumoso à direita, e pequeno à esquerda, com febre de foco não identificado. Foi realizada toracocentese, que demonstrou a presença da relação proteína pleural/sérica de 0,4; a relação LDH pleural/sérico de 0,5 e o LDH pleural menor que 2/3 do limite superior da normalidade. Ainda assim, decidiu-se calcular o gradiente proteína sérico-pleural com resultado de 3.5 g/dL.
A conduta a ser tomada para o derrame pleural é
Alternativas
Q1077985 Medicina
Paciente com derrame pleural volumoso com evolução de 3 meses é internada para investigação. Foi realizada pericardiocentese com líquido hemorrágico e predomínio monolinfocitário, BAAR do líquido negativo e cultura positiva para Mycobaterium tuberculosis.
Considerando-se as 4 principais drogas de tratamento, este deve ser feito com
Alternativas
Q1077986 Medicina
Paciente de 40 anos do sexo feminino apresenta fraqueza muscular com dificuldade de pentear o cabelo ou levantar-se da cadeira, além de artrite, febre e dispneia aos médios esforços. Ao exame, tem nas mãos hiperceratose, descamação e fissura em polpas digitais e parte lateral dos dedos, fenômeno de Raynaud e artrite simétrica de interfalangeanas proximais. Sem outras lesões cutâneas. Biópsia muscular mostra inflamação com predomínio de linfócitos B e macrófagos no perimísio e perivascular, além de fragmentação de perimísio com a coloração da fosfatase alcalina. Também apresenta algumas áreas de necrose perifascicular. Exames laboratoriais revelaram o Anti-Jo1 positivo e a CK aumentada em 5 vezes. TC de tórax de alta resolução com infiltrado intersticial bibasal com áreas de vidro fosco.
O diagnóstico dessa paciente é
Alternativas
Q1077987 Medicina
Homem de 40 anos procura assistência médica por máculas hipopigmentadas com bordas mal definidas. O diagnóstico inicial foi de hanseníase paucibacilar pela biópsia de pele. Iniciado tratamento com dapsona e rifampicina. Dois meses após, o paciente apresentou pé caído e surgimento de novas lesões maculares.
O diagnóstico dessa complicação e o tratamento são, respectivamente,
Alternativas
Q1077988 Medicina
A pancreatite aguda é uma doença associada ou determinada tanto por problemas congênitos, quanto por hereditários e adquiridos, ou ainda por agentes de natureza química, traumática e infecto-parasitária.
Quanto à sua evolução clínica, sabe-se o seguinte:
Alternativas
Q1077989 Medicina
Paciente masculino, 48 anos, obeso e tabagista deu entrada em um serviço de emergência apresentando sensação de desconforto precordial irradiando para membro superior esquerdo e mandíbula, com sudorese profusa, de início há cerca de 2 horas. O eletrocardiograma apresentou presença de discreta onda Q, com redução da amplitude de onda R e supra desnivelamento do segmento ST nas derivações precordiais de V1 a V4. A avaliação de laboratório mostrou Isoenzima MB da CK (CK-MB), Troponina T (TnTc) e Troponina I (TnIc) elevadas.
Diante desse achado clínico, laboratorial e eletrocardiográfico compatível com IAM, qual a sua hipótese diagnóstica quanto à área cardíaca acometida e à alteração na cinecoronariografia mais esperada?
Alternativas
Q1077990 Medicina
A silicose crônica, pneumopatia etiologicamente relacionada à inalação de poeiras contendo sílica em ambientes de trabalho, classificada como pneumoconiose, apresenta como processo anatomopatológico subjacente a
Alternativas
Q1077991 Medicina

A infecção do trato urinário (ITU) é uma das causas mais comuns de infecção na população em geral e pode apresentar complicações.


São fatores para o surgimento de formas complicadas:

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: C
5: C
6: A
7: E
8: C
9: A
10: E
11: B
12: C
13: A
14: D
15: A
16: A
17: B
18: D
19: B
20: A