Questões de Concurso Público UNIRIO 2019 para Médico - Nefrologia
Foram encontradas 35 questões
Considerando-se a necessidade de melhorar o controle glicêmico, o peso e/ou o risco cardiovascular do paciente, dentre as categorias de fármacos abaixo, a que pode ser adicionada para esse fim é:
Sabendo-se que a dosagem urinária dessas proteínas é um importante elemento do diagnóstico, qual proteína abaixo é mais útil para avaliar um paciente com uma doença tubular?
Considerando-se a necessidade de classificação e definição do tratamento, em qual estágio da DRC se encontra a paciente, usando-se como base a TFG, e a excreção urinária de albumina?
Devido à gravidade da paciente, bem como aos achados da biópsia, deve-se indicar corticoterapia associada a qual droga imunossupressora, entre as citadas abaixo, para indução do tratamento?
O quadro descrito acima é mais característico da
Com base no caso da paciente, a medida mais recomendada é
Considerando-se a importância do conhecimento da ação de algumas drogas, associe o nome da droga com o respectivo efeito renal, apresentado a seguir.
I – Tacrolimo II – Aminoglicosídeo III – Etilenoglicol
P – Diabetes insipidus, ATR distal incompleta e NTIC Q – Acidose metabólica, aumento do osmolal GAP e hiperoxalúria R – Vasoconstricção, hiperuricemia e microangiopatia trombótica S – Necrose tubular aguda, poliúria, síndrome de Fanconi-like
Dado: • ATR=acidose tubular renal • NTIC=nefropatia tubulointersticial crônica
As associações corretas são:
Baseando-se no caso acima, conclui-se que o distúrbio do equilíbrio ácido-base presente é
Com base na principal hipótese diagnóstica para essa criança, conclui-se que
Com base no quadro acima, a conclusão adequada é a seguinte:
Associe as substâncias com suas características, apresentadas a seguir.
I – Creatinina II – FGF-23 III – PTH IV – β2-microglobulina
P – Substância que apresenta baixa toxicidade, retida na progressão da DRC, importante marcador de função renal, peso molecular de 113 Da. Q – Substância precursora de algumas guanidinas, solúvel em água, marcador de retenção e remoção de solutos em diálise, peso molecular de 60 Da. R – Substância secretada pelos osteoblastos e osteócitos em resposta a hiperfosfatemia e calcitriol, induz fosfatúria, inibe a 1α-hidroxilase, peso molecular 26.000 Da. S – Substância secretada em resposta a hiperfosfatemia, hipocalcemia e redução do calcitriol; pode causar neuropatia e prurido urêmico, peso molecular de 9.000 Da. T – Substância amiloide, envolvida com sistema osteoarticular e túnel do carpo, relacionada com maior mortalidade cardiovascular, peso molecular 11.800 Da.
Dado: • FGF-23 = fator de crescimento fi broblástico 23 • PTH = paratormônio • Da = dalton
As associações corretas são:
Em relação à doença renal do paciente, sua evolução e condução, conclui-se o seguinte:
Considerando-se que esse paciente, pela taxa de recorrência, necessita de uma detalhada investigação para a definição da etiologia dos cálculos, bem como um plano terapêutico adequado, conclui-se o seguinte:
Partindo-se dessas informações preocupantes, tem-se o seguinte sobre a injúria renal aguda:
Levando-se em conta o diagnóstico da doença, à MO e IF, a causa mais provável da glomerulonefrite é a seguinte:
Com o objetivo de minimizar ou barrar a progressão da DRC e a mortalidade cardiovascular, qual medida abaixo é mais eficaz?
Sabendo-se ser fundamental a prevenção da morte súbita cardíaca na DRC, para evitar óbitos precocemente, qual classe de drogas pode ser mais eficaz?
Múltiplas formas de acometimento renal nesses pacientes são atualmente mais bem compreendidas, e nesse sentido é importante reconhecer que
Quanto à evolução e seguimento dessa doença, tem-se que
Antes de agendar o exame, a paciente opta por entrar em contato com seu nefrologista, que recomenda adequadamente a realização do exame