Questões de Concurso Público UNIRIO 2019 para Técnico de Laboratório - Análises Clínicas

Foram encontradas 30 questões

Q1079192 Biomedicina - Análises Clínicas

Em um laboratório de análises clínicas, o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva (EPI e EPC) é fundamental para reduzir os riscos de contaminação por materiais biológicos, prevenindo pequenos acidentes no ambiente de trabalho.

Um equipamento de proteção individual que contribui para a diminuição dos riscos de contaminação e de acidentes no laboratório é o seguinte:

Alternativas
Q1079193 Biomedicina - Análises Clínicas
A biossegurança em laboratórios consiste em combinações de práticas e técnicas, equipamentos de segurança e instalações, adequadas especificamente para as operações realizadas. Existem quatro classes de biossegurança, crescentes no grau de contenção e complexidade do nível de proteção em relação ao agente biológico em estudo. O agente biológico classificado na classe de biossegurança 2 é o
Alternativas
Q1079194 Biomedicina - Análises Clínicas

Para estabelecer os requisitos de boas práticas de trabalho e visando à segurança dos profissionais envolvidos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, através da RDC no 15, de 15 de março de 2012, obriga a realização do teste Bowie & Dick, no primeiro ciclo do dia, em autoclaves assistidas por bomba de vácuo.

O objetivo do teste Bowie & Dick é:

Alternativas
Q1079195 Biomedicina - Análises Clínicas

Existem potenciais riscos de acidentes em laboratórios, pois neles há manipulação de diversos agentes, inclusive alguns que podem acarretar infecções.

O agente que apresenta um risco infeccioso em caso de falha nas normas de biossegurança é o seguinte:

Alternativas
Q1079196 Biomedicina - Análises Clínicas

Na microscopia óptica de fluorescência, as amostras são coradas com um grupo de corantes fluorescentes denominados fluorocromos.

Dentre as características de um fluorocromo, está incluída a capacidade de

Alternativas
Q1079197 Biomedicina - Análises Clínicas

O meio ágar eosina-azul de metileno é utilizado na rotina bacteriológica, pois inibe o crescimento de organismos gram-positivos, enquanto permite o crescimento de organismos gram-negativos. Além disso, ele também distingue bactérias gram-negativas fermentadoras de lactose daquelas não fermentadoras desse carboidrato, uma vez que essas não crescem neste meio.

A espécie de bactéria capaz de se multiplicar em uma placa de Petri contendo meio ágar eosina-azul de metileno é a

Alternativas
Q1079198 Biomedicina - Análises Clínicas

O álcool mais comumente usado como desinfetante é o etanol. Ele mata efetivamente as bactérias e os fungos, mas é pouco eficaz contra os vírus não envelopados.

O mecanismo da ação desinfetante do álcool etílico é a

Alternativas
Q1079199 Biomedicina - Análises Clínicas

Diversos laboratórios de pesquisa utilizam bactérias transformadas com plasmídeos que possuem genes que conferem resistência a antibióticos, com objetivo de selecionar clones recombinantes. O descarte de placas de Petri contendo colônias dessas bactérias transformadas deve ser feito de forma correta, visando à proteção do trabalhador e à preservação da saúde pública e do meio ambiente.

Desse modo, antes do descarte, essas placas de Petri com bactérias transformadas devem ser

Alternativas
Q1079200 Biomedicina - Análises Clínicas

De acordo com a Lei Nacional de Biossegurança da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em toda atividade envolvendo OGM e seus derivados em laboratório, a instituição ou empresa responsável deve possuir autorização para manipular esses tipos de organismos.

Essa autorização é a seguinte:

Alternativas
Q1079201 Biomedicina - Análises Clínicas
Em relação aos deveres do empregador e sua segurança no trabalho em serviços de saúde, de acordo com a Norma Regulamentadora – 32 (NR 32) publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2005 e revisada em 2011, o empregador tem a obrigação de garantir a(o)
Alternativas
Q1079202 Biomedicina - Análises Clínicas

Se uma dosagem bioquímica no sangue não puder ser feita logo após a coleta, torna-se necessária a escolha de anticoagulante adequado a essa situação.

O anticoagulante adequado a ser escolhido é o

Alternativas
Q1079203 Biomedicina - Análises Clínicas

A creatinina é uma dosagem bioquímica no sangue muito solicitada pelos médicos para determinar alterações fisiopatológicas. Nos Estados Unidos são solicitadas, em média, 110 milhões de dosagens por ano.

A elevação do teor da creatinina está associada à

Alternativas
Q1079204 Biomedicina - Análises Clínicas

Para a determinação da gravidez, o hormônio a ser investigado deve não existir, fora da gestação, em nenhum estado fisiológico ou patológico, capaz de aumentar notadamente sua concentração na gravidez.

O hormônio que se enquadra nessa investigação é o(a)

Alternativas
Q1079205 Biomedicina - Análises Clínicas

A sorologia para detecção de anticorpos específicos é utilizada para determinação de uma infecção na fase aguda e na fase crônica. Para tanto, utilizam-se as características das imunoglobulinas. Sabe-se que uma imunoglobulina está presente, em altas concentrações, na fase aguda de uma infecção.

Essa imunoglobulina é a seguinte:

Alternativas
Q1079206 Biomedicina - Análises Clínicas

As doenças autoimunes são, na verdade, o resultado de uma resposta imunológica indesejada ao organismo humano, ou seja, o sistema imune ataca o próprio organismo. O lúpus eritematoso sistêmico é um exemplo de doença autoimune que afeta o tecido conjuntivo, causando distúrbios inflamatórios.

O seguinte teste, sendo negativo, quase sempre descarta a possibilidade de diagnóstico dessa doença:

Alternativas
Q1079207 Biomedicina - Análises Clínicas

O exame microscópico é amplamente utilizado nos laboratórios de bacteriologia, no entanto, alguns diagnósticos só são possíveis através de cultura do espécime clínico enviado para o laboratório.

Para uma cultura especificamente para pesquisa de micobactérias, deve ser utilizado o seguinte meio de cultura:

Alternativas
Q1079208 Biomedicina - Análises Clínicas

Para o diagnóstico molecular de doenças virais, depara-se tanto com vírus cujo material genético é constituído de DNA, quanto com vírus constituído de RNA.

Para o diagnóstico de viroses causadas por vírus do tipo RNA, que tipo de método molecular deve ser utilizado?

Alternativas
Q1079209 Biomedicina - Análises Clínicas

O exame direto no diagnóstico micológico dificilmente permite a identificação do gênero ou da espécie do fungo encontrado em determinado material, tornando necessário o cultivo em meios artificiais.

Dentre os meios sólidos, o que se aplica a esse caso é o

Alternativas
Q1079210 Biomedicina - Análises Clínicas

O método de coloração de Gram é conhecido desde 1884 e vem sendo utilizado até hoje nos laboratórios de análises clínicas e microbiologia. As bactérias podem ser Gram-positivas ou Gram-negativas, de acordo com sua capacidade de reter os cristais de violeta da solução utilizada nesse método de coloração.

A diferença na capacidade de retenção dos cristais de violeta de bactérias Gram-positivas e Gram-negativas se dá devido à

Alternativas
Q1079211 Biomedicina - Análises Clínicas
A presença elevada de eosinófilos em um teste hematológico diferencial tem relevância clínica para o diagnóstico de doenças que afetam nosso organismo. Essas doenças são a
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: E
4: B
5: C
6: X
7: E
8: A
9: E
10: A
11: A
12: B
13: D
14: B
15: C
16: C
17: A
18: E
19: D
20: D