Questões de Concurso Público ELETROBRAS-ELETRONUCLEAR 2022 para Designer

Foram encontradas 30 questões

Q1923686 Design Gráfico
A mídia social elimina barreiras geográficas e demográficas, permitindo às pessoas se conectarem e se comunicarem, e às empresas, inovarem por meio da colaboração.  

KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017

No contexto de um mundo digital e conectado, essa afirmação aponta para a característica de um mercado mais
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Q1923687 Design Gráfico
Em estratégias de redes sociais, após definir os objetivos do plano de marketing, é necessário definir os indicativos de mensuração e analisar os resultados. Esses indicativos são chamados de KPI (Key Performance Indicators) e cada objetivo de marketing determinará os KPIs que deverão ser mensurados. 
Podemos dividir os KPIs em três grupos principais, que são KPIs de
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Q1923688 Design Gráfico
O marketing digital não pretende substituir o marketing tradicional. Pelo contrário, ambos devem coexistir, com papéis permutáveis ao longo do caminho do consumidor.
KOTLER, Philip. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017, p. 69. Adaptado.
No estágio inicial das campanhas publicitárias, o uso do marketing tradicional e do marketing digital tem papéis diferentes. Nesse estágio inicial, o marketing tradicional tem como foco
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Q1923689 Design Gráfico
Dentro de uma estratégia digital, é possível trabalhar com diferentes formas de conteúdo que devem estar alinhadas com os objetivos definidos. 
Sendo assim, qual forma de conteúdo será mais adequada para o objetivo de educar o consumidor?
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Q1923690 Design Gráfico
O critério de distribuição dos assuntos pela página dos veículos informativos impressos ou digitais deve seguir o princípio de
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Q1923691 Design Gráfico
Nos projetos de visualização de dados, o critério técnico para a utilização da cor nos gráficos numéricos deve priorizar
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Q1923692 Design Gráfico
No processo de impressão offset, a solução de molha tem por função: 

(...) umedecer as áreas de contragrafismo, evitando a aderência da tinta nessas regiões.
MÜLLER, P. Impressão offset. São Paulo: Hamburg, s.d. p. 42

Quando a tinta e/ou o suporte de impressão absorvem quantidades muito altas de líquidos, podemos enfrentar problemas como o(a) 
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Q1923693 Design Gráfico
O gerenciamento e acompanhamento de projetos gráficos tem origem no procedimento de se adotar um intermediário entre o profissional de criação e a produção em si. Esse profissional redige o pedido de produção de impressos gerado com base nas informações do criativo e busca viabilizar sua realização. Atualmente, é comum que os profissionais de criação realizem, eles mesmos, a produção dos trabalhos, lidando muitas vezes diretamente com os fornecedores de serviços gráficos.
Um bom gerenciamento, que permita obter sempre qualidade e preços adequados, tem, como segredo, para que a compra de produtos e serviços gráficos seja bem-sucedida a(o),
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Q1923694 Design Gráfico
No acabamento de impressos como livros, jornais e revistas, visando à formação de lombadas, a quantidade e o tipo de dobras determinam o número de páginas dos cadernos destinados à produção dos miolos dos produtos. 
Para a formação de um caderno de 12 páginas, é(são) necessária(s)
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Q1923695 Design Gráfico
Uma característica da imagem que implica a necessidade da aplicação do chamado corte duplo para a individualização dos impressos é a(o)
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Q1923696 Design Gráfico

Papéis para impressão devem ser especificados para trabalhos gráficos de acordo com suas características, sendo que essas devem ser adequadas para a qualidade necessária e compatíveis com o orçamento disponível para o trabalho.  


Associe as características descritas com os tipos de papéis apresentados a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


As associações corretas são:

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Q1923697 Design Gráfico
Uma avaliação essencial que deve ser feita num projeto de sinalização é a relação entre a altura das letras numa placa e a distância do observador. Considerando-se que uma letra precise ser lida confortavelmente a 30 m, o menor tamanho ideal de letra, em milímetros, segundo a NBR 16820:2020 é 
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Q1923698 Design Gráfico
As cores podem ser usadas muitas vezes como códigos de informação na sinalização de um ambiente. Na indicação para saídas de emergência, alerta e perigo são associadas, respectivamente, as cores
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Q1923699 Design Gráfico
Ao desenvolver projetos de sinalização, é importante considerar que o usuário precisa, muitas vezes, visualizar a mensagem a longa distância ou até mesmo em movimento. É justamente por isso que os conceitos de legibilidade e leiturabilidade são tão essenciais na prática do designer.   A partir dos dois conceitos, aplicados em projetos de sinalização, pode-se afirmar que
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Q1923700 Design Gráfico
A capacidade de as pessoas se deslocarem de um ponto ao outro, utilizando referências físicas e visuais, como placas e a estrutura da própria localidade, é conhecida como
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Q1923701 Design Gráfico
O designer que cria projetos de sinalização deve sempre se preocupar em como dispôr as informações da melhor maneira possível, visando a uma compreensão imediata: legibilidade dos caracteres, contraste visual entre as informações, reconhecimento de pictogramas, etc.
Diante disso, a diagramação de placas de sinalização é um procedimento muito importante e, portanto,
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Q1923702 Design Gráfico
A tipografia é um elemento essencial para a prática profissional do designer. Quando se trabalha com textos longos, como em livros e revistas, deve-se tomar uma série de cuidados visando ao maior conforto na leitura. Beatrice Warde escreveu, em 1930, um texto intitulado “A taça de Cristal, ou porque a tipografia deve ser invisível”. Nele, ela diz que a tipografia de um livro deve ser tão clara quanto uma taça de cristal: “não se esqueça de que milhares de pessoas pagam um dinheiro suado pelo privilégio de ler páginas de livros compostas de maneira comedida, e que apenas a mais desenfreada inventividade pode impedir as pessoas de ler um texto de fato interessante”.
ARMSTRONG, Helen, apud, WARDE, Beatrice. Teoria do design gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2015.


Percebe-se, a partir do que foi apresentado acima, como a composição de um texto é importante para a plena compreensão do conteúdo de um livro. Nesse sentido, uma boa prática de composição de textos é o uso de
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Q1923703 Design Gráfico
Conhecer os elementos que constituem a anatomia de uma letra é importante para a compreensão de suas principais características, ajudando o designer na tomada de decisão tipográfica em seus projetos. 

Imagem associada para resolução da questão

Analisando-se a Figura acima, observa-se que a(o)
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Q1923704 Design Gráfico
Para fotografar com qualidade e tirar o máximo proveito da câmera, é essencial conhecer uma série de configurações, tais como profundidade de campo, abertura de diafragma, e profundidade de foco. Desejando-se, por exemplo, limitar a área de interesse a um pequeno elemento específico, desfocando o restante, seria preciso produzir uma menor profundidade de campo.
Para obter essa limitação da área de interesse, deve-se
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Q1923705 Design Gráfico
Com o desenvolvimento do processamento computacional e dos softwares de animação, o movimento passou a ser incorporado cada vez mais nos projetos de design, seja em identidade visual, vinhetas ou até mesmo gifs. No entanto, a animação precisa ser usada de forma inteligente, reforçando a comunicação da marca. Sagi Haviv, presidente da Chermayeff + Geismar Studio, desenvolveu os princípios do movimento.  

I - Essencial II - Estratégico III - Harmonioso IV - Comunicativo
A - A animação deve contar uma história para cativar o público e mandar a mensagem. B - O movimento é a expressão, ou seja, as transições, ritmo e velocidade devem receber atenção especial. C - Cada decisão deve ter um bom motivo por trás, evitando elementos que não são essenciais. D - A linguagem visual da animação deve ser um desdobramento natural da identidade de marca. E - A animação deve comunicar a essência e personalidade da marca, protegendo seus valores. 

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Respostas
1: B
2: E
3: E
4: A
5: A
6: C
7: E
8: C
9: B
10: D
11: A
12: D
13: C
14: A
15: A
16: E
17: B
18: D
19: B
20: D