Questões de Concurso Público CFC 2023 para Qualificação Técnica Geral (QTG)

Foram encontradas 21 questões

Q3183634 Auditoria
Considere o trecho abaixo.
Nossa auditoria foi conduzida de acordo com as normas brasileiras e internacionais de auditoria. Nossas responsabilidades, em conformidade com tais normas, estão descritas na seção intitulada “Responsabilidades do auditor pela auditoria das demonstrações financeiras individuais e consolidadas”. Somos independentes em relação à Companhia e suas controladas, de acordo com os princípios éticos relevantes previstos no Código de Ética Profissional do Contador e com as normas profissionais emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, e cumprimos com as demais responsabilidades éticas de acordo com essas normas.
À luz da NBC TA 700, o trecho apresentado diz respeito à parte do relatório de auditoria referente
Alternativas
Q3183635 Auditoria
O trabalho do auditor deve estar atento a algumas ameaças à sua independência para a sua execução. Nesse contexto, considere as situações descritas abaixo.
I - Um auditor gerencia o trabalho de auditoria das demonstrações contábeis da Empresa Z, na qual seu primo é o contador. Percebe-se que essa proximidade entre eles contribui para o trabalho da auditoria pela facilidade de comunicação, pelo acesso aos documentos e pelos esclarecimentos necessários de forma tempestiva.
II - Uma auditora de uma firma de auditoria presta serviços fiscais e de planejamento tributário à empresa T. Essa auditora integra a equipe da firma de auditoria que revisa as demonstrações contábeis da empresa T.
III - Sr. W, ex-diretor administrativo da empresa Z Empreendimentos Imobiliários, foi contratado pela firma de auditoria N Auditores Independentes, que audita as demonstrações contábeis da empresa Z Empreendimentos Imobiliários, para assumir o cargo de auditor sênior e revisar todo o trabalho efetuado pela equipe de auditoria.
Representam ameaças ao trabalho do auditor a(s) situação(ões)
Alternativas
Q3183636 Auditoria
A existência de incerteza relativa ao desfecho futuro de litígio excepcional ou ação regulatória é um dos exemplos de circunstâncias em que o auditor pode considerar necessário incluir no relatório um parágrafo de ênfase.
A inclusão de um parágrafo de ênfase
Alternativas
Q3183637 Auditoria
Uma empresa apresenta evidências de dificuldades financeiras relevantes, sem a adoção de medidas para reverter o quadro apresentado. Nesse caso, a empresa elaborou suas demonstrações contábeis utilizando a base contábil na premissa da continuidade operacional.
Contudo, no julgamento do auditor, a utilização dessa base é inapropriada, e ele deve
Alternativas
Q3183638 Auditoria
Uma Companhia em recuperação judicial possui 80% de seu passivo relacionados a questões tributárias. A avaliação realizada pela Administração da Companhia envolve julgamentos e pressupostos sobre os resultados futuros para determinar as bases tributárias. Envolve, também, o adequado registro da multa e dos juros de mora pelos passivos ainda em aberto. A realização inclui estimativas dos cálculos sobre esses atrasos, entre outros que podem apresentar variações em relação aos dados e valores reais. Nesse caso, a auditoria não conseguiu obter evidências apropriadas.
Tendo em vista o relatado, o auditor deve
Alternativas
Q3183639 Auditoria
A contratação de serviços como reavaliação de ativos e planejamento tributário pela mesma firma que atua nos serviços de auditoria independente pode impactar negativamente a
Alternativas
Q3183640 Auditoria
A NBC CTO 06/2021 estabelece, em seu item 1, que tem como objetivo orientar os auditores independentes quanto aos procedimentos a serem adotados para a emissão dos relatórios de asseguração razoável referentes ao processo de relicitação dos contratos de parcerias aeroportuárias. O item 19 dessa norma trata da responsabilidade primária pela prevenção e detecção de fraude e de atos ilegais.
Considerando-se o item 19 da referida norma, a responsabilidade primária pela prevenção e detecção de fraude e de atos ilegais é dos responsáveis pela 
Alternativas
Q3183641 Auditoria
A NBC TA 610/2014 define as condições necessárias para o auditor independente utilizar o trabalho dos auditores internos e o esforço de trabalho necessário para obter evidência suficiente e apropriada de que o trabalho da auditoria interna ou dos auditores internos prestando assistência direta é adequado para os fins da auditoria.
Essa mesma norma estabelece, igualmente, que assistência direta é o(a)
Alternativas
Q3183642 Auditoria
De acordo com a NBC TA 320 (R1)/2016, item A4, para determinar a materialidade para o planejamento da auditoria, aplica-se, normalmente, uma percentagem a um determinado elemento selecionado, que servirá de ponto referencial de partida para estabelecer a materialidade para as demonstrações contábeis.
Nesse enfoque da materialidade, um dos fatores que pode afetar a identificação do referencial apropriado inclui a(s)
Alternativas
Q3183643 Auditoria
A responsabilidade do auditor independente em relação aos saldos iniciais, em um trabalho de auditoria inicial (primeira auditoria) é estabelecida na NBC TA 510 (R1)/2016, que também define que, além dos valores das demonstrações contábeis, os saldos iniciais incluem assuntos que precisam ser divulgados. Nesse contexto dos trabalhos e saldos iniciais, o auditor deve obter evidência de auditoria, apropriada e suficiente, que lhe permita identificar se esses saldos iniciais contêm distorções que afetem de forma relevante as demonstrações contábeis do período corrente.
Para obter tal evidência de auditoria, o auditor deve avaliar
Alternativas
Q3183644 Auditoria
A NBC TA 300 (R1)/2016 informa que o auditor deve estabelecer, no planejamento, uma estratégia global para orientar o desenvolvimento do trabalho da auditoria.
Nesse contexto de planejamento do trabalho, ao desenvolver o plano de auditoria, o auditor deve incluir uma descrição para
Alternativas
Q3183645 Auditoria
A NBC TA 520/2009, aprovada pela Resolução CFC nº 1.221/2009, trata dos procedimentos analíticos que, para efeito das normas de auditoria, são as avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações entre dados financeiros e não financeiros. Esses procedimentos analíticos compreendem o exame necessário de flutuações ou de relações identificadas, inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados.
Quando o exame dos resultados dos procedimentos analíticos de uma entidade, executados de acordo com essa norma, identifica flutuações ou relações inconsistentes com os resultados esperados, de maneira significativa, o auditor deve examinar essas diferenças por meio de
Alternativas
Q3183646 Auditoria
Segundo a NBC TA 402/2009, o objetivo do auditor da usuária, quando ela utiliza serviços de organização prestadora de serviços, é entender a natureza e a importância do serviço prestado, para efeitos do seu controle interno, o que permite a esse auditor avaliar os riscos de distorção relevante e planejar os procedimentos de auditoria que respondam a esses riscos.
No item 8 dessa norma, há definições para fins das normas de auditoria, dentre elas, a que segue:
“controles que a organização prestadora de serviços assume que serão implementados pelas entidades usuárias, por ocasião do projeto de seu serviço, e que, caso seja necessário para alcançar os objetivos de controle, são identificados na descrição do sistema da entidade usuária”
O trecho acima corresponde à definição, na NBC TA 402/2009, de
Alternativas
Q3183647 Auditoria
A NBC TSC 4400/2021 estabelece, em seu item 1, que seu alcance trata das responsabilidades do auditor contratado para um trabalho de procedimento previamente acordado e de seu respectivo conteúdo, em seu item 2, que esse trabalho recai sobre objetos financeiros e não financeiros.
O item A1 esclarece, ainda, que a referência a “objetos” abrange quaisquer objetos sobre os quais os procedimentos previamente acordados são realizados, incluindo informações, documentos, mensurações ou conformidade com leis e regulamentos, conforme relevante.
Já o item A2 da referida norma apresenta exemplos de objetos financeiros e não financeiros sobre os quais o trabalho de procedimentos previamente acordados podem ser realizados.
De acordo com o item A2 da referida norma, os objetos financeiros estão relacionados com
Alternativas
Q3183648 Auditoria
Nos termos do item 10 da NBC TA580 (R1)/2016, que trata das representações formais sobre a responsabilidade da administração na elaboração das demonstrações contábeis, o auditor deve solicitar à administração representação formal de
Alternativas
Q3183649 Auditoria
A NBC TA 330 (R1)/2016 trata da responsabilidade do auditor ao planejar e implementar respostas aos riscos de distorção relevante que ele identificou e avaliou na auditoria de demonstrações contábeis.
Considerando essa norma, ao realizar o planejamento de procedimentos adicionais de auditoria a serem realizados, o auditor deve obter a(s)
Alternativas
Q3183650 Auditoria
De acordo com a norma NBC TA 230 (R1)/2016, um dos objetivos do auditor ao realizar trabalho de auditoria das demonstrações contábeis é preparar documentação que forneça
Alternativas
Q3183651 Auditoria
A NBC TO 3000/2015, em seu item 12, apresenta, dentre outras, a seguinte definição:
“trabalho no qual o auditor independente tem por objetivo obter evidências apropriadas e suficientes de forma a expressar uma conclusão para aumentar o nível de confiança dos outros usuários, que não seja a parte responsável sobre a informação do objeto”
Para os propósitos da NBC TO 3000/2015, essa definição refere-se a
Alternativas
Q3183652 Auditoria
A NBC TA 501/2009 estabelece, em seu item 4, que, se o estoque for relevante para as demonstrações contábeis, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada para atestar sua existência e condições mediante acompanhamento da respectiva contagem física.
Essa mesma norma, no tópico Aplicação e outros materiais explicativos, trata dos assuntos relevantes para a avaliação das instruções e dos procedimentos da administração para o registro e controle da contagem física dos estoques, apresentando, a título de exemplo,
Alternativas
Q3183656 Auditoria
A Revisão Externa de Qualidade pelos Pares, também denominada “Revisão pelos Pares”, constitui-se em processo de acompanhamento do controle de qualidade dos trabalhos realizados pelos Auditores Independentes.
O objetivo da revisão pelos pares é o de
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: A
5: E
6: C
7: D
8: E
9: E
10: D
11: D
12: A
13: C
14: A
15: C
16: B
17: E
18: E
19: D
20: E